
Às vezes é preciso entender qual o momento de parar. Por mais que várias marcas de carros tenham um legado gigantesco e importantíssimo para o mundo, o que elas representam hoje deixou de ser relevante há muito tempo. Por isso, nesta edição da Pergunta da Semana, é hora de se comprometer com um tema polêmico.
Queremos saber de você, leitor, lá nos comentários ou no nosso perfil do Instagram: que marca de carros não faria falta se morresse? Mas antes, confira as respostas da nossa equipe de jornalismo.
Lancia – João Brigato / editor chefe

Dentre as marcas de carros mais incríveis que já existiram está a Lancia. Ela foi um verdadeiro rolo compressor no rally, fez carros icônicos, mas hoje é totalmente irrelevante. Ela vende um Peugeot 208 feio e frufru. Além de irrelevante no cenário atual, fica perdida entre tantas marcas da Stellantis. Se morresse, muita gente nem perceberia.
Jaguar – Rafael Pocci Dea / editor assistente

Após criar modelos irresistíveis como o XK120, Mark II, XJ220 e F-Type, a Jaguar passou por um processo de reestruturação de marca. Nesse movimento, não apenas deixou de lado o lendário design dos seus clássicos, como também descartou toda uma história. Diante disso, se a marca desaparecesse, eu não sentiria falta.
SsangYong – Camila Torres / repórter

SsangYong embora tenha tentado nunca conseguiu ser uma marca relevante. Sua passagem pelo mercado brasileiro e tantos outros foi curta e com poucas vendas. Se por acaso você cruzar com um Ssangyong na rua seja gentil com o dono, pois o dia dele já começou ruim. Apesar de praticamente ter desaparecido do mapa, a Ssangyong continua viva, mas sobrevivendo através de aparelhos.
Smart – Felipe Yamauchi / repórter

Entendo que a Smart já não atue em solo nacional há um bom tempo e por isso já pode ser considerada “morta”. Mas, ela segue viva lá fora. Eu gostava bastante dela pela proposta de ter um modelo bem compacto e de certa forma nichado. Só que, hoje ela seguiu os passos das demais marcas de carros e investe pesado em SUVs e perdeu um pouco da sua essência, na minha opinião.
Agora é a sua vez: que marca de carros não faria falta se morresse? Conte nos comentários.