Home » Novidades » Que marca de carros não faria falta se morresse? | Pergunta da Semana

Novidades

Que marca de carros não faria falta se morresse? | Pergunta da Semana

Com tantas marcas de carros no mundo hoje em dia, algumas não fariam tanta falta se virassem história. Mas quais são elas?

3 min de leitura

Às vezes é preciso entender qual o momento de parar. Por mais que várias marcas de carros tenham um legado gigantesco e importantíssimo para o mundo, o que elas representam hoje deixou de ser relevante há muito tempo. Por isso, nesta edição da Pergunta da Semana, é hora de se comprometer com um tema polêmico. 

Queremos saber de você, leitor, lá nos comentários ou no nosso perfil do Instagram: que marca de carros não faria falta se morresse? Mas antes, confira as respostas da nossa equipe de jornalismo.

Lancia – João Brigato / editor chefe

Lancia Ypsilon verde de traseira com as lanternas acesas
Lancia Ypsilon [divulgação]

Dentre as marcas de carros mais incríveis que já existiram está a Lancia. Ela foi um verdadeiro rolo compressor no rally, fez carros icônicos, mas hoje é totalmente irrelevante. Ela vende um Peugeot 208 feio e frufru. Além de irrelevante no cenário atual, fica perdida entre tantas marcas da Stellantis. Se morresse, muita gente nem perceberia. 

Jaguar – Rafael Pocci Dea / editor assistente 

Jaguar Type 00 azul e rosa que parece um ar-condicionado de frente
Jaguar Type 00 [divulgação]

Após criar modelos irresistíveis como o XK120, Mark II, XJ220 e F-Type, a Jaguar passou por um processo de reestruturação de marca. Nesse movimento, não apenas deixou de lado o lendário design dos seus clássicos, como também descartou toda uma história. Diante disso, se a marca desaparecesse, eu não sentiria falta.

SsangYong – Camila Torres / repórter

SsangYong Korando (divulgação)

SsangYong embora tenha tentado nunca conseguiu ser uma marca relevante. Sua passagem pelo mercado brasileiro e tantos outros foi curta e com poucas vendas. Se por acaso você cruzar com um Ssangyong na rua seja gentil com o dono, pois o dia dele já começou ruim. Apesar de praticamente ter desaparecido do mapa, a Ssangyong continua viva, mas sobrevivendo através de aparelhos.  

Smart – Felipe Yamauchi / repórter

Smart Fortwo vermelho parado de frente na rua com muro grafitado ao fundo
Smart ForTwo [Divulgação]

Entendo que a Smart já não atue em solo nacional há um bom tempo e por isso já pode ser considerada “morta”. Mas, ela segue viva lá fora. Eu gostava bastante dela pela proposta de ter um modelo bem compacto e de certa forma nichado. Só que, hoje ela seguiu os passos das demais marcas de carros e investe pesado em SUVs e perdeu um pouco da sua essência, na minha opinião.

Agora é a sua vez: que marca de carros não faria falta se morresse? Conte nos comentários.


YouTube video

7 comentários em “Que marca de carros não faria falta se morresse? | Pergunta da Semana”

  1. Tootsuki

    Vauxhall. Seu último carro original data da década de 1970, pra mim não faz o mínimo de sentido uma marca de rebadges continuar viva pra atender exclusivamente um único país.

  2. Genumano

    Dodge.
    Lada.
    Troller.
    Opel.

  3. Alguém que pensa

    Acho que não tens ideia do que é um Dodge e o uso de um Lada Niva ou um Troller, quanto a Lancia, só quem não conhece não faz ideia do acabamento interno digno de uma Mercedes-Benz.

    • Genumano

      Lógico que tenho a ideia sim e meu comentário foi uma ironia justamente por causa de citarem a Lancia. Poderia ter incluído marcas mais famosas e com mais história ainda.
      Todas as marcas da matéria tem sua relevância em algum mercado ou para o usuário.
      A verdade é que existem concorrências e se fosse para exterminar isso, muitas marcas de luxo deveriam sair do mercado e ficar só uma, não acha?

  4. Luis Gustavo

    Está faltando inspiração para uma reportagem mais inteligente e útil?
    Que abordagem mais sem sentido foi essa.

  5. MARCO CÉZAR Aragao

    Todo negócio envolve familias que dependem dele. Estimular a ideia do término desses negocios é, no minimo, irresponsável. Uma tremenda falta de empatia com os seres humanos que trabalham nessas empresas automotivas. Coisa de gente que vive noutro mundo.

  6. José Tavares

    Hoje a Marca mais irrelevante no mercado pra mim é a Jaguar, pois além de não oferecer nada de novo ..,a sua existência continuada não passa de uma afronta á sua história.meçhor matar que viver na humilhação.
    outra marca que nunca disse nada e a Smart..projeto ridículo sem aplicabilidade alguma.
    a Vauxhall idem..irrelevante e só da sentido para alguns ingleses
    ja a Troller como foi mencionado faz muito sentido..e um carro excelente e tem todo o direito de existir…foi um assassinato cometido pela Perdida Ford. Empresa sem rumo. Que parece administrada por um monte de incompetentes estudantes. Mais parece um projeto estudantil cheio de incertezas e sem rumo. Ela seria uma das marcas que pode deixar de existir, não pelos produtos em si , mas principalmente pelo desrespeito aos seus clientes.
    Nessa mesma linha podemos incluir,
    Mazda
    Dayatsu
    Daewoo
    Lancia
    Infinity
    Subaru
    Izuzu
    Seat

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar