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Quem é mais potente: Dodge Charger 6 cil. ou Ford Mustang V8?

Novo Dodge Charger Sixpack aposta em motor seis cilindros mais forte, mas o V8 5.0 do Ford Mustang tem vantagem em potência e tradição

3 min de leitura

Depois de ter praticamente abandonado o segmento com a troca dos V8 por motores elétricos, a Dodge volta a apostar na combustão com o lançamento do novo Charger Sixpack, previsto para começar a ser entregue nos próximos meses. Mas será que um muscle-car de seis cilindros consegue encarar de frente um clássico com motor V8 como o Ford Mustang?

A novidade Dodge uma guinada na estratégia da Stellantis sob comando de Antônio Filosa, que substituiu Carlos Tavares no fim de 2024 com uma visão mais pragmática de manter a eletrificação. A chegada do motor seis cilindros visa manter a eletrificação como opção e para atender o consumidor que ainda quer ronco e gasolina.

O novo Charger terá versões R/T e Scat Pack, ambas equipadas com o motor Hurricane 3.0 de seis cilindros biturbo. O R/T entrega 426 cv e 64,8 kgfm, enquanto o Scat Pack vai a 557 cv e 72,8 kgfm, com tração integral e opção de desconexão do eixo dianteiro para poder deixar o carro mais traseiro, por exemplo, e ter uma tocada mais purista. Mesmo assim, a Dodge deixou o V8 de fora neste primeiro momento.

Ford Mustang Dark Horse cinza com detalhes pretos, lanternas acesas e visto de trás
Ford Mustang Dark Horse [Divulgação]

Do outro lado está o Ford Mustang GT Performance vendido no Brasil, que tem um trunfo curioso. Graças à legislação de emissões diferente da norte-americana, o V8 5.0 nacional é o mais potente do mundo, entregando 488 cv e 57,5 kgfm de torque — contra 487 cv na versão americana. O câmbio é automático de dez marchas, o 0 a 100 km/h é feito em 4,3 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h.

No comparativo, o Charger Scat Pack na configuração mais potente faz de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, graças à potência mais bruta. Porém a Ford tem a versão Dark Horse, preste a chegar ao Brasil, com o mesmo motor V8 5.0, mas que gera 507 cv e 57,8 kgfm de torque. Além de uma versão GT500 já está no caminho. 

Dodge Charger Daytona prata de traseira em uma pista de arrancada
Dodge Charger Daytona [Divulgação]

O Mustang brasileiro se destaca pela entrega naturalmente aspirada, pelo giro mais alto e pela tradição de do famoso V8 em linha de produção, algo que a própria Dodge hesitou em fazer nos últimos anos. Além disso, o Ford continua fiel à tração traseira e oferece câmbio manual no Brasil e em outros mercados, enquanto o Charger é exclusivamente automático. Mas em termos de potência, a Dodge ganha.

Lá fora, o Charger Sixpack parte de US$ 49.995 (cerca de R$ 271 mil) na versão R/T, enquanto o Scat Pack custa US$ 54.995 (R$ 298 mil). O Mustang GT americano começa em US$ 46.885 (R$ 254 mil), mas aqui no Brasil o GT Performance parte de R$ 529.990. Não há confirmação nem previsão do Charger chegar ao nosso mercado, restrito a importação independente. 

Se pudesse escolher, você iria de Mustang V8 ou de Charger Sixpack turbo? Deixe seu comentário!


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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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