A Ram vai mostrar a nova Dakota para o público brasileiro muito antes do que muitos imaginavam. A picape estará no estande da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 22 e 30 de novembro de 2025, tendo sua primeira aparição oficial no país. O modelo, que será lançado por aqui em 2026, será uma das principais atrações da marca no evento.
A nova Ram Dakota é a primeira picape média da marca e começou a ser produzida recentemente no Polo Automotivo de Córdoba, na Argentina, onde compartilha linha de montagem com a Fiat Titano. O projeto recebeu investimento de R$ 2 bilhões e faz parte do plano da Stellantis de transformar a planta argentina em um centro estratégico de produção de picapes para toda a América do Sul.
Como é a Ram Dakota
Revelada na versão Warlock, a Dakota traz um visual com a grande grade com o nome RAM centralizado, faróis afilados com assinatura em LED e um para-choque parrudo com entradas verticais em preto. O capô traz o emblema RAM TURBO, fazendo referência ao motor.

De perfil, as rodas de 17 polegadas diamantadas e os pneus de uso misto ajudam na proposta aventureira, junto com estribos laterais e a clássica Rambar. A traseira mantém o nome RAM em destaque e lanternas em LED.
A picape será vendida no Brasil em três versões, todas com o motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 200 cv e 45,9 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de oito marchas e tração 4×4. É o mesmo conjunto usado na Fiat Titano. Em desempenho, a Dakota fica próxima das rivais Toyota Hilux (204 cv) e Chevrolet S10 (207 cv), perdendo apenas para as versões V6 mais potentes da Ford Ranger (250 cv).

Em tamanho, a Dakota segue o padrão das médias, com 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,85 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. A caçamba tem 1.109 litros de capacidade e suporta até 1.020 kg de carga útil, números que a colocam em pé de igualdade com as principais concorrentes do segmento.
Por dentro, o design repete a base da Changan Hunter, picape chinesa que deu origem ao projeto, mas com um acabamento mais refinado e com padrão Ram. O painel e a central multimídia formam uma peça única, com duas telas de 12,3 polegadas.

Há ainda carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e modos de condução, além de seis airbags e recursos de condução semiautônoma.
A estreia da Dakota no Salão do Automóvel é um aquecimento para o lançamento oficial que irá ocorrer no início de 2026. A produção em Córdoba já emprega 1.800 pessoas, sendo 400 dedicadas exclusivamente à nova picape, com metade das vagas ocupadas por mulheres.
E você, acha que a Dakota tem fôlego para conseguir encarar as líderes do segmento? Deixe seu comentário!



