Das 14 marcas que a Stellantis possui hoje, somente duas fabricantes não contam com um SUV: a Lancia (que tenta se salvar da falência) e a Ram. Mas esse cenário deve mudar muito em breve. Primeiro porque a Lancia precisa de um SUV para sobreviver e segundo porque a Ram planeja um modelo na categoria com sistema elétrico inspirado na Leapmotor.
Segundo documentos os quais o site Autoblog teve acesso, a Ram planeja construir um SUV inédito em sua gama, mas com eletrificação como foco. A ideia é usar um motor V6 como gerador de energia elétrica para alimentar as baterias do motor 100% elétrico que, de fato, moveria o modelo.
O sistema REEV ainda é pouco conhecido no Brasil e será usado pelos SUVs da Leapmotor, que estreia ainda neste mês por aqui. O princípio é ter um carro 100% elétrico, mas que tem o motor a combustão funcionando como um grande extensor de autonomia. Em carros da Nissan com sistema e-Power não há carregamento externo, mas nos da Stellantis haverá.

Só que, se a ideia de um SUV da Ram parece algo inédito, na verdade não é. Afinal, o Jeep Grand Wagoneer, recentemente renovado, não passa de um versão SUV da Ram 1500. O novo modelo que a Stellantis planeja nada mais é do que uma variante do Grand Wagoneer, mas com cara de Ram.
É possível que o modelo compartilhe a dianteira e interior com a Ram 1500 e seja um SUV derivado diretamente dela. Isso seguiria a lógica de modelos como Ford Ranger e Everest. Contudo, poderá haver uma diferenciação visual, mas uma conexão de estilo entre os modelos, como a Chevrolet faz com a Silverado e seus irmão SUVs Suburban e Tahoe.

O lançamento do novo modelo não deverá demorar, visto que a Ram tem planejado lan;car 25 novos carros até 2027 de maneira global. Ou seja, nessa conta já entra a Ram Dakota recentemente apresentada para o mercado sul-americano, além da variante norte-americana da caminhonete média.
Você teria um SUV da Ram? Conte nos comentários.


