Se até pouco tempo atrás o Duster era o grande protagonista da Renault, agora ele parece um tanto quanto esquecido frente a modelos como Boreal e Kardian. Mas a marca francesa não parece pronta ainda para abrir mão do seu SUV compacto, ao menos não neste momento.
Em entrevista ao Motor1, o novo CEO da Renault-Geely Brasil, Ariel Montenegro, deixou claro que os fãs do Duster podem respirar aliviados: “O ciclo de vida ainda não acabou e, em algum momento, vai ter renovação do Duster. Não vamos abandonar. O Duster é um nome forte, tem imagem de confiança, durabilidade e continua sendo um carro com ótimo custo-benefício.”
O que fomenta a continuação do Duster no mercado brasileiro é que a média de vendas do SUV compacto se mantém na casa de 1.500 unidades com certa folga. Ïsos mostra que o carro tem espaço e que o nome ainda tem muita força”, afirma o executivo. “O Duster não vai sair do nosso portfólio. Em algum momento ele será renovado”, completa.

Como será o futuro?
Ao que tudo indica, a renovação do Duster pode vir através da nova geração que já é oferecida em alguns mercados como Renault. Ele seria o último link entre a marca francesa e a Dacia no Brasil, caso venha idêntico ao que é oferecido lá fora. Contudo, a Renault pode trabalhar em um Duster específico para o Brasil.
Considerando que o Kardian é equivalente ao Sandero Stepway e que o Boreal tem intimidade com o Bigster, não fica difícil imaginar a criação de um modelo baseado no Duster europeu, mas com estilo mais Renault do que Dacia – seguindo, justamente, Kardian e Boreal.


Vale lembrar que o SUV compacto já foi flagrado diversas vezes em teste no Brasil. Só que, Ariel reforçou que os carros testados pela Renault no Brasil não necessariamente são vendidos no nosso país. Isso porque o centro de desenvolvimento da marca é grande e atende a outros países.
Você acredita em um futuro próspero para o Duster no Brasil? Conte nos comentários.



Acredito sim , pois é um bom carro entrega um ótimo custo benefício.
Aqui na minha região o Duster tem fama de ser tanque de guerra. Os taxistas que fazem a linha Arraial d’ajuda, Trancoso e Caraíva só compram Duster. Dizem que é o melhor custo benefício para essa rota. É o carro que aguenta.
Tenho um Duster 2014 e depois de muito avaliar, vou trocar… Por outro mais novo!
É um carro que nunca deveria sair de linha!