Após o Kardian, lançado em nosso mercado no ano passado, enfim outro SUV da Renault chegou ao nosso mercado: o Boreal. Um utilitário esportivo médio que deseja atrair, principalmente, os olhares dos compradores de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Revelado globalmente em julho, em São Paulo, chega ao país oferecendo três versões.
São elas: Evolution (R$ 179.990), Techno (R$ 199.990) e a topo de linha Iconic (R$ 214.990). Todas equipadas com o propulsor 1.3 turbo e injeção direta, trabalhando em conjunto com o câmbio de dupla embreagem úmida de seis marchas para entregar até 163 cv e 27,5 kgfm quando abastecido com etanol. Um aguardado lançamento, que amplia as possibilidades de compra aos consumidores brasileiros.
Uma das principais armas do Renault Boreal está no design, que aposta em formas geométricas e em linhas fora do lugar comum, diferenciando-se de outros modelos da marca já comercializados no Brasil a exemplo do Duster, Oroch e até do Sandero ou do Fluence. Assim como o Kardian, ele também é sustentado pela arquitetura modular Renault Global Modular Platform (RGMP).

Na ponta da fita métrica, estão disponíveis 4,55 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Para comparar, o Volkswagen Taos, construído sobre a base modular MQB, oferece 4,46 m de uma ponta a outra, 1,84 m, 1,62 m e 2,68 m, respectivamente. O novo SUV da Renault ainda oferece um porta-malas de 522 litros (498 litros no Taos).
Renault Boreal transmite uma cabine bem-acabada
O design geométrico do lado de fora do Renault Boreal, aliado às rodas de liga leve de 19 polegadas com pneus 205/55, na versão de topo de gama Iconic, também surpreende ao abrir a porta da cabine. Uma vez dentro, o acabamento e os arremates impressionam pela qualidade, reforçando a sensação de requinte tanto no interior quanto na habitabilidade, sendo comparável a de modelos alemães.
A ergonomia é boa, sendo os comandos bem posicionados às mãos associados ao conjunto de telas composto pelo quadro de instrumentos digital de sete polegadas e pelo multimídia de dez polegadas com sistema Google Automotive Services, já disponível a partir da versão de entrada Evolution.



Aliás, o Renault Boreal é o primeiro carro fabricado no Brasil equipado com essa tecnologia, que integra Google Maps, Google Assistant e Google Play. Além disso, já a partir da versão de entrada, o novo SUV oferece ar-condicionado de duas zonas com saídas traseiras, freio de estacionamento eletrônico, carregador de smartphone por indução, console central com compartimento refrigerado e um pacote de segurança completo.
Entre os anjos da guarda, dependendo da versão, estão presentes seis airbags, controlador de velocidade adaptativo, sensor de marcha à ré, frenagem automática de emergência frontal e em curvas, sensor de fadiga, assistentes de partida em rampa, permanência em faixa e tráfego contrário, reconhecimento de placas de trânsito e alerta de distância segura, para citar alguns. Ao todo, são 24 sistemas de assistência à condução.

Já a versão topo de linha Iconic eleva a régua ao oferecer farol alto automático, assistentes de estacionamento semi-autônomo e de parada de emergência, além do sistema Active Driver Assist e da câmera 360° com visão 3D. Além disso, inclui teto solar panorâmico, sistema de áudio assinado pela Harman Kardon com 10 alto-falantes, bancos dianteiros ajustáveis eletricamente com função de massagem para o motorista e as já citadas rodas de 19 polegadas.
Motor turbinado
Sob o capô, o motor 1.3 turbo e injeção direta trabalha junto ao câmbio de dupla embreagem úmido de seis velocidades. De acordo com os dados da Renault, estão disponíveis 156 cv a 5.000 rpm (gasolina) e 163 cv a 5.250 rpm (etanol). O torque de 27,5 kgfm não muda, mas ela aparece a 2.000 rpm (gasolina) e 1.750 rpm (etanol).
Esse propulsor, desenvolvido em parceria com a Daimler, teve em sua versão brasileira a participação do time de engenharia da Renault e da Horse do Brasil, no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Entre as principais características estão o turbocompressor com pressão máxima de trabalho de 1.4 bar, com wastegate controlada eletronicamente e duplo comando de válvulas (admissão e escape).

Também foram adicionados anéis e pinos dos pistões com tratamento superficial para diminuir o atrito, além de injeção direta com pressão de trabalho de 250 bar. O bloco de alumínio recebeu o tratamento Bore to Spray Coating na parede dos cilindros, aprimorando a troca térmica e reduzindo o atrito com os pistões e anéis.
O Renault Boreal conta ainda com sistema Start-Stop, que desliga momentaneamente o motor em breves paradas, como nos semáforos, para melhorar o consumo. Segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o SUV registra médias de 11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina; já com etanol, são 7,8 km/l e 9,4 km/l, respectivamente.


Dinâmica e modos de condução
A dinâmica do Renault Boreal é assegurada pelas suspensões dianteiras de arquitetura McPherson com barra estabilizadora e atrás oferecendo eixo de torção também equipado com barras estabilizadoras. A direção é assistida eletricamente, sendo leve ao esterço e ao retorno.
As rodas de 19 polegadas da versão Iconic deixam à mostra os discos de freios ventilados de 296 mm no eixo dianteiro e de 280 mm no traseiro. Outro destaque do Renault Boreal está no seletor de modos de condução, que mudam a forma de entrega dos números de desempenho.

Entre os modos de condução disponíveis, estão o Eco, Confort, Sport, Perso e Smart. Este último interpreta o estilo do motorista e seleciona automaticamente o programa mais adequado. Em uma condução tranquila, ativa o modo Eco; ao exigir mais do acelerador, muda para o Sport sem que o condutor precise intervir. Além disso, é possível realizar as trocas sequenciais por meio das borboletas atrás do volante.
Vale destacar que o Brasil é o primeiro país a produzir e comercializar o Boreal. A partir do próximo ano, o novo SUV médio da Renault será exportado para outros 17 países da América Latina.

Confira o conteúdo das versões:
Evolution Turbo TCE (R$ 179.990)
Rodas de liga leve 18 polegadas, faróis full LED e lanternas com luzes de direção dinâmicas, assinatura luminosa com welcome/good-bye sequence, ar-condicionado automático e digital dual zone com saída de ar traseira, coluna de direção ajustável em altura e profundidade console central elevado com compartimento refrigerado, quatro portas USB Tipo-C (duas na frente e duas na traseira), carregador de smartphone por indução, câmbio e-shifter e paddle-shift (aletas para troca de marcha), freio de estacionamento eletrônico, bancos e painéis de porta com acabamento premium preto e costura cinza, painel de instrumentos digital de 7”, multimídia OpenR de 10” com espelhamento Android Auto® e Apple CarPlay® sem fio, seis airbags, limitador de velocidade, controle de velocidade adaptativo inteligente (ACC), assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré (RVC), alerta de distância segura, frenagem automática de emergência frontal e em curvas, sensor de fadiga (DDAW) alerta de permanência em faixa, assistente de permanência em faixa (LKA), assistente de permanência em faixa em tráfego contrário, reconhecimento de placas de velocidade, banco traseiro bi-partido 60:40 com sistema easy break, sistema de som Arkamys® com seis alto-falantes chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
Opcional: pacote teto bíton (teto bíton + barras longitudinais)
Techno Turbo TCE (R$ 199.990)
Todos os equipamentos da versão evolution mais: rodas de liga leve 18” design “mountain” na cor preta, barras de teto longitudinais, antena shark, faróis de neblina, painel de instrumentos digital 10” com replicação de mapa, multimídia OpenR de 10” com Google built-in (Google Maps, Google Play e Google Assistant) e mais de 100 apps disponíveis, integração My Renault app, manutenção conectada, Multi-sense com comando rotatório e 5 modos de condução Eco, Sport,Comfort, Perso (personalizável) e novo modo Smart, ambient lighting com 48 cores, bancos do motorista e passageiro com ajuste elétrico e ajuste lombar, sensores de estacionamento dianteiro, sensores de estacionamento lateral, alerta de ponto cego, alerta de saída segura dos ocupantes, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa com intervenção para ponto cego.
Opcionais: pacote teto bíton e pacote teto solar panorâmico
Iconic turbo TCe – R$ 214.990
Todos os equipamentos da versão techno mais: rodas de liga leve 19” design “river” diamantadas, teto solar panorâmico elétrico com teto bíton preto, bancos dianteiros com ajuste elétrico e lombar, com funções massagem e memória para motorista, sistema de som premium Harman Kardon com 10 alto-falantes, bancos e painéis de porta com acabamento premium “deep blue”, porta traseira elétrica com função Hands-Free, farol alto inteligente, câmera 360º com visão 3D, assistente de estacionamento semi-autônomo, active driver assist e assistente de parada de emergência.

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