É inegável que o mundo é dos SUVs agora. A categoria é a que mais cresce no mundo, tem vendas aumentando constantemente e é o segmento que mais tem carros diferentes. Contudo, muita gente ainda reclama dos SUVs, mesmo sem tanta razão. E essa reclamação excessiva é vista pela Renault como algo ruim.
Em entrevista à revista Autocar, Laurens van den Acker, afirmou que “quando as pessoas reclamam dos SUVs, eles acham que estamos falando daqueles gigantescos norte-americanos chassi sob carroceria que são pesados e fazem 4 km/l”. Essa citação faz sentido, visto que o que mais reclamam sobre os SUVs da Renault e de outras marcas, é por uma visão errada.
Contudo, van den Acker acrescenta que “quando você dirige um SUV de hoje em dia, eu tenho um Austral que faz 17,9 km/l, eles são leves, não são pesados, são espaçosos. Eu fico pensando se, quem reclama, está falando do mesmo tipo de SUV”. Ou seja, é nítido que o que era visto como SUV antigamente, já mudou radicalmente.

“E deixe essas pessoas que estão reclamando colocarem o dinheiro onde a boca deles está”, finaliza ao ser questionado sobre o declínio nas vendas de carros que não são SUVs. Na Europa, por exemplo, são nove SUVs da Renault atualmente no portfólio contra apenas três veículos de passeio (Twingo E-Tech, Clio e 5 E-Tech).
Vale lembrar que a linha de SUVs da Renault na Europa é constituída por Mégane E-Tech (que já foi um hatch), Captur, Symbioz (Captur alongado), Arkana, Scénic E-Tech (ex-minivan), Austral, Espace (também já foi minivan e hoje é um Austral de sete lugares), Rafale e o recém-apresentado 4 E-Tech.

Já no Brasil, a Renault também anda investindo fortemente em SUVs. A marca tem Kardian, Duster e Megane E-Tech. Além disso, já tem em preparação mais dois SUVs e uma caminhonete nova para o nosso país. Fora a Oroch, que é um SUV de caçamba, a Renault só tem o Kwid como não SUV, além dos zumbis Logan e Stepway.
Você acha que a reclamação sobre os SUVs da Renault e de outras marcas é excessiva? Conte nos comentários.



por mais que vocês e a Renault insistam, o Kardian é um Sandero Stepway.. nada de SUV..
A verdade é que o mercado vai atrás da grana e foge de onde ela não está. Se tá vendendo SUV, as montadoras vão fabricar SUVs. Se o mercado não compra perua, mini van, coupê ou outros tipos, não vão fabrica-los.
Captor da Renault custa quase 200 mil. Não tem freio a disco nas 4 rodas, o sistema multimídia é mais lento que um celular Ching ling barato e trava toda hora. As pastilhas de freio desgastam rápido e vibram fazendo muito barulho. O carro é uma carroça muito cara. A Dacia é a Renault, só que de veículos baratos e vagabundos. Decepção total. Eles sabem é fazer carros pé de boi baratos.
Falou falou falou na reportagem mas não ficou claro: QUAL é a reclamação dos consumidores em relação a SUV?
Pq se for só o fato de agora quase tudo ser classificado como SUV (até ridiculamente o kwid hahahhaha) é simplesmente um reflexo do próprio mercado que tem procurado por essa classe de veículo.
Enfim, não é a montadora que está impondo ao mercado um tipo de carro, como a cultura da moda costuma impor os estilos rsss…. No mercado automotivo, as montadoras entregam aquilo que o público procura.
Se estamos vivendo uma enxurrada de SUV's é porquê o próprio consumidor está sinalizando isso ao mercado…. Então estão reclamando de si mesmos? Hehhehehe
O termo SUV já foi distorcido há alguns anos atrás.
E pior que não tem volta.
Agora qualquer carro que cumpra certos requisitos é classificado como SUV Compacto e sem discussões.
Podemos passar semanas discutindo o conceito "oficial" de SUV, mas o marketing das montadoras é bem mais forte que nós. Hehehhehe
Não critique o Kwid nesse sentido tendo em vista que SUV quer dizer veículo utilitário esportivo. Se for seguir à risca, quase nenhum é esportivo e muito menos utilitário.
Se você deixa de fabricar um produto para forçar o consumidor a comprar outro, é lógico que o novo vai vender mais.
Essa onda de forçar esses veículos que nem SUV são, pois não tem quase nenhum esportivo e muito menos utilitário, foi repentina.
Acabaram com vans e sedans do nada. Seria a mesma coisa que escolher privilegiar um modelo e ignorar os outros. Quem iria comprar veículos que tiveram o anúncio de fim de produção de forma tão drástica? Sedãs são muito mais carros.
Ok, acreditemos que são mais leves e econômicos. A mesma tecnologia empregada em um sedan, hatch ou perua o faria mais leve e econômico ainda. Tudo isso sem falar na dirigibilidade e aerodinâmica de um hatch, sedan, perua.