A Renault confirmou no Salão do Automóvel que finalmente vai trazer o Koleos para o Brasil. O SUV chega no segundo semestre de 2025, em versão única chamada de Esprit Alpine, e representa um passo importante nessa nova fase mais sofisticada da montadora francesa.
O Koleos está na segunda geração (a primeira foi vendida de 2008 a 2015 e a atual existe desde 2016), e teve reestilização em 2019. O SUV é vendido na Austrália, México, Colômbia e Europa. Atualmente, a Renault está sob o guarda-chuva da Geely, dona de 26,4% da montadora, o que também afetou o Koleos que deu um salto maior de qualidade e tecnologia.
Dimensões de SUV grande quase
O Koleos tem porte de SUV médio/grande, com dimensões semelhantes às do Jeep Commander e um pouco maior do BYD Song Plus. Ele mede cerca de 4,77 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,69 m de altura e entre-eixos de 2,84 m. O porta-malas tem 545 litros graças à configuração sempre de cinco lugares.
Motorização com coração de Geely

A grande estrela é o conjunto híbrido E-Tech desenvolvido com a Geely. É um sistema HEV pleno que usa um motor 1.5 turbo a gasolina de 144 cv, associado a dois motores elétricos e bateria de 1,64 kWh. A potência combinada chega a 245 cv e 32,6 kgfm de torque.
O motor a combustão atua muito mais como gerador, alimentando o sistema e dando suporte quando necessário. A tração é integral e o carro oferece cinco modos de condução: Eco, Comfort, Sport, Snow e um modo inteligente com IA que ajusta o comportamento conforme o uso. A autonomia pode passar dos 1.000 km com tanque cheio, segundo dados da Renault em outros mercados.
Interior luxuoso

Por dentro, o Koleos tem uma proposta refinada com duas telas de 12,3 polegadas, uma para o painel de instrumentos digital e outra para a central multimídia, além de uma terceira tela para o passageiro e o HUD para o motorista.
O acabamento mistura tecido, Alcântara e detalhes Alpine bordados, com costuras azuis e vermelhas no volante. Os bancos dianteiros têm aquecimento, ventilação e ajuste elétrico, com memória para o motorista. A segunda fileira conta com saídas de ar, entradas USB-C e encostos reclináveis.

O pacote ainda oferece som Bose, cancelamento ativo de ruído, carregador de celular por indução e câmeras 360 graus. Em segurança, o Koleos reúne até 29 assistências de condução, com piloto autoático adaptativo, assistente de faixa com centralização, frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego com tráfego cruzado, entre outros.
O modelo faz parte do investimento da parceria Renault-Geely no Brasil, que inclui R$ 3,8 bilhões para nacionalizar a plataforma Geely GEA em 2026. Dependendo do sucesso do modelo que vai vir importado da Coreia do Sul pode até ganhar produção futuramente.
Acha que o Koleos tem força para enfrentar BYD Song Plus e GWM Haval H6? Compartilhe sua opinião nos comentários!



