A Renault confirmou no Salão do Automóvel que finalmente vai trazer o Koleos para o Brasil. O SUV chega no segundo semestre de 2025, em versão única chamada de Esprit Alpine, e representa um passo importante nessa nova fase mais sofisticada da montadora francesa.
O Koleos está na segunda geração (a primeira foi vendida de 2008 a 2015 e a atual existe desde 2016), e teve reestilização em 2019. O SUV é vendido na Austrália, México, Colômbia e Europa. Atualmente, a Renault está sob o guarda-chuva da Geely, dona de 26,4% da montadora, o que também afetou o Koleos que deu um salto maior de qualidade e tecnologia.
Dimensões de SUV grande quase
O Koleos tem porte de SUV médio/grande, com dimensões semelhantes às do Jeep Commander e um pouco maior do BYD Song Plus. Ele mede cerca de 4,77 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,69 m de altura e entre-eixos de 2,84 m. O porta-malas tem 545 litros graças à configuração sempre de cinco lugares.
Motorização com coração de Geely

A grande estrela é o conjunto híbrido E-Tech desenvolvido com a Geely. É um sistema HEV pleno que usa um motor 1.5 turbo a gasolina de 144 cv, associado a dois motores elétricos e bateria de 1,64 kWh. A potência combinada chega a 245 cv e 32,6 kgfm de torque.
O motor a combustão atua muito mais como gerador, alimentando o sistema e dando suporte quando necessário. A tração é integral e o carro oferece cinco modos de condução: Eco, Comfort, Sport, Snow e um modo inteligente com IA que ajusta o comportamento conforme o uso. A autonomia pode passar dos 1.000 km com tanque cheio, segundo dados da Renault em outros mercados.
Interior luxuoso

Por dentro, o Koleos tem uma proposta refinada com duas telas de 12,3 polegadas, uma para o painel de instrumentos digital e outra para a central multimídia, além de uma terceira tela para o passageiro e o HUD para o motorista.
O acabamento mistura tecido, Alcântara e detalhes Alpine bordados, com costuras azuis e vermelhas no volante. Os bancos dianteiros têm aquecimento, ventilação e ajuste elétrico, com memória para o motorista. A segunda fileira conta com saídas de ar, entradas USB-C e encostos reclináveis.

O pacote ainda oferece som Bose, cancelamento ativo de ruído, carregador de celular por indução e câmeras 360 graus. Em segurança, o Koleos reúne até 29 assistências de condução, com piloto autoático adaptativo, assistente de faixa com centralização, frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego com tráfego cruzado, entre outros.
O modelo faz parte do investimento da parceria Renault-Geely no Brasil, que inclui R$ 3,8 bilhões para nacionalizar a plataforma Geely GEA em 2026. Dependendo do sucesso do modelo que vai vir importado da Coreia do Sul pode até ganhar produção futuramente.
Acha que o Koleos tem força para enfrentar BYD Song Plus e GWM Haval H6? Compartilhe sua opinião nos comentários!




Dúvidas:
1) A tela multimídia para o carona é proibida no Brasil.
2) Qual a previsão de valores que esse carro chegará em 2026?
Pelo que vi nos vídeos do salão do automóvel, a multimídia do passageiro tem uma tela que impede que o motorista veja para evitar distrações. Como as peliculas de privacidade que algumas pessoas usam no celular.
Espero que seja mais acessível do que os modelos citados. Mas gostei bastante da configuração. Sou admirador da marca Pena que tiraram a captur de linha, bora testar o Koleos.Essa da multimídia ser proibido para o carona vou pesquisar.