Depois de reduzir a gama de versões de Captur e Sandero, a Renault também colocou fim a algumas variantes da picape Oroch. Com isso, a marca francesa finalmente deixa de oferecer carros com câmbio automático de quatro marchas no Brasil.
Com isso, os ainda resistentes CAOA Chery Tiggo 2 e Toyota Etios se tornam os únicos carros à venda no país com o antiquado layout de câmbio. A alteração na gama de versões da picape Oroch colocou fim à versão Dynamique 2.0 e à versão de entrada Express com motor 1.6 SCe de 118 cv e 16 kgfm de torque.
A variante topo de linha da picape Oroch contava com o mesmo 2.0 quatro cilindros com 150 cv e 20,4 kgfm de torque usado pelo Sandero RS. Com isso, o esportivo se torna o único da gama a contar com o motor aspirado dos tempos da Scénic, visto que o Captur 2.0 também saiu de linha.
Renault Oroch Expres (divulgação)Tanto Captur 2.0, quanto Oroch 2.0, eram os últimos carros da Renault a contar com câmbio automático de quatro marchas. Contudo, enquanto o SUV compacto continua a ter versões sem pedal de embreagem, agora associadas ao motor 1.6 SCe, a picape passou a ser vendida somente com câmbio manual.
Nova Oroch vem aí
A esperança é que a segunda geração da Renault Oroch, programada para ser lançada em 2022, seja equipada com câmbio automático CVT. Ela será baseada no novo Duster, que conta com motor 1.6 e transmissão CVT. Ainda assim, a estrela da gama deverá ser o motor 1.3 turbo associado ao câmbio automático.
Esse conjunto mecânico estreia no Renault Captur reestilizado e será feito na medida para que a Oroch finalmente possa encarar a Fiat Toro em pé de igualdade. Afinal, enquanto a picape do Duster tem apenas versões manuais, a configuração menos vendida da Toro é justamente a que possui pedal de embreagem.
>>Renault Sandero agora só com motor 1.0 no Brasil ou esportivo RS
>>Prestes a mudar, Renault Captur agora só tem versão Bose de R$ 112.890
>>VW Golf, Renault Clio e Peugeot 208: mais vendidos da Europa em 2020


![Renault Oroch [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/01/renault_duster_oroch_dynamique_2_editedf-1200x719.jpg)
Câmbio 4 marchas da Toyota é e sempre foi excelente….
O problema não é o fato de ter só 4 marchas pois isso até Corolla 2014 tem e funciona perfeitamente, o problema é que esse câmbio AL4 é horroroso de ruim, dá tranco, faz o motor berrar e a dirigibilidade fica muito estranha, passou da hora de tirarem esse câmbio pois ele deixa muito a desejar.
Ainda gosto do Toyota Etios Sedan. É um carro confortável para trabalhar com passageiros, e o câmbio “ultrapassado” de quatro velocidades, não me incomoda nem um pouco.
O Toyota Etios com câmbio ultrapassado de 4 marchas além de feio e beberrão, salve salve o cvt . Até que enfim a Nissan melhorou a cara do versa que era tão ridículo de feio como o HB20 e o Etios que além de feio é feito com lata de cerveja, agora da pra trocar o virtus por um Nissan. Quem sabe?
O Peugeot 207 ano 2010 de minha filha, não pegava de jeito algum. Foi ao conserto, é depois de uns 4 dias, período em que apenas ligava para tirar e por na garagem, ele não pegava mais. Enfim, os mecânicos vieram ver o que acontecia, é nem com Rasther conseguiram resolver, pois ele acusava outro problema eletrônico. Guincharam o carro para verificar, o que ainda aguardo uma resposta. Nada contra a oficina, mas, Peujeot, minha filha não sabia da complicação que é esse carro, é ela pegou zero km. Nunca vi um carro dar tantos problemas. É aí $$$$$!!!