Home » Novidades » Renault prepara a volta do Megane ao mundo da gasolina

Novidades

Mudança de rota?

Renault prepara a volta do Megane ao mundo da gasolina

Megane e Scenic podem voltar a ter motores a combustão em uma nova estratégia da Renault que inclui mais alcance e versões híbridas

2 min de leitura

O Renault Megane E-Tech é um modelo totalmente elétrico que chegou ao Brasil há pouco mais de dois anos. Atualmente vendido a partir de R$ 279.990, ele oferece um alcance livre de emissões de até 337 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Só que, junto do Scenic, o Megane está prestes a retornar à era da gasolina no mercado europeu.

A próxima geração de ambos os modelos deve ser lançada antes do fim desta década, com a possibilidade de incluir opções híbridas e elétricas, segundo revelou François Provost, CEO do Grupo Renault, em publicação do site Carscoops.com.

“Os modelos maiores são nossas prioridades”, afirmou o executivo à revista Auto Express. E o fabricante prepara uma nova plataforma para sustentar as futuras gerações de Megane, Scenic, Austral, Espace e Rafale. Aliás, todos atualmente disponíveis em versões eletrificadas.

Renault Austral 2026 cinza de frente com uma cidade ao fundo
Renault Austral 2026 [Divulgação]

A nova estratégia da Renault

Mesmo assim, a Renault não pretende abandonar a propulsão elétrica do Megane nem do Scenic. A estratégia é ampliar o apelo dos modelos ao oferecer diferentes opções de motorização, atraindo novos consumidores e reforçando a presença da marca no mercado do Velho Continente.

Entre as possibilidades consideradas, está o uso de um extensor de autonomia. Ou seja, um motor dedicado apenas a recarregar as baterias, sem tracionar as rodas. No entanto, essa configuração parece pouco provável, segundo Fabrice Cambolive, CEO da Renault.

Novo Renault Megane camuflado visto de frente
Renault Megane [Carscoops.com]

Para aumentar a relevância do Megane, a marca estuda novas alternativas, como o facelift que já foi flagrado em testes com forte camuflagem. Outra aposta é o uso de baterias de maior capacidade para ampliar a autonomia elétrica. No mercado europeu, o Megane utiliza um conjunto de 60 kWh, a mesma disponível no Brasil, para assegurar mais de 330 km de alcance, enquanto o Scenic adota uma bateria de 87 kWh.

O que você acha dos modelos da Renault? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar