Carros icônicos da Renault como Mégane RS, Clio RS e o brasileiríssimo Sandero RS foram projetados pela divisão esportiva RenaultSport. Mas, desde que a marca francesa ressuscitou a Alpine e passou a usar Esprit Alpine para modelos esportivados e tirou os verdadeiros RS de linha, nunca mais vimos Renault esportivos.
Entretanto, há uma luz no final do túnel. Em conversa com a revista Auto Express, Bruno Vanel, chefe global de vendas da Renault, a divisão pode voltar: “a boa notícia é que temos kkno-how para fazer esse tipo de carro [falando sobre um possível Clio RS]. E também temos motores híbridos, que são solução para baixar a emissão de CO2”.
Contudo, o executivo afirmou que não há planos para agora, contudo “talvez possamos reconsiderar. Espere alguns meses e vamos pensar sobre isso novamente”. Ou seja, é bem possível que a RenaultSport já esteja sendo cozinhada nos bastidores pela marca francesa, mirando modelos de performance com elétricos e híbridos.
![Renault Mégane RS [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/12/renault_megane_r.s._trophy_41.webp)
Se for analisado friamente, o único modelo hoje que a Renault tem com uma versão verdadeiramente esportiva é o hatch 5. Só que ao invés de ser vendido com o losango francês, ele é comercializado pela Alpine como A290. De resto, nenhum outro modelo da marca francesa hoje possui uma versão esportiva (dentro e fora da marca).
Que tal um Kardian RS?
E há muito potencial para isso com modelos como Megane, o novo Clio e também o brasileiro Kardian. No caso do SUV subcompacto brasileiro, a fórmula já está até pronta: motor 1.3 turbo do Boreal com o câmbio de dupla embreagem para brigar de frente com VW Nivus GTS e Fiat Pulse Abarth. E fica fácil pois Boreal e Kardian tem a mesma plataforma.
![Renault Kardian Iconic [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/renault-kardian-iconic-05-1320x743.webp)
Você teria um carro esportivo da Renault? Conte nos comentários.


