O público europeu vai receber uma bela surpresa a partir de 2026. O que acontece é que uma empresa do ramo de transportes por aplicativo (e rival da Uber) se aliou com uma marca chinesa e isso resultou em uma minivan autônoma que funcionará como robotáxi. O modelo será batizado de Apollo RT6, terá diversos itens de segurança e até 12 câmeras instaladas. O Brasil conhecerá o sistema algum dia?
A parceria entre a Lyft e a Baidu vai sair do papel em breve. A primeira é conhecida por cuidar de aplicativo e vai pegar a minivan chinesa para esta empreitada. Para se ter noção, a Baidu já realizou mais de 11 milhões de viagens em 15 cidades da China por meio do seu recurso de robotáxi. A frota de táxis autônomos está prevista para começar a rodar em 2026 e os primeiros países cotados para o experimento serão o Reino Unido e a Alemanha.
Porém, o projeto ainda está sendo analisado detalhadamente. As empresas querem aumentar sua frota ao longo dos anos. A fim de apresentar um modelo diferenciado, a minivan autônoma terá diversos sensores criados pela Baidu e virá equipada com oito sensores LiDAR e 12 câmeras. A Lyft revelou que o projeto terá toda segurança necessária para atender os padrões e normas regulatórios, segundo o Carscoops.

Brasil vai conhecer o sistema?
De acordo com o CEO da Lyft, David Risher, a união entre as empresas e o serviço visam criar uma ótima experiência com a clientela. Por outro lado, ele tranquilizou os motoristas de táxi, já que o serviço autônomo não vai substituir os humanos atrás dos volantes. David falou que a abordagem das marcas tem o estilo híbrido, entre ter e não ter um condutor humano.
Mesmo que o serviço de táxi por meio da minivan autônoma comece a funcionar na Europa já em 2026, ainda não há previsão para que a novidade desembarque em solo brasileiro. Por aqui, ainda não há empresas do ramo que declararam abertamente investimentos ou até mesmo projetos sobre o tema.

Você andaria em um táxi sem um motorista? Conte nos comentários


