O Salão do Automóvel 2025 chegou ao fim neste último domingo (30) depois de um hiato de sete anos sem o tradicional encontro do setor. A última edição havia sido em 2018, e muitos duvidavam se o público ainda teria interesse depois de tanto tempo. A resposta veio em números. Foram 516 mil visitantes entre os dias 22 e 30 de novembro, média de 50 mil pessoas por dia no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Igor Calvet, presidente da Anfavea, comemorou o resultado e disse que a edição voltou da forma que o evento merecia, com casa cheia, marcas satisfeitas e um público que provou que o Salão ainda tem força.
A cerimônia de abertura também marcou um momento inédito, com a presença simultânea do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Novo formato

O novo formato agradou tanto o público quanto as montadoras. Agora, todos os estandes têm tamanho limitado a 500 metros quadrados para fabricantes e 300 metros quadrados para importadores, o que acaba fazendo cada empresa a priorizar seus grandes lançamentos e novidades.
O evento também trouxe uma pista indoor de 14 mil metros quadrados para test drives, com uma reta de 160 metros e exercícios de slalom e frenagem. Ao todo, treze marcas disponibilizaram cerca de 40 carros e mais de 10 mil testes foram realizados.

Outra novidade foi a liberação para vendas durante o evento. A Kia aproveitou o momento e emplacou 119 carros, sendo 49 unidades do Sportage, 41 do EV6, 34 do Niro e 29 da Carnival. Para muitas marcas, essa mistura de exposição e venda direta deve virar padrão nas próximas edições.
Com o sucesso consolidado, a Anfavea e a RX (organizadora do evento) já confirmaram o Salão do Automóvel 2027. Ele será realizado novamente no Distrito Anhembi, entre 30 de outubro e 7 de novembro. E dez marcas já garantiram presença. Entre elas estão Caoa Chery, Caoa Changan, Toyota, Renault, Hyundai, Kia, GAC, Omoda Jaecoo, Stellantis e Suzuki Motos. Honda e Mitsubishi declararam interesse e avaliam o retorno.

A missão também é trazer as tradicionais ausentes, como a Chevrolet, Volkswagen, Ford e as montadoras premium, que ficaram todas de fora. O Salão também acaba tendo concorrência direta com o Festival Interlagos, que é referência por permitir voltas no Autódromo de Interlagos.
E você, foi ao Salão deste ano ou pretende ir na próxima edição? Conte nos comentários.



