Salve as station wagons. Provavelmente você, amante de carro, já ouviu essa frase. E mais uma perua vai nos deixar no mundo: a Volvo V90 está saindo oficialmente de linha. O modelo, que representava o último suspiro das grandes peruas de luxo da marca sueca, teve sua produção encerrada em setembro de 2025, na fábrica de Torslanda, na Suécia.
O último exemplar, pintado em preto, agora faz parte do acervo histórico da marca no museu World of Volvo, em Gotemburgo. O motivo é o mais claro possível e inevitável. A Volvo decidiu descontinuar o V90 por causa da baixa demanda global e da ascensão dos SUVs, que hoje dominam praticamente todos os segmentos em que a marca atua.
Em 2025, as peruas representavam apenas cerca de 1% das vendas totais da fabricante, fazendo o modelo ser inviável dentro da nova estratégia global da fabricante sueca.

Quando questionado pelo site britânico Autocar, o então CEO da Volvo, Jim Rowan, foi direto ao ponto ao ser perguntado se a marca poderia abandonar as peruas: “Sim, porque acho que mudou, certo? Os SUVs mudaram com a altura do solo.”
Rowan ainda acrescentou que modelos como o XC60 poderiam cumprir parte da função das antigas peruas, apenas mudando o posicionamento de mercado: “Em vez de trazer um V90, por exemplo, seria melhor posicionar o XC60 de uma forma ligeiramente diferente. Temos a Black Edition, temos a Cross Country Edition, então agora temos diferentes edições do mesmo carro base.”

Ou seja, a Volvo, como diversas montadoras, estão trabalhando em SUVs — carros mais rentáveis —, em sua grande parte eletrificados, que fazem parte da nova fase da marca no rumo à eletrificação total. Desta forma, o Volvo V60 é ainda a única perua viva da marca.
Como é o Volvo V90
Na linha 2025, o Volvo V90 era um dos modelos mais refinados da marca. Ela oferece 4,94 metros de comprimento, entre-eixos de 2,94 metros, tração integral e motor 2.0 turbo semi-híbrido de 295 cv e 42 kgfm de torque. Em versões híbridas plug-in, a opção T6 tem 350 cv e 60,1 kgfm e a T8 gera 455 cv e 72,2 kgfm.

Apesar de todo apelo, o V90 acabou restrito a mercados onde as peruas ainda têm alguma tradição, principalmente países da Europa, como Reino Unido, Suécia e Alemanha. Fora de lá, a demanda praticamente desapareceu.
No Brasil nunca foi vendido
O V90 nunca chegou ao mercado brasileiro. A única perua moderna vendida pela Volvo por aqui foi a V60, que fazia parte da linha do sedã S60 e rivalizava com modelos como o Audi A4 Avant e a Mercedes C300 Estate. Ela foi comercializada entre 2018 e 2020.

Nos últimos anos, o público brasileiro também abandonou o segmento das peruas, ainda mais as de luxo. Atualmente, a Volvo tem seus investimentos nos SUVs XC40, XC60 e XC90, que hoje representam quase toda a gama da marca, além das variantes elétricas.
E você, ainda compraria uma perua de luxo hoje ou também já foi conquistado pelos SUVs? Deixe seu comentário!




A culpa é do público que não quis pagar +250mil num carro com baixo custo benefício e manutenção nas alturas..