Ao vivo
Home » Novidades » Salvem as peruas: Volvo V90 se despede e culpa é do público

Novidades

Lá vai mais uma

Salvem as peruas: Volvo V90 se despede e culpa é do público

Produção encerra oficialmente neste mês e marca o adeus definitivo das station wagons grandes da Volvo

3 min de leitura

Salve as station wagons. Provavelmente você, amante de carro, já ouviu essa frase. E mais uma perua vai nos deixar no mundo: a Volvo V90 está saindo oficialmente de linha. O modelo, que representava o último suspiro das grandes peruas de luxo da marca sueca, teve sua produção encerrada em setembro de 2025, na fábrica de Torslanda, na Suécia.

O último exemplar, pintado em preto, agora faz parte do acervo histórico da marca no museu World of Volvo, em Gotemburgo. O motivo é o mais claro possível e inevitável. A Volvo decidiu descontinuar o V90 por causa da baixa demanda global e da ascensão dos SUVs, que hoje dominam praticamente todos os segmentos em que a marca atua. 

Em 2025, as peruas representavam apenas cerca de 1% das vendas totais da fabricante, fazendo o modelo ser inviável dentro da nova estratégia global da fabricante sueca.

Volvo V90 preta ao lado de outras gerações da perua
Volvo V90 [Divulgação]

Quando questionado pelo site britânico Autocar, o então CEO da Volvo, Jim Rowan, foi direto ao ponto ao ser perguntado se a marca poderia abandonar as peruas: “Sim, porque acho que mudou, certo? Os SUVs mudaram com a altura do solo.”

Rowan ainda acrescentou que modelos como o XC60 poderiam cumprir parte da função das antigas peruas, apenas mudando o posicionamento de mercado: “Em vez de trazer um V90, por exemplo, seria melhor posicionar o XC60 de uma forma ligeiramente diferente. Temos a Black Edition, temos a Cross Country Edition, então agora temos diferentes edições do mesmo carro base.”

Volvo V90 estático cinza
Volvo V90 [Divulgação]

Ou seja, a Volvo, como diversas montadoras, estão trabalhando em SUVs — carros mais rentáveis —, em sua grande parte eletrificados, que fazem parte da nova fase da marca no rumo à eletrificação total. Desta forma, o Volvo V60 é ainda a única perua viva da marca. 

Como é o Volvo V90

Na linha 2025, o Volvo V90 era um dos modelos mais refinados da marca. Ela oferece 4,94 metros de comprimento, entre-eixos de 2,94 metros, tração integral e motor 2.0 turbo semi-híbrido de 295 cv e 42 kgfm de torque. Em versões híbridas plug-in, a opção T6 tem 350 cv e 60,1 kgfm e a T8 gera 455 cv e 72,2 kgfm.

Volvo V90 estático cinza
Volvo V90 [Divulgação]

Apesar de todo apelo, o V90 acabou restrito a mercados onde as peruas ainda têm alguma tradição, principalmente países da Europa, como Reino Unido, Suécia e Alemanha. Fora de lá, a demanda praticamente desapareceu.

No Brasil nunca foi vendido 

O V90 nunca chegou ao mercado brasileiro. A única perua moderna vendida pela Volvo por aqui foi a V60, que fazia parte da linha do sedã S60 e rivalizava com modelos como o Audi A4 Avant e a Mercedes C300 Estate. Ela foi comercializada entre 2018 e 2020.

Interior do Volvo V90
Volvo V90 [Divulgação]

Nos últimos anos, o público brasileiro também abandonou o segmento das peruas, ainda mais as de luxo. Atualmente, a Volvo tem seus investimentos nos SUVs XC40, XC60 e XC90, que hoje representam quase toda a gama da marca, além das variantes elétricas.

E você, ainda compraria uma perua de luxo hoje ou também já foi conquistado pelos SUVs? Deixe seu comentário!


YouTube video

1 comentário em “Salvem as peruas: Volvo V90 se despede e culpa é do público”

  1. A culpa é do público que não quis pagar +250mil num carro com baixo custo benefício e manutenção nas alturas..

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar