A Seat já vendeu seus carros por aqui há muito tempo, mas nunca voltou. Contudo, ela tem expressivos índices de vendas lá fora e agora ela reestilizou os Arona e Ibiza, modelos equivalentes aos Volkswagen T-Cross e Polo. Além de novo visual, a dupla de compactos traz novas cores, motor turbo e mais itens de série para se destacarem perante Dacia Sandero e Nissan Juke.
O hatch Ibiza da linha 2026 tem dianteira mais atualizada com vincos fortes estilo Peugeot 208. Grade com novo desenho, faróis de LED mais finos e para-choque dianteiro com ar mais esportivo são destaques. As entradas de ar centrais são maiores e as inferiores possuem novo visual.
Nas laterais, ele traz rodas com novos desenhos de 15 até 18 polegadas e que podem ser em dois tons. Na parte de trás, o hatch compacto conta com lanternas de LED, para-choque com aplique escurecido central, escapamento com saída aparente e a inscrição Ibiza em destaque. Seu interior também mudou.

Exemplo para o Polo
O acabamento do Seat Ibiza é melhor do que o do Polo porque a Seat optou por adicionar diversas partes macias ao toque. O hatch traz painel de instrumentos de oito polegadas e mais uma central multimídia de 8,25 polegadas de fábrica. Mas, o cluster pode ter 10,25″ e a multimídia 9,2″ (esta tem estilo flutuante na parte de cima) por meio de um pacote opcional.
Bancos com novos desenhos e tecidos e sistema de som de seis alto-falantes complementam a lista. O hatch compacto ainda dispõe de piloto automático adaptativo e assistente de manutenção de faixa que não figuram na lista de itens de série do Polo no Brasil. A versão mais acessível não tem nome e o motor 1.0 tem 95 cv e transmissão manual.


Já os mais caros trazem o propulsor 1.5 turbo de quatro cilindros de 150 cv. Neste caso, o câmbio é o automatizado DSG de sete marchas. A velocidade máxima deste motor é de 220 km/h e ele precisa de 8,1 segundos para chegar aos 100 km/h.
T-Cross que fala espanhol
Se quiser um SUV mais sofisticado que o Volkswagen T-Cross, o Arona 2026 também conta com atualizações. Na dianteira, os faróis de LED ficaram mais finos, enquanto a grade frontal ficou maior. A marca também reposicionou os faróis de neblina e novo para-choque chamam atenção. Dos lados, as rodas possuem novos designs e o tamanho varia entre 16 e 18 polegadas. Na traseira, nome por extenso, lanternas de LED e partes escurecidas atraem olhares.

A parte interna traz as mesmas atualizações do Ibiza. Um destaque do SUV é que ele passa a contar com carregador de celular por indução de 15W com refrigeração. Desse modo, o smartphone não fica parecendo um pão quente. Os bancos possuem nova estampagem e podem ter aspecto esportivo, como na versão topo de linha FR. Sobre motores, o modelo altinho copia o irmão hatch e tem propulsor 1.0 turbo de 95 cv e transmissão manual ou 1.5 turbo de 150 cv e câmbio DSG de sete marchas.
Porém, a carroceria mais alta possui outros números de desempenho. A velocidade máxima passa a ser de 212 km/h e o Arona chega aos 100 km/h após 8,3 segundos. O SUV e o hatch passam a contar com três novas cores em sua paleta: preto, vermelho ou cinza. O teto pode ser acinzentado ou preto. O T-Cross espanhol traz diversos itens ADAS e o assistente de congestionamento se destaca.

Os dois modelos acessíveis seguirão com sua produção em Barcelona, Espanha e terão três versões cada. Contudo, a linha 2026 só estará disponível a partir de janeiro de 2026. Não há previsão da vinda deles ao Brasil, já que por aqui existem opções como Polo, Tera e T-Cross de porte, pegada e preços semelhantes.
Você lembra que a Seat já atuou no Brasil? Conte nos comentários


