A situação da Neta no Brasil é preocupante. A marca chinesa que estreou há pouco tempo em solo nacional, está com seu principal site fora do ar, redes sociais foram desativadas nos últimos dias e ainda não foi comunicado uma declaração oficial. Surpreendentemente, concessionárias que seriam abertas pela fabricante não foram inauguradas e até já mudaram de fabricante.
Quem revelou mais novidades foi a Quatro Rodas. De acordo com apuração da equipe jornalística, a conta oficial da Neta Auto no Brasil foi desativada. Aliás, a marca possuía quiosques em shoppings e que também tinham contas no ambiente virtual e elas foram apagadas. A conta da fabricante no aplicativo LinkedIn foi desativada. Ao menos, as concessionárias que estão abertas seguem fazendo publicações normalmente no mundo digital.
O site oficial da marca chinesa dedicado ao público brasileiro exibe a mensagem “Site em manutenção”. Atualmente, a fabricante possui revendedoras em funcionamento no Rio de Janeiro, Brasília e Manaus. Essas continuam focadas na comercialização dos modelos Aya e X, ambos elétricos. Porém, as lojas que seriam abertas não foram inauguradas e até mudaram a bandeira. Em São Paulo, por exemplo, a antiga loja que seria da Neta passou a ser da Ford.

Momento complicado
Em Piracicaba, no interior de São Paulo, a revendedora virou um showroom da GAC. Inclusive, a GAC fará sua estreia oficial nos próximos dias. E uma loja localizada no Espírito Santo abriu espaço para ser cuidada pela Omoda & Jaecoo. A fábrica da marca que fica em Tongxing, na China, lidou há pouco tempo com uma manifestação em sua porta.
Os concessionários estavam revoltados com a falta de pagamento de veículos que não foram entregues e ainda exigiam indenização pelas perdas acumuladas. Aliás, essa instalação atualmente se encontra paralisada desde meados de dezembro de 2024. Desde o começo do ano passado, a montadora enfrenta uma maré de azar. Seus números de vendas caíram drasticamente, atingindo apenas 87.684 carros vendidos durante todo o ano passado,

É um número alarmante, já que em 2022, em seu melhor ano de vendas, a Neta marcou 152.073 unidades comercializadas. Demissões, cortes salariais, atrasos de pagamentos são alguns problemas que seus executivos e os representantes da Hozon New Energy Automobile enfrentam nos últimos tempos. Por outro lado, a marca rival da BYD e GWM encontrou uma espécie de salvação no mercado tailandês.
E o futuro?
A Neta tem uma instalação em Bangkok desde 2023 e vende seus carros por lá. Entre o fim de março e início de abril deste ano, a montadora vendeu 1.209 veículos. Um número chamativo dado seu contexto atual e as vendas aconteceram durante a recente edição do Salão do Automóvel de Bangkok. Para se ter uma ideia, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2025, a marca vendeu apenas 487 carros na China, seu mercado doméstico.
![Neta X [Divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/08/neta_x_2-1320x792.webp)
No Brasil, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, ABVE, revelou que a fabricante vendeu até agora 46 unidades, entre os meses de janeiro e abril de 2025. Soma-se ao montante mais quatro unidades vendidas em 2024. Para quem é dono de algum modelo da fabricante, o SAC segue ativo. Ele pode ser contatado pelo telefone 0800 770 1454 e funciona entre às 8h da manhã até 18h da noite.
Por fim, a representante tailandesa da montadora emitiu um comunicado. Nele, os executivos contam que a Hozon Auto não declarou e não declarará falência, está se comunicando com fornecedores como a Yuxing Advertising. Esta última entrou com um pedido judicial solicitando ao governo uma análise caso a Hozon tivesse motivos para falir. Medidas para normalizar a operação estão sendo tomadas e a marca garantiu que tem grande confiança por parte dos tailandeses.

Por isso, promove ativamente o fornecimento de peças para os donos dos veículos e também que o centro de distribuição de peças de reposição tailandês comece a funcionar em breve. Assim, proporcionará aos clientes qualidade de serviço. A filial brasileira ainda não se posicionou oficialmente sobre o futuro da montadora por aqui.
Vale lembrar que nos últimos dias, circularem notícias sobre a Toyota estar interessada em adquirir a Neta, mas as negociações não foram confirmadas pelas marcas.
O que você achou dessa história? Conte nos comentários