Quem te viu, que te vê

Smart desiste de ser pequena com SUV maior que o Compass

Antes uma merca de carros minúsculos da Mercedes, agora, com ajuda da Geely, a Smart terá um SUV maior que o Jeep Compass

Smart #5 [divulgação]
Smart #5 [divulgação]

Desde que a Smart deixou de ser somente da Mercedes-Benz e ganhou uma paternidade compartilhada com a Geely, a marca alemã cresceu, em todos os sentidos. Antes focada somente em carros minúsculos, agora ela mostrou que mira até no segmento do Jeep Compass.

Apresentado como um conceito, o Smart #5 será o terceiro carro da nova fase da Smart no mundo. O modelo ainda não teve dados técnicos revelados, mas é descrito como o maior modelo que a Smart já fez na história.

Hoje, esse título pertence ao SUV cupê #3 de 4,40 m de comprimento. Como a marca já anunciou que o novo modelo terá porte médio, espere por um carro ainda maior que o Jeep Compass, já que o SUV médio de referencia do Brasil tem o porte do #3.

Smart #5 [divulgação]
Smart #5 [divulgação]

Plataforma de Volvo

Tal qual outros modelos da Smart, o Volvo EX30 e o Zeerk X, o novo Smart #5 será construído sobre a plataforma modular SEA. A base, que é feita somente para carros elétricos, terá no novo SUV seu modelo de maior porte.

Ele contará com arquitetura de 800-Volt, o dobro de seus irmãos. Isso possibilitará carregamento de altíssima velocidade, recuperando a bateria de 10% a 80% em 15 minutos com o carregador certo. Segundo a marca, ele terá 549 km de autonomia. Potência e torque não foram divulgados.

Smart #5 [divulgação]
Smart #5 [divulgação]

Parrudo e quadrado

Esteticamente, diferentemente do #1 e do #3, o Smart #5 não é tão parecido com um Mercedes-Benz. Inclusive esse fator permitiu que o modelo invadisse o território de uma de suas marcas mãe. Afinal, na faixa de porte dele, onde estão GLB e GLC, nenhum dos dois tem visual off-road.

O novo Smart traz carroceria bem parruda, com capô bem marcado e reto, frente agressiva e elementos aventureiros, como pneus off-road, rack de teto e até uma corda que liga o teto ao capô. Alguns pontos extras serão removidos no modelo de produção.

Smart #5 [divulgação] Smart #5 [divulgação]
Smart #5 [divulgação]

Por dentro, contudo, ele é bem Mercedes. O painel de instrumentos totalmente digital é uma tela que fica em segundo plano em relação à central multimídia, que é uma tela enorme horizontalizada. Há uma terceira tela só para o passageiro.

Gostou do visual do Smart #5? Gostaria que a Mercedes oferecesse essa marca no Brasil? Conte nos comentários.


>>Smart faz busca incessante para achar parceira e ter novo ForTwo

>>Mercedes-AMG G 63 ganha versão especial de R$ 2,2 milhões

>>Commander, Compass e Renegade de 2022 ganham mais garantia