Pode parecer confuso no começo, mas o substituto do Audi A4 é o A5 globalmente, mas sem uma versão sedã. Exceto na China, que agora recebe a variante de três volumes com entre-eixos alongado. Isso tudo é por conta da nova estratégia da marca alemã de nomes e letras.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
Todo Audi com número par, será elétrico, enquanto os ímpares serão modelos a combustão. Com isso, o A4, que era vendido como sedã e perua, se tornou o A5 na nova geração. Ele mantém a carroceria cupê de quatro portas e ganhou opção perua. Com isso, o A4 de verdade ficou sem substituto? Sim e não.
Sedã, não cupê
O visual que a Audi empregou no A5 europeu é um meio termo entre cupê e sedã, mas com o vidro traseiro levantando junto da tampa do porta-malas. Tecnicamente, os europeus não têm mais um sedã do porte do antigo A4. Mas os chineses contarão com isso, graças ao novo A5L, o verdadeiro substituto do A4.
O modelo nada mais é que um Audi A5 europeu esticado e com porta-malas mais clássico. Ao todo, foram espichados 7,3 cm no comprimento total do modelo, sendo 6,5 cm no entre-eixos e 0,8 cm no balanço traseiro por conta do formato de sedã tradicional. Lembrando que modelos de entre-eixos alongado são comuns na China.
Com a esticada, a tampa do porta-malas passou a abrir somente na parte metálica, tal qual um sedã tradicional, sem o vidro junto. A janela traseira ficou menos inclinada e a tampa do porta-malas é mais longa e reta, trazendo o perfil tradicional do Audi A4 de volta ao seu substituto.
Diferenças sutis
Outra mudança em relação ao modelo europeu é que o A5 L tem grade frontal com friso cromado na parte interna e logotipo traseiro iluminado em vermelho. A central multimídia será específica para o mercado chinês e contará com tela de 14,5 polegadas junto a uma tela auxiliar de 10,9 polegadas para o passageiro.
A única opção de motor será o 2.0 TFSI quatro cilindros turbo com sistema semi-híbrido de 48V. Haverá tração integral quattro ou dianteira, afetando a potência total do conjunto. Não há chances de o substituto do Audi A4 ser vendido no Brasil na configuração chinesa, mas sim idêntico ao A5 europeu.
Você prefere o perfil cupê do A5 europeu ou o estilo sedã do A5 L? Conte nos comentários.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
- JAC Hunter vai abalar o mercado de caminhonetes? | Impressões
- Prazo de entrega: Citroën Basalt pode chegar só no carnaval