Segundo rumores, a gigante Stellantis poderia comprar um grande grupo automotivo norte-americano. Nascida em 2021, a Stellantis atualmente reúne a Peugeot, Citroën, DS, Jeep, Fiat, Alfa Romeo e Lancia, que está renascendo com o novo Ypsilon, por exemplo.
Embora o lucro da General Motors seja inferior ao da Stellantis, esse é um movimento estratégico ousado. O grupo norte-americano detém as marcas Cadillac, GMC, Chevrolet e Buick, sendo líder no mercado norte-americano.
![Stellantis é a fusão dos grupos FCA e PSA [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/01/Design-sem-nome-990x6601-1.png)
Do outro lado, a Stellantis, com a Jeep, está perdendo território e a aquisição da General Motors poderia fortalecer a sua posição. Além disso, o grupo norte-americano possui uma presença pequena no mercado europeu, o que daria possibilidade à Stellantis de expansão, sem canibalizar as suas próprias marcas, de acordo com a publicação do site francês Auto Plus.
Como já mencionamos, são apenas rumores e especulações. No entanto, a hostilidade americana em relação aos monopólios e fusões poderia dificultar, criar barreiras e até se opor à consolidação do negócio. A pergunta que fica é: por que a escolha da General Motors em vez da Ford, que também seria um alvo interessante?
![Cadillac CT5 2025 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/09/2025-cadillac-ct5-001-1200x720.jpg)
Você acredita que uma possível concretização desse negócio dará certo? Escreva nos comentários!




Como consumidor, não gostaria que isso acontecesse. A Stellantis já tem marcas demais e monopólio nunca é bom.
"No entanto, a hostilidade americana em relação aos monopólios e fusões DE EMPRESAS NÃO AMERICANAS…" 😀
Francamente, não entendi. Logo os americanos, canibais por convicção?!!!
É fácil intender. O monopólio se for deles pode, de multinacionais de outros países não!
Imagina um Ford Ferrari FF40?
Resposta obvia, eles tem a maioria das ações classe B, que detém poder de voto, apesar de não deter a maior parte do capital total da Fird
Por que a GM e não Ford, por possíveis dois motivos: primeiro por que a situação da Ford envolve família e sérios problemas estruturais, a tornando uma empresa problemática; segundo por que provavelmente, a VW já estaria na frente nessa associação, fusão ou aquisição, já que a relação delas sempre foi bem próxima, e agora mais do que nunca. A diferença é que os alemães são muuuuuuuito mais discretos que os italianos.