Home » Novidades » Stellantis quer mudar jogo dos elétricos com Leapmotor C10 no Brasil

Novidades

Elétrico que vai além

Stellantis quer mudar jogo dos elétricos com Leapmotor C10 no Brasil

Apesar de ser chamado de super-híbrido pela Stellantis, o Leapmotor C10 é um carro elétrico com extensor de autonomia

5 min de leitura

Criada em 2015, a Leapmotor pode até parecer uma marca chinesa muito recente. Só que, diferentemente de todas as outras que atuam no Brasil, ela faz parte do grupo Stellantis e desembarca em nosso país com toda expertise de um grupo com 50 anos de atuação. Para tentar impactar na chegada, o Leapmotor C10 foi o escalado.

Duas versões, mesmo pacote

Aqui no Brasil, o Leapmotor C10 será oferecido nas versões EV e REEV. Além de um bocal de abastecimento a mais e de cores diferentes para o interior, não há distinção de equipamentos ou visual para os dois modelos. Ambos vêm lotados de itens de série, com rodas de liga-leve cinza de 20 polegadas e rack de teto.

Por dentro, o C10 elétrico puro tem revestimento em roxo escuro, enquanto o modelo com extensor de autonomia traz opção de preto ou caramelo. Já para as cores externas a Stellantis oferecer Cinza Noturno, Branco Alvorada, Cinza Tundra, Preto Eclipse e Verde Boreal.

Leapmotor C10 EV verde de traseira
Leapmotor C10 EV [divulgação]

De série, o C10 traz sete airbags, bancos dianteiros com ajuste elétrico, memória para o motorista, além de aquecimento e ventilação. Há também na lista de itens de série retrovisor com memória e aquecimento, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, teto solar panorâmico, sistema de som de 840W com 12 alto-falantes.

Ele também conta com sistema de câmeras 360 graus, piloto automático adaptativo, ar-condicionado digital de duas zonas, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado, leitor de placas, alerta de fadiga com câmera de monitoramento, alerta de ponto cego, chave do tipo cartão e alerta de saída segura.

Leapmotor C10 verde e cinza
Leapmotor C10 [divulgação]

Novo conjunto mecânico

Um dos destaques mais legais do Leap C10 é a versão REEV. Nessa variante, que é chamada de ultra-híbrida pela Stellantis, mas que na verdade é um carro elétrico com extensor de autonomia, o SUV pode chegar a 950 km com uma carga e tanque cheio. Tecnicamente ele não é um híbrido porque o motor a combustão não impulsiona as rodas.

O que faz o C10 se movimentar é um motor elétrico traseiro de 215 cv e 32,6 kgfm de torque. Com ele, o SUV atinge os 100 km/h em 8,2 segundos. A Stellantis não divulgou a autonomia somente na eletricidade, mas a mágica do sistema é que, quando as baterias acabam, o motor a combustão começa a funcionar só e somente como gerador de energia elétrica.

Leapmotor C10 REEV [divulgação]
Leapmotor C10 REEV [divulgação]

O 1.5 aspirado não é conectado às rodas do Leap C10, fazendo com que ele seja somente uma fonte de energia extra para fazer o SUV ir mais longe. É uma grande vantagem frente aos elétricos puros por ter a flexibilidade de ser abastecido em qualquer lugar para seguir viagem.

Há também o C10 EV, puramente elétrico. Ele dispensa o motor 1.5, mas mantém números semelhantes pois conta com 218 cv e os mesmos 32,6 kgfm. Contudo, sua bateria é bem maior (69,9 kWh contra 28,4 kWh do REEV). Como resultado, ele é um carro mais pesado (2.007 kg contra 1.976 kg) e, por isso, tem o 0 a 100 km/h um pouquinho mais lento: 8,2 segundos. 

Leapmotor C10 EV [divulgação]
Leapmotor C10 EV [divulgação]

Medidas

Na fita métrica, o Leapmotor C10 tem 4,73 m de comprimento, 1,68 m na altura, 1,90 m na largura e 2,82 m no entre-eixos. O tamanho do porta-malas varia de versão, sendo de 435 litros no modelo REEV, enquanto o totalmente elétrico carrega 465 litros na dianteira e 32 litros no frunk. Segundo a Stellantis, essa diferença é por conta do desenho interno.

Visual 

Projetado para o mercado chinês, o Leapmotor C10 segue fielmente a escola de design das marcas locais com desenho muito limpo e minimalista. Como todo carro da Leap, ele tem faróis com topo reto e conectados por uma barra plástica. O C10 é o único carro da marca a contar com projetor de LED.

Leapmotor C10 EV [divulgação]
Leapmotor C10 EV [divulgação]

Na lateral, ele não tem linhas fortes, mantendo um desenho mais arredondado e orgânico, enquanto as maçanetas aerodinâmicas ajudam no estilo minimalista. A traseira apresenta lanternas conectadas e um quê de Porsche Cayenne, especialmente por conta dos ombros laterais marcantes e da coluna C arredondada.

Por dentro, o modelo traz duas telas grandes, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. O console central alto chama atenção, tal qual as linhas limpas e a larga quantidade de material macio na porção mais frontal do painel. O espaço é generoso, afinal, estamos falando de um SUV de cinco lugares com porte de Jeep Commander.

Leapmotor C10 EV [divulgação]
Leapmotor C10 EV [divulgação]

Leapmotor C10: preços e versões

EV – R$ 189.990
REEV – R$ 199.990

Você teria um Leapmotor C10? Conte nos comentários.


Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar