Ao vivo
Home » Novidades » Stellantis redefine estratégia e pode cortar marcas

Novidades

Mudança de rota

Stellantis redefine estratégia e pode cortar marcas

Após assumir o controle da Stellantis, Antônio Filosa redesenha estratégia, revê metas de elétricos e busca recuperar vendas

3 min de leitura

Após a saída abrupta do ex-CEO Carlos Tavares do comando da Stellantis, Antonio Filosa assumiu o cargo. Diante de mudanças regulatórias que redesenharam o mercado, Filosa desenvolveu uma estratégia emergencial para revitalizar as marcas da gigante automotiva.

As vendas da Stellantis recuaram 15% no ano passado, sinalizando a urgência por uma virada. Na gestão de Tavares, a diretriz priorizava volume e cortes de custos em busca de margens mais altas. Uma abordagem que, segundo um relatório, foi intensificada às pressas e não entregou os resultados esperados.

Ao analisar os métodos adotados por Tavares, Filosa concluiu que a estratégia não funcionava e afirmou que pretende superar as projeções dos analistas em receita e vendas já neste ano. Em entrevista à Reuters, republicada pelo Carscoops.com, uma fonte revelou que Filosa está disposto a sacrificar margens para atingir esse objetivo, ainda que o volume atual já seja suficiente para iniciar uma mudança de rota.

Antonio Filosa com terno preto e luminárias ao fundo
Antonio Filosa [Divulgação]

Os primeiros sinais indicam avanço. No terceiro trimestre deste ano, as vendas na América do Norte registraram o primeiro crescimento após oito trimestres consecutivos de queda. Para o médio e longo prazo, Filosa trabalha com uma meta de lucro operacional entre 6% e 8%, enquanto analistas não esperam margens superiores a 5% antes de 2027.

A nova estratégia de Filosa para a Stellantis

O centro da nova estratégia é justamente reverter pontos considerados problemáticos na gestão de Carlos Tavares. Entre eles, o retorno do V8 Hemi, a simplificação da linha de produtos e a redução das metas consideradas excessivamente ambiciosas para veículos elétricos.

Além disso, o relatório também aponta que o executivo vem analisando o extenso portfólio das 14 marcas da Stellantis, incluindo nomes de baixo desempenho, como DS e Lancia. Determinado a provar que a Stellantis ainda pode produzir veículos desejados pelo público, Antonio Filosa busca reconstruir a credibilidade entre consumidores e concessionários. Uma inversão necessária após anos de declínio.

Stellantis cria uma nova estratégia após a saída de Carlos Tavares
DS 3 Crossback [Divulgação]

E você, você acredita que a nova estratégia de Antônio Filosa será suficiente para recolocar a Stellantis no caminho do crescimento? Compartilhe sua opinião nos comentários.


YouTube video

6 comentários em “Stellantis redefine estratégia e pode cortar marcas”

  1. Junior Kajueiro

    Na verdade, dentro da Stellantis já é possivel ver algumas decisões tomadas por Filosa:
    – Lancia: Roberta Zerbi, executiva altamente respeitada dentro do grupo assumiu como ceo da marca.
    Ela seguirá o cronograma de Luca Napolitano (ex ceo) que agora passou a comandar a Stellantis & You – Vendas e Serviços.
    A Lancia também está de volta ao mundo dos ralis, e se prepara para o lançamento do novo Gamma, produto de topo da marca que será lançado em 2026.
    *OBS: Curiosamente no calendário oficial, o DS7 seria lançado primeiro, mas a Lancia vem galgando importancia dentro da Stellantis, além de ser “mais barata” de produzir do que a DS.

    – DS: Diferente da Lancia, a marca vem perdendo prestigio dentro do grupo!
    As novas gerações do DS3 e DS4, foram canceladas, além disso a marca vem encerrando participação em alguns mercados. Algumas concessionárias vem dividindo espaço com Peugeot e Citroen, causando “estranheza” em uma marca que nasceu para ser “boutique” francesa.
    Alguns sites apontam que Filosa está determinado a “reintegrar” DS à Citroen, transformando novamente em uma linha de produtos futuristas, outros apontam que a marca irá sobreviver em nichos, vendendo apenas DS7 e DS8 em mercados especificos de olho em margens maiores, enquanto Lancia e Alfa Romeo crescem em destaque dentro do grupo.

    Chrysler: Indefinição.
    Diferente das outras, a Chrysler ao menos consegue ser “estável” com a dupla de minivans, para o ano que vem está prevista um “refresh” da Pacifica e a Ceo afirmou que há novos produtos chegando, vamos ver…

  2. Samuel

    Trabalho na Stellantis e acredito no potencial de cada formiguinha 👏👏👏👏👏👏👏👏

  3. Joelma dos Santos

    Eu acredito muito nessa nova estratégia.

  4. Marcos Campos

    O novo sempre vem. Falar do mau desempenho do antecessor é fácil. Difícil é fazer melhor. Com tantas marcas com mau desempenho tem que seguir em nova direção. Se nada mudar nada mudará. Vamos ver o que ele tem a oferecer além de encher o próprio bolso com muito dinheiro.

  5. Tainara Estefane

    Não tenho conhecimento de carro como gostaria mais a stellantis é uma empresa expcicional construindo carros que atende a todo gosto de clientes que gosta de carro e além de ser uma empresa que faz história a anos no mercado de automóvel de gerações que faz os clientes satisfeitos com o carro que compram
    O novo diretor merece muito sucesso assim como o antigo diretor que fez a empresa chegar onde chegou anos atrás
    Que a stellantis continua com essas maravilhosas ideias de carros sofisticados e muito modernos porque acho interessante cada fase que acontece para cada carro que é lançado no mercado dos automóvel
    Parabéns a stellantis

  6. Marcos lina

    O negócio não é fazer o mesmo sempre, é procurar descobrir pra onde o rio corre e assim traçar sua meta,entender o de vc quer ir….no mundo dos carros vc tem que evoluir de acordo o gosto dos clientes,eles deveriam se espelhar na Fiat do brasil que todo ano muda o carro pra atualizar de acordo o gosto do cliente…

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar