Parece bizarro, mas é verdade. A Citroën foi escolhida pela Stellantis para ocupar o posto da Maserati nas próximas etapas da Fórmula E. A montadora responsável pelo Basalt já começará a atuar na nova empreitada da FIA a partir da próxima temporada. A substituição ocorre em um momento turbulento para a fabricante de esportivos. Será que a Citroën vai abandonar o Rally por causa do novo projeto?
Segundo a fabricante francesa, esta será uma aventura elétrica, inovadora e que incorpora a visão da empresa em relação à mobilidade elétrica. Seu monoposto elétrico será revelado no próximo dia 20 de outubro. Em suas redes sociais, a divisão Racing Fórmula E da marca dona do C3 já tem publicações misteriosas sobre o que virá por aí.
A Stellantis pode ter substituído a Maserati pela Citroën na Fórmula E por alguns problemas complicados. A montadora italiana enfrentou dificuldades financeiras há pouco tempo e também reviu seus planos de eletrificação. Vale lembrar que ela cancelou o projeto do supercarro elétrico MC20, por entender que não haveria demanda suficiente para uma produção em larga escala.

E as vitórias acumuladas?
Com a entrada, a montadora francesa pode usar os componentes da DS Automobiles, já que ela também compete. Inclusive, a DS detém diversos títulos no automobilismo nas últimas décadas. Mas, isso ainda não é uma confirmação, pois existem rumores que ela pode não participar da próxima era dos monopostos.
De qualquer forma, a Citroën Racing agora vai disputar as etapas da Fórmula E ao lado de marcas consolidadas como Nissan, Ford, Jaguar TCS, Envision e Tag Heuer Porsche, para citar. Um porém desse novo desafio tem a ver com seu passado glorioso no Rally. Afinal, ela detém oito títulos de fabricantes e nove títulos de pilotos no WRC, a maioria na época em que ela tinha Daniel Elena e Sébastien Loeb na equipe.

A marca francesa ainda não revelou publicamente o que acontecerá em relação ao futuro em relação aos campeonatos de Rally. Uma das hipóteses é que ela foque somente na Fórmula E e a Lancia retorne a disputa com o novo Ypsilon Rally2 HF Integrale. Se este plano se concretizar, o C3 Rally3 teria seu merecido descanso após anos correndo entre as areias do mundo.
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