Depois da bagunça que Carlos Tavares fez com as operações norte-americanas da Stellantis, as marcas Dodge e Jeep foram as que mais sofreram. Afinal, eram as grandes estrelas do grupo com vendas altas e agora sofrem para encontrar seus lugares no mercado. Mas um investimento bilionário vai salvar as duas marcas.
O plano anunciado pela Stellantis prevê o investimento de US$ 13 bilhões, algo equivalente a R$ 71,3 bilhões, nas plantas do grupo nos EUA para fazer novos produtos. Ao todo serão cinco fábricas contempladas pelo investimento, com direito também a um novo produto da Ram.
Os planos da Stellantis entram em ação já em 2027, onde a fábrica de Belvidere começa a produzir a nova geração do Cherokee e a terceira geração do Compass. Só que, ao contrário do que é esperado, o novo SUV médio da marca não será igual ao modelo europeu, que tem tamanho e estilo próximo demais ao Cherokee.

A Jeep tem em desenvolvimento uma nova geração do Compass usando a plataforma Small Wide atual. A liderança no desenvolvimento desse novo carro é do Brasil, que também o produzirá em Pernambuco. Há também a chance de que um novo produto da Jeep também seja produzido nessa fábrica.
Dakota nos EUA?
A planta de Toledo, Ohio, fará a nova Ram Dakota que pode ser igual à nossa ou ser uma caminhonete totalmente diferente. Há anos a Ram clama por uma caminhonete média e finalmente a Stellantis vai atender a esse pedido. Basta saber se a caminhonete de origem francesa e chinesa será suficiente para os EUA.

Já no estado do Michigan, a Stellantis produzirá um novo SUV grande com motor a combustão ou REEV. Ainda não foi revelado que marca será a responsável por fazer esse modelo, mas pode ser a próxima geração do Jeep Grand Wagoneer, visto que a ideia é começar a fazer esse modelo por lá em 2028.
Durango vive!
Em Detroit, a fábrica da Dodge finalmente receberá a nova geração do Durango. Lançado em 2011, ele é um dos carros mais velhos da Stellantis a nível global. A nova geração deve ser baseada na arquitetura STLA Medium ou STLA Large. Mas a ideia é que ele siga como um SUV voltado a performance.

Para finalizar, a Stellantis fabricará um novo motor quatro cilindros em Indiana. Ainda não sabemos de que motor se trata e se é algo de fato inédito. Há chances de que seja o 1.3 Firefly feito no Brasil, mas com aplicação turbo para os carros de menor porte da marca ou uma nova geração do Hurricane 2.0 turbo.
Você acredita que a Dodge e a Jeep podem se salvar com as mudanças? Conte nos comentários.



Esqueceram de mencionar a Chrysler! Eles já estão com o seu próprio estudio de design e contrataram um equipe inteira de marketing para os novos tempos da empresa!
A ceo Chris Feuell, deu entrevista recente falando que a marca terá 2 novos carros em breve feitos sob o conceito Halcyon, um deles será um suv e o outro será algo que ela definiu como um Fastback.
Parece que a polemica do herdeiro querendo resgatar Chrysler e Dodge, somado a forte queda da Stellantis na America do Norte foram suficientes para Antonio Filosa focar totalmente no mercado norte americano, que é o principal mercado da Stellantis.
Isso sem contar com os fracassos de Tavares em focar apenas na europa, mas nao obter tantos resultados, fazendo com que várias decisões fossem repensadas.
Parabéns pela ressalva!
Os carros da Chrysler…New Yorker, Imperial, o 300M e 300C sedan e Touring deixaram saudades…
A Dodge tem voltar a ser Dodge.
E a Jeep tem que entender que agora tem muitos concorrentes.
que falta faz o Marchionne, com ele a stellantis estaria muito melhor, tem que investir na alma das marcas , inovar sim mas semperder a essencia .
Não ambas faleceram
Com certeza vai vingar principalmente longe do PT
Eu amo a jeep e sempre gostei da Dodge. O problema é o consumidor q prefere porcaria, coisa barata, hj em dia coisa boiolas .e vai por aí.
Dodge e jeep são sinônimos de carros grandes e fortes, eles tem que resgatar essa receita e acrescentar o que há de melhor no mercado. Carros grandes com motorzao, conforto, tecnologia, tem que estudar os concorrentes no que oferecem de melhor e melhorar.
Jeep e Dodge nos USA são veículos muito grandes e beberrões do jeito que os americanos gostam. Europeus e sul-americanos não gostam destes produtos. Não adianta querer internacionalizar estes carros, pois são produtos exclusivos aos norte-americanos.
Sou fã incondicional da DODGE e JEEP , porém dos verdadeiros… não esses JEPPINHOS que estão sendo comercializados aqui no momento
Torço p q dê certo, e q venham p p Brasil. Mais fábricas, + modelos, + concorrência. Concorrência resulta em vantagem p o consumidor
Bem que a Stellants poderia voltar à fabricar os caminhões Dodge lá noz States y no Brasil
Stellantis vai salvar Jeep e Dodge?
Aqui no Brasirzim a Fiat e a Jeep é que estão salvando a Stellantis…
A Jeep é uma marca respeitadíssima no mundo todo…sinônimo de robustez e confiabilidade…e a Dodge com seus bólidos Challenger e Charger une tradição e desempenho no mais puro DNA americano…
Seria uma lástima a Stellantis não investir nessas marcas tão adoradas quanto respeitadas pelo público…
Com Antônio Filosa no comando a Stellantis mudará e fará uma virada de mesa na América do Norte. Com certeza, teremos produtos com a essência de cada brand, porém com grande acrescimo de tecnologia e eficiências energética.