Ao vivo
Home » Novidades » Stellantis vai gastar uma fortuna para salvar Jeep e Dodge

Novidades

Corda bamba?

Stellantis vai gastar uma fortuna para salvar Jeep e Dodge

Situação da Jeep e da Dodge não está nada boa nos EUA e uma injeção de bilhões de dólares pode salvar as marcas da Stellantis

3 min de leitura

Depois da bagunça que Carlos Tavares fez com as operações norte-americanas da Stellantis, as marcas Dodge e Jeep foram as que mais sofreram. Afinal, eram as grandes estrelas do grupo com vendas altas e agora sofrem para encontrar seus lugares no mercado. Mas um investimento bilionário vai salvar as duas marcas.

O plano anunciado pela Stellantis prevê o investimento de US$ 13 bilhões, algo equivalente a R$ 71,3 bilhões, nas plantas do grupo nos EUA para fazer novos produtos. Ao todo serão cinco fábricas contempladas pelo investimento, com direito também a um novo produto da Ram.

Os planos da Stellantis entram em ação já em 2027, onde a fábrica de Belvidere começa a produzir a nova geração do Cherokee e a terceira geração do Compass. Só que, ao contrário do que é esperado, o novo SUV médio da marca não será igual ao modelo europeu, que tem tamanho e estilo próximo demais ao Cherokee.

Jeep Cherokee 2026 overland azul de frente
Jeep Cherokee 2026 [divulgação]

A Jeep tem em desenvolvimento uma nova geração do Compass usando a plataforma Small Wide atual. A liderança no desenvolvimento desse novo carro é do Brasil, que também o produzirá em Pernambuco. Há também a chance de que um novo produto da Jeep também seja produzido nessa fábrica.

Dakota nos EUA?

A planta de Toledo, Ohio, fará a nova Ram Dakota que pode ser igual à nossa ou ser uma caminhonete totalmente diferente. Há anos a Ram clama por uma caminhonete média e finalmente a Stellantis vai atender a esse pedido. Basta saber se a caminhonete de origem francesa e chinesa será suficiente para os EUA.

Ram Dakota com fundo branco estático
Ram Dakota [Divulgação]

Já no estado do Michigan, a Stellantis produzirá um novo SUV grande com motor a combustão ou REEV. Ainda não foi revelado que marca será a responsável por fazer esse modelo, mas pode ser a próxima geração do Jeep Grand Wagoneer, visto que a ideia é começar a fazer esse modelo por lá em 2028.

Durango vive!

Em Detroit, a fábrica da Dodge finalmente receberá a nova geração do Durango. Lançado em 2011, ele é um dos carros mais velhos da Stellantis a nível global. A nova geração deve ser baseada na arquitetura STLA Medium ou STLA Large. Mas a ideia é que ele siga como um SUV voltado a performance.

Dodge Durango SRT Hellcat Hammerhead
Dodge Durango Hellcat [Foto: Divulgação]

Para finalizar, a Stellantis fabricará um novo motor quatro cilindros em Indiana. Ainda não sabemos de que motor se trata e se é algo de fato inédito. Há chances de que seja o 1.3 Firefly feito no Brasil, mas com aplicação turbo para os carros de menor porte da marca ou uma nova geração do Hurricane 2.0 turbo. 

Você acredita que a Dodge e a Jeep podem se salvar com as mudanças? Conte nos comentários.


YouTube video

14 comentários em “Stellantis vai gastar uma fortuna para salvar Jeep e Dodge”

  1. Junior Kajueiro

    Esqueceram de mencionar a Chrysler! Eles já estão com o seu próprio estudio de design e contrataram um equipe inteira de marketing para os novos tempos da empresa!
    A ceo Chris Feuell, deu entrevista recente falando que a marca terá 2 novos carros em breve feitos sob o conceito Halcyon, um deles será um suv e o outro será algo que ela definiu como um Fastback.

    Parece que a polemica do herdeiro querendo resgatar Chrysler e Dodge, somado a forte queda da Stellantis na America do Norte foram suficientes para Antonio Filosa focar totalmente no mercado norte americano, que é o principal mercado da Stellantis.
    Isso sem contar com os fracassos de Tavares em focar apenas na europa, mas nao obter tantos resultados, fazendo com que várias decisões fossem repensadas.

    • Wallace Nascimento

      Parabéns pela ressalva!
      Os carros da Chrysler…New Yorker, Imperial, o 300M e 300C sedan e Touring deixaram saudades…

  2. Orlando Tourinho

    A Dodge tem voltar a ser Dodge.

    E a Jeep tem que entender que agora tem muitos concorrentes.

  3. cesar

    que falta faz o Marchionne, com ele a stellantis estaria muito melhor, tem que investir na alma das marcas , inovar sim mas semperder a essencia .

  4. Marco

    Não ambas faleceram

  5. Naldo

    Com certeza vai vingar principalmente longe do PT

  6. Hamilton

    Eu amo a jeep e sempre gostei da Dodge. O problema é o consumidor q prefere porcaria, coisa barata, hj em dia coisa boiolas .e vai por aí.

  7. Wagner

    Dodge e jeep são sinônimos de carros grandes e fortes, eles tem que resgatar essa receita e acrescentar o que há de melhor no mercado. Carros grandes com motorzao, conforto, tecnologia, tem que estudar os concorrentes no que oferecem de melhor e melhorar.

    • Arley

      Jeep e Dodge nos USA são veículos muito grandes e beberrões do jeito que os americanos gostam. Europeus e sul-americanos não gostam destes produtos. Não adianta querer internacionalizar estes carros, pois são produtos exclusivos aos norte-americanos.

  8. Sávio Almeida

    Sou fã incondicional da DODGE e JEEP , porém dos verdadeiros… não esses JEPPINHOS que estão sendo comercializados aqui no momento

  9. Azevedo de Paulínia

    Torço p q dê certo, e q venham p p Brasil. Mais fábricas, + modelos, + concorrência. Concorrência resulta em vantagem p o consumidor

  10. Manoel Maxwell Marmom

    Bem que a Stellants poderia voltar à fabricar os caminhões Dodge lá noz States y no Brasil

  11. Wallace Nascimento

    Stellantis vai salvar Jeep e Dodge?
    Aqui no Brasirzim a Fiat e a Jeep é que estão salvando a Stellantis…
    A Jeep é uma marca respeitadíssima no mundo todo…sinônimo de robustez e confiabilidade…e a Dodge com seus bólidos Challenger e Charger une tradição e desempenho no mais puro DNA americano…
    Seria uma lástima a Stellantis não investir nessas marcas tão adoradas quanto respeitadas pelo público…

  12. Andre

    Com Antônio Filosa no comando a Stellantis mudará e fará uma virada de mesa na América do Norte. Com certeza, teremos produtos com a essência de cada brand, porém com grande acrescimo de tecnologia e eficiências energética.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar