Home » Novidades » Stellantis vai lançar no Brasil SUV elétrico que usa gasolina

Novidades

O que significa essa sigla?

Stellantis vai lançar no Brasil SUV elétrico que usa gasolina

O Leapmotor C10, da Stellantis, contará com a inédita tecnologia REEV, que utiliza motor a combustão apenas para gerar energia

3 min de leitura

A Leapmotor, marca chinesa fundada em 2015 e atualmente controlada pela Stellantis, confirmou sua estreia no Brasil com o SUV elétrico C10 — que chegará ainda este ano em duas versões: 100% elétrica (BEV) e uma inédita configuração REEV. Essa última usa motor a gasolina para gerar energia elétrica para alimentar as baterias.

O modelo será lançado tanto no Brasil quanto no Chile como parte da estratégia da Stellantis para consolidar a Leapmotor na América do Sul. Além do C10, o SUV elétrico B10 também está confirmado para a região. Segundo a empresa, o C10 REEV será o primeiro modelo com essa tecnologia eletrificada à venda em nosso mercado.

Ao contrário de um híbrido convencional, o sistema REEV (veículo elétrico com extensor de autonomia) usa um motor a combustão apenas para gerar energia, afinal, ele não movimenta diretamente as rodas. “O motor a combustão foi desenvolvido exclusivamente para alimentar o sistema elétrico. Ele atua como gerador, recarregando as baterias ou fornecendo energia ao motor elétrico quando necessário”, explica Marcio Tonani, da engenharia da Stellantis na América do Sul.

Leapmotor é confiável? Quando será o lançamento do C10?
Leapmotor C10 [Divulgação]

Quais os benefícios da tecnologia REEV do Leapmotor C10?

Na prática, isso oferece ao motorista o conforto da condução elétrica com a liberdade de reabastecer com combustível, caso não haja um carregador por perto. O sistema elimina a chamada ansiedade de autonomia. Uma preocupação comum em modelos totalmente elétricos.

Diferentemente dos híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV), no REEV o motor a combustão trabalha sempre nas faixas ideais de eficiência, o que torna o conjunto mais leve, silencioso e eficiente. Além disso, a tração é sempre elétrica, garantindo desempenho e conforto acústico. Dois pilares algo cada vez mais valorizados pelos consumidores de carros eletrificados.

Cegonheira repleta de Leapmotor C10
Cegonheira com Leapmotor C10 [Luciano Gomes/ Autos Segredos/ Reprodução]

O C10 REEV será o primeiro carro com essa tecnologia em um segmento de grande volume no mercado brasileiro, e dividirá espaço com a variante totalmente elétrica (BEV) e o SUV B10, ampliando a ofensiva da Leapmotor no mercado sul-americano.

Você acredita que os carros da Leapmotor farão sucesso no Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar