O Renault Kardian não é o primeiro, nem mesmo o único, SUV subcompacto da marca francesa. Lá na Índia, a Renault conta com o Kiger, o SUV do Kwid, que agora passa por sua primeira intervenção cirúrgica, repetindo os retoques que sua irmã Triber recebeu. Mas, de traseira, não é que ele é idêntico ao Kardian?
A dianteira do Renault Kiger agora traz um novo para-choque com desenho mais agressivo. Há um forte vinco na base dos faróis que forma uma seção retangular dividindo a parte inferior do SUV subcompacto. Os faróis estão no meio do para-choque, compostos por três blocos de LEDs.
Inspirada no Boreal, a grade frontal parece o logotipo da Renault esticado e adornado por plástico cinza. A face agressiva do primo indiano do Kardian é feita por luzes diurnas de LED finas que são conectadas por uma barra preta. O SUV do Kwid também recebeu novos adesivos nas laterais, teto em preto nas versões mais caras e rodas de liga-leve novas.

Se você olhar o Renault Kiger de traseira e se confundir com o Kardian, está perdoado. Afinal, os dois modelos tem lanterna com desenho idêntico e que, se bobear, são a mesma peça. Elas não mudaram, ao contrário do para-choque, que teve uma diminuição da área em cinza. Um friso cromado, com cara de acessório de concessionária, foi introduzido entre o para-choque e a tampa do porta-malas.
Outro nível
Por ser um carro derivado do Kwid, o interior do Renault Kiger é mais simples que o do Kardian. Algo que foi ainda mais evidenciado agora que o SUV subcompacto brasileiro recebeu uma nova central multimídia e painel de instrumentos totalmente digital reformulado na linha 2026.
![Renault Kiger 2026 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/08/Renault-Kiger-2026-traseira-kardian.webp)
No SUV indiano, as mudanças foram bem sutis também. O volante tem novo miolo com logotipo flat da Renault, enquanto o painel de instrumentos digital traz novos grafismos. Ele ganhou a mesma central multimídia que o Kardian tinha antes no Brasil – será que também trava no sol?
Motor de Kardian, base de Kwid
Assim como o Renault Kardian, o Kiger usa motor 1.0 três cilindros turbo, mas bem menos potente. Lá na Índia são apenas 100 cv contra 125 cv do modelo brasileiro. A transmissão também muda, sendo CVT contra uma dupla embreagem no Brasil. Vale lembrar que a plataforma do Kiger é a mesma do Kwid.
![Renault Kiger 2026 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/08/Renault-Kiger-2026-interior-kardian.webp)
Além disso, ele conta com motor 1.0 aspirado do Kwid, com 72 cv. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou a polêmica e terrível caixa automatizada de embreagem única Easy’R. Essa transmissão existiu no Brasil somente em Sandero e Logan com motor 1.6 por um curto período de tempo.
Você preferiria que a Renault vendesse o Kiger no Brasil no lugar do Kardian? Conte nos comentários.



O Kiger não tem a traseira do Kardian. É o Kardian que tem a traseira do Kiger.
É só olhar os modelos anteriores. O Kardian é a cópia.
exatamente… pode ter frente de kwid… só que ainda sim é um Dacia Sandero Stepway para outros mercados ou relançado.
Kiger é bem anterior ao Kardian . Tem um desenho mais inspirado e moderno. Não lembra em nada o Dacia Sandero que inspirou o Kardian.
Seria legal trazer ele pra substituir o Kwid mesmo, colocar ele abaixo do Kardian
Ambos tem traseira de Dacia Sandero, quando vejo na rua sempre lembro do Sandero antes de enxergar um Kardian.
Eu acho engraçado as pessoas criticarem o fato de o Kardian, apesar de toda a diferença técnica em relação ao sandero que era vendido aqui no Brasil, se parecer com o Sandero europeu. Como se não existisse uma identidade das próprias marcas. Se vc pegar Audi, A3, A4, A6 e até A8 só mudam praticamente o tamanho(e claro equipamentos), BMW, Mercedes, Jeep… todos lembram seus irmãos!
Eu acho engraçado as pessoas criticarem o fato de o Kardian, apesar de toda a diferença técnica em relação ao sandero que era vendido aqui no Brasil, se parecer com o Sandero europeu. Como se não existisse uma identidade das próprias marcas. Se vc pegar Audi, A3, A4, A6 e até A8 só mudam praticamente o tamanho(e claro equipamentos), BMW, Mercedes, Jeep… todos lembram seus irmãos!!
VOLTA Sandero stepway no modelo 2014
VOLTA Sandero stepway no modelo 2014
Que venha o Kardian 1.6
Quando vai estar disponível pra venda no Brasil???