Há anos, a Suzuki adota uma estratégia focada em carros compactos urbanos e pequenos utilitários esportivos, cada um com identidade própria. Esse caminho segue firme com a estreia mais recente no mercado indiano. Compartilhando boa parte das peças com o Grand Vitara, o Maruti Suzuki Victoris é um pouco mais comprido e recebe os passageiros em uma cabine confortável e tecnológica.
A novidade mede 4,36 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,65 m de altura. Ou seja, em relação ao Grand Vitara, tem 15 mm a mais na altura e 10 mm na largura, mantendo o mesmo entre-eixos de 2,60 m. Na Índia, assume o papel de principal modelo da Suzuki, enquanto na Europa é classificado como um subcompacto.

Amigo do meio ambiente
O Victoris traz chapas totalmente novas, com dianteira marcada por faróis de LED maiores, grade do radiador afilada e entradas de ar no para-choque. O visual ainda ganha rodas de liga leve de 17 polegadas abrigadas em caixas de roda abauladas. Lateralmente, parece bastante com o Grand Vitara.
Na traseira, as lanternas de LED atravessam a porção posterior em um estilo que remete aos modelos da Kia. Mas é ao abrir a porta que surgem os principais destaques.

O SUV conta com multimídia de 10,1 polegadas, materiais macios ao toque e teto solar panorâmico, ampliando a sensação de espaço interno. Para o mercado indiano, há ainda iluminação ambiente configurável em 64 cores, bancos dianteiros ventilados e carregador de celular por indução.
A lista inclui também som assinado pela Harman Kardon, câmera de 360º, integração com Alexa e, pela primeira vez em um modelo da Maruti Suzuki, sistemas de assistência à condução de nível 2, presentes também no Grand Vitara.

Virá ao Brasil?
Na parte mecânica, há opções semi-híbrida, híbrido convencional e bicombustível (gasolina e GNV). O destaque é o Strong Hybrid, que combina motor 1.5 a um propulsor elétrico para entregar 114 cv e 14,3 kgfm, o mesmo do Grand Vitara.
A força é transmitida ao solo pelo sistema de tração integral AllGrip Select da marca. Os preços ainda não foram divulgados, mas o Victoris se posiciona como o SUV mais completo já oferecido pela Suzuki no mercado indiano. Por fim, ainda não há confirmação da sua vinda ao Brasil. Ele até poderia vir com motorização eletrificada. Assim, ajudaria a marca a se enquadrar nas normas do Proconve L8.

Você acha que o Victoris poderia vir ao Brasil? Conte nos comentários




Sim. Tenho um S Cross 2018 e estou aguardando pelo retorno da marca ao país para trocá-lo. Enquanto isso, sigo muito bem com meu Suzuki ” semi novo”. Econômico, ágil, confiável e bom de guiar.
A Suzuki infelizmente e nitidamente largou o Brasil de mão… uma pena. Tomara que revejam sua estratégia para o mercado nacional.