Home » Novidades » Taos perde câmbio de dupla embreagem por medo de quebrar

Novidades

Taos perde câmbio de dupla embreagem por medo de quebrar

Apesar de serem largamente usadas em carros esportivos e apreciadas, no começo, pela velocidade de troca de marcha, a transmissão automatizada de dupla embreagem está caindo em desuso. Prova disso é que o Volkswagen Taos ...

2 min de leitura

Apesar de serem largamente usadas em carros esportivos e apreciadas, no começo, pela velocidade de troca de marcha, a transmissão automatizada de dupla embreagem está caindo em desuso. Prova disso é que o Volkswagen Taos norte-americano, que usava esse tipo de câmbio, teve de trocar por uma caixa automática tradicional.

O grande problema era o receio do consumidor com esse tipo de transmissão. Além do medo de quebra, a maioria dos clientes do Taos, nos EUA, reclamava da falta de resposta da transmissão. Uma ironia, visto que o mote desse tipo de câmbio é justamente ser mais rápido do que um automático tradicional.

“Havia uma grande hesitação no DSG e os consumidores norte-americanos, a não ser que fosse um carro de performance, não gostam desse câmbio”, disse um representante da Volkswagen ao site Carscoops. “Eles pensam que o carro está quebrado, que não responde”, finaliza.

VW Taos 2025 [divulgação]
VW Taos 2025 [divulgação]

Além disso, havia o constante medo do consumidor de que o câmbio DSG viesse a quebrar no futuro. Por mais que existam diversos carros com esse tipo de transmissão, o trauma deixado pela Ford com o Powershift e até da própria Volkswagen com o DSG de algumas gerações atrás deixa os clientes com um pé atrás. 

Vale lembrar, contudo, que o câmbio DSG de dupla embreagem era usado no Volkswagen Taos somente quando equipado com tração 4MOTION. Agora, a marca fará como fez com o Tiguan, que utiliza câmbio automático tradicional de oito marchas pareado a tração nas quatro rodas.

VW Taos 2025 [divulgação]
VW Taos 2025 [divulgação]

E no Brasil?

Vale lembrar que aqui no Brasil, o Volkswagen Taos usa câmbio automático de seis marchas. Ele é oferecido no nosso mercado somente com motor 1.4 TSI e tração dianteira. Já o modelo norte-americano recentemente reestilizado, traz motor 1.5 TSI de 176 cv (enquanto o nosso 1.4 TSI tem 150 cv). Lá ele tem tração dianteira ou 4MOTION integral. 

Você gostou do visual renovado do Volkswagen Taos? Conte nos comentários.



YouTube video

Você também poderá gostar