Ao vivo
Home » Novidades » Tecnologia da Leapmotor poderá equipar outros carros da Stellantis

Novidades

Ansiedade de Autonomia

Tecnologia da Leapmotor poderá equipar outros carros da Stellantis

A tecnologia REEV da Leapmotor poderá estar presente em outros carros da Stellantis, inclusive em nosso mercado

3 min de leitura

A chamada “ansiedade de autonomia” tornou-se um obstáculo comum entre os consumidores de veículos elétricos. Para diminuir o problema, a tecnologia REEV (Range Extended Electric Vehicle) promete maior tranquilidade ao introduzir um motor a combustão que atua exclusivamente como gerador de energia para recarregar a bateria, sem tracionar as rodas diretamente.

Essa solução, empregada anos atrás no BMW i3 sob a nomenclatura Rex, não será exclusividade da Leapmotor, sendo estendida a outras marcas da gigante Stellantis. Tianshu Xin, CEO da Leapmotor International, revelou que a tecnologia está em estudo para os carros europeus. Em entrevista à mídia britânica Autocar, o executivo afirmou: “Temos a tecnologia e estamos discutindo como aplicá-la em outros produtos da Stellantis”.

Leapmotor C10 cinza parado de traseira com árvores ao fundo
Leapmotor C10 REEV [Divulgação]

Sinergia e Expansão para o Brasil

O conglomerado avalia equipar modelos da Citroën, Peugeot e Vauxhall com o extensor de alcance da Leapmotor. Em um cenário onde a demanda por elétricos puros (BEV) esfriou na Europa, os fabricantes buscam alternativas que dependam menos da infraestrutura de carregamento público.

Essa estratégia deve ecoar no Brasil. A decisão europeia reforça a declaração de Herlander Zola, Vice-Presidente da Stellantis para a América Latina, no ano passado, conforme informações do Jornal do Carro: “Usaremos o sistema da Leapmotor, apesar de ainda não sabermos quando nem quais modelos serão equipados”.

As Vantagens da Tecnologia REEV

Sobretudo, o diferencial da tecnologia REEV está na autonomia estendida. Como o motor a combustão funciona apenas como gerador, o condutor pode reabastecer o tanque de combustível e seguir viagem enquanto a bateria é recarregada em movimento. O motor elétrico permanece como o único responsável pela tração do veículo.

No Leapmotor C10, já disponível no Brasil por iniciais R$ 219.990, o motor 1.5 turbo a gasolina atua como gerador para a bateria de 28,4 kWh. A energia alimenta o motor elétrico de 215 cv e 32,6 kgfm. Além disso, vale lembrar que a Stellantis detém 51% da operação internacional da Leapmotor, e essa sinergia pode permitir que a marca chinesa utilize plataformas do grupo no futuro.

Leapmotor C10 em movimento de traseira é um SUV equipado com a tecnologia REEV
Leapmotor C10 REEV [divulgação]

“Qual a sua opinião sobre os veículos elétricos? Você acredita que a tecnologia REEV será o ponto de virada para a mobilidade zero emissão? Escreva nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar