Ao vivo
Home » Novidades » Tesla encerra produção de Model S e Model X para fabricar robôs humanoides

Novidades

Sai carro, entra robô

Tesla encerra produção de Model S e Model X para fabricar robôs humanoides

Embora Porsche e Xiaomi tenham evidenciado o envelhecimento do Tesla Model S e do Model X, a estratégia de Elon Musk agora prioriza robôs

3 min de leitura

O carro elétrico mais importante da história está com os dias contados. A Tesla confirmou que descontinuará a produção do sedan Model S e do SUV Model X nos próximos meses. Contudo, ao contrário do que sugerem as análises sobre a pressão das marcas chinesas, o motivo é puramente estratégico. Musk converterá as linhas de montagem para a fabricação em massa de robôs.

O legado do Tesla Model S na indústria automotiva

Lançado originalmente em 2012, o Tesla Model S transformou-se no primeiro carro 100% elétrico a virar objeto de desejo global. O sedan unia luxo a uma performance avassaladora, quebrando sucessivos recordes de velocidade e aceleração. Além disso, o modelo serviu como a principal vitrine tecnológica da marca, introduzindo o sistema Autopilot e a configuração Plaid.

Com o fim de ciclo desses dele e do SUV Model X, a Tesla não planeja sucessores diretos imediatos. Dessa forma, o portfólio da fabricante se concentrará no SUV Model Y — atual líder de vendas mundial — e no sedan Model 3. A picape Cybertruck permanece em linha, embora registre volumes de vendas bem ruins.

Tesla Model S vermelho andando na estrada
Tesla Model S [Divulgação]

Adicionalmente, a empresa promete lançar o conversível Roadster e o táxi autônomo Cybercab. Entretanto, a Tesla ainda não divulgou datas oficiais de lançamento para esses projetos, sendo que o Roadster já acumula um belo atraso no cronograma original.

Por que a Tesla decidiu descontinuar o Model S?

Diferente das especulações de mercado, a concorrência feroz do Xiaomi SU7 ou do Porsche Taycan não foi a causa da morte do Model S. Na realidade, o volume de vendas atual não justifica o investimento em uma nova geração ou em atualizações profundas. Historicamente, a montadora de Elon Musk demonstra pouco apego ao legado tradicional dos modelos, priorizando a escalabilidade.

Tesla Model X azul andando na estrada
Tesla Model X [Divulgação]

Para o CEO, o foco reside no lucro e na execução de sua visão de futuro. Visto que o Model 3 e o Model Y já suprem a demanda do setor automotivo, a empresa identificou uma oportunidade mais rentável. Por esse motivo, a Tesla converterá a fábrica de Fremont, na Califórnia, para a produção dos robôs humanoides Optimus.

Essa mudança sinaliza uma transição profunda na identidade da companhia, que deixa de ser apenas uma fabricante de carros para se consolidar como uma gigante da inteligência artificial e robótica.

Você acredita que a Tesla agiu corretamente ao trocar carros de luxo por robôs? Compartilhe sua opinião nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar