Se a Tesla já foi a coqueluche dos carros elétricos, o avanço rápido e fortíssimo das marcas chinesas têm feito Elon Musk tomar medidas drásticas. Prova de que a Tesla tem sentido a ameaça da BYD em seu território dominado, a marca norte-america acaba de lançar o Model Y em versão básica com visual tipo Volkswagen Polo Track.
Batizado de Model Y Standard, o novo modelo de entrada da Tesla é US$ 5.000 mais barato que o então modelo de entrada RWD Premium. Com isso, parte de US$ 39.990. A marca também apresentou o Model 3 Standard de US$ 36.990, mas ele não tem tanta cara de carro de entrada quanto o Model Y Standard.
Escola Polo Track
Tal qual um Volkswagen Polo Track, o Model Y Standard tem dianteira diferente e bem mais simples. Sai a barra de luz contínua que atravessa toda a frente do SUV, entra no lugar um par de faróis de LED evidentemente simplificados em relação ao conjunto usado nas demais versões.

O para-choque dianteiro também é diferente, abrindo mão do segundo par de luzes e apresentando um estilo ainda mais simples. Tal qual o Volkswagen Polo Track, o Model Y basicão tem maçanetas pretas e calotas cinza. No caso do SUV elétrico, contudo, são calotas aerodinâmicas que cobrem rodas de liga-leve de 18”. Mas na mesma cor do Polo Track.
A marca ainda oferece como opcional rodas de liga-leve de 19 polegadas também com calotas aerodinâmicas na cor cinza. A escolha de cores também não poderia ser mais sem graça com Cinza Stealth, Branco Pearl (US$ 1.000 extras) e Preto Diamond (US$ 1.500). E olha só que outra coincidência, o Polo Track só é vendido nas cores cinza, preto e branco, mas tem um prata a mais que o Tesla não conta.

Sem couro vegano
Por dentro, o revestimento de couro vegano foi substituído por tecido e o console central foi simplificado. A direção agora é ajustável manualmente ao invés do controle elétrico das demais versões – o que é, na realidade, uma melhoria, visto que é preciso usar os comandos rotativos do volante para ajustá-lo.
Nada de ventilação nos bancos dianteiros, enquanto o aquecimento lá atrás também foi removido. Além disso, os passageiros traseiros agora não possuem mais uma tela para controle de ventilação, sendo substituída por controles manuais. A Tesla também cortou o rádio FM e o sistema de som tem metade dos alto-falantes que as demais versões contam.



O corte de custos do Model Y Standard também veio em forma de retrovisores externos sem rebatimento elétrico, bancos traseiros com rebatimento manual, luzes ambiente removidas e menor isolamento acústico dos vidros. Até a suspensão foi mexida com materiais mais simples e sem sistema de detecção de vibrações.
Você teria um Tesla Model Y Standard? Conte nos comentários.



Não quero nem de graça. Os Teslas dão muito problema enquanto a BYD não.
Sem falar q a desvalorização é absurda. Chegando a cair 50% em 2 anos. É só para quem tem dinheiro sobrando pra jogar fora.
Tesla é igual iPhone só fala mal quem não tem e quem nunca terá dinheiro pra comprar.