Ao vivo
Home » Novidades » Tiro no pé? Jaguar mantém o rebranding em meio às críticas

Novidades

Vai perder clientes, mas tudo bem!

Tiro no pé? Jaguar mantém o rebranding em meio às críticas

A Jaguar sofreu duras críticas ao propor um rebranding que deixou para trás a história da marca, mas a estratégia seguirá em frente

3 min de leitura

A Jaguar surpreendeu o mundo ao propor um rebranding que deixou para trás toda a história da marca. A estratégia, no entanto, não deu certo, e a nova identidade visual — alvo de polêmicas — resultou no rompimento com a agência responsável. Paralelamente, o CEO da Jaguar Land Rover, Adrian Mardell, deixará o cargo após dois anos.

A partir de novembro, PB Balaji assumirá a liderança, ficando responsável por conduzir o processo de rebranding do fabricante. O executivo já defendeu publicamente a campanha Copy Nothing, que gerou controvérsias desde seu lançamento, em dezembro de 2024, junto com o conceito Type 00.

Em entrevista ao Automotive News, publicada pelo Motor1, Balaji afirmou: “Montamos nossos planos e os carros estão sendo revelados, o que está gerando uma resposta positiva dos clientes. É isso que essa estratégia representa”, disse à mídia internacional.

Jaguar Type 00 azul que parece um ar-condicionado de frente
Jaguar Type 00 [divulgação]

Balaji também rebateu críticas do presidente Donald Trump, que classificou a direção da Jaguar como um desastre total, entre outras declarações negativas. “É preciso comparar os números com a forma como os outros estão entregando”, respondeu.

Jaguar vai perder clientes

Apesar disso, Rawdon Glover, diretor-geral da marca, admitiu que a Jaguar está preparada para perder até 85% de sua atual clientela. Em outras palavras, a retenção deve ficar em torno de 15% dos compradores que buscam um elétrico de alta qualidade.

Enquanto muitos fabricantes já reavaliam a estratégia de oferecer apenas veículos elétricos, a Jaguar segue determinada a se despedir dos motores a combustão. “Design e interior são as prioridades desses clientes. Os compradores desse mercado pouco se importam com o tipo de motorização”, comentou Glover.

Como será o próximo capítulo da história da Jaguar? Imagem mostra novo carro conceito da marca na cor azul com fundo rosa
Jaguar Type 00 [divulgação] [divulgação]

Balaji adiantou que, além do imponente grand tourer previsto para o fim deste ano, outros carros estão em desenvolvimento. Segundo especialistas do setor, devem ser dois veículos elétricos baseados na mesma plataforma, lançados com cerca de um ano de intervalo: um cupê e um grande utilitário esportivo projetado para rivalizar com o primeiro modelo elétrico da Bentley, ainda por vir.

O que você acha da estratégia de rebranding da Jaguar? Você concorda com a decisão da marca de abandonar toda a sua história em troca de uma nova identidade visual e carros 100% elétricos? Comente!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar