A Jaguar surpreendeu o mundo ao propor um rebranding que deixou para trás toda a história da marca. A estratégia, no entanto, não deu certo, e a nova identidade visual — alvo de polêmicas — resultou no rompimento com a agência responsável. Paralelamente, o CEO da Jaguar Land Rover, Adrian Mardell, deixará o cargo após dois anos.
A partir de novembro, PB Balaji assumirá a liderança, ficando responsável por conduzir o processo de rebranding do fabricante. O executivo já defendeu publicamente a campanha Copy Nothing, que gerou controvérsias desde seu lançamento, em dezembro de 2024, junto com o conceito Type 00.
Em entrevista ao Automotive News, publicada pelo Motor1, Balaji afirmou: “Montamos nossos planos e os carros estão sendo revelados, o que está gerando uma resposta positiva dos clientes. É isso que essa estratégia representa”, disse à mídia internacional.

Balaji também rebateu críticas do presidente Donald Trump, que classificou a direção da Jaguar como um desastre total, entre outras declarações negativas. “É preciso comparar os números com a forma como os outros estão entregando”, respondeu.
Jaguar vai perder clientes
Apesar disso, Rawdon Glover, diretor-geral da marca, admitiu que a Jaguar está preparada para perder até 85% de sua atual clientela. Em outras palavras, a retenção deve ficar em torno de 15% dos compradores que buscam um elétrico de alta qualidade.
Enquanto muitos fabricantes já reavaliam a estratégia de oferecer apenas veículos elétricos, a Jaguar segue determinada a se despedir dos motores a combustão. “Design e interior são as prioridades desses clientes. Os compradores desse mercado pouco se importam com o tipo de motorização”, comentou Glover.

Balaji adiantou que, além do imponente grand tourer previsto para o fim deste ano, outros carros estão em desenvolvimento. Segundo especialistas do setor, devem ser dois veículos elétricos baseados na mesma plataforma, lançados com cerca de um ano de intervalo: um cupê e um grande utilitário esportivo projetado para rivalizar com o primeiro modelo elétrico da Bentley, ainda por vir.
O que você acha da estratégia de rebranding da Jaguar? Você concorda com a decisão da marca de abandonar toda a sua história em troca de uma nova identidade visual e carros 100% elétricos? Comente!



