Se 2025 foi agitado, 2026 promete ser ainda mais para o setor automotivo. A partir de janeiro do próximo ano, a Volkswagen vai começar a montar os primeiros protótipos da sua nova caminhonete. Ela terá carroceria monobloco e terá a Fiat Toro como maior rival. A novata será montada na planta de São José dos Pinhais, PR, ao lado do SUV T-Cross. Mas, quando ela será lançada de fato?
Internamente, o projeto é conhecido por Udara. A equipe do Automotive Business conversou com uma fonte ligada a marca alemã e adiantou boas novidades. A nova picape entrará em linha de produção como protótipo na quarta semana de janeiro. A linha de montagem já começou a receber os insumos para sua fabricação em julho e terá os primeiros trabalhos iniciados em dezembro.
Porém, alguns ajustes ainda estão sendo feitos. De acordo com a fonte, a parte de armação da traseira da carroceria é quem demanda maior atenção neste momento. A nova caminhonete da Volkswagen foi mostrada como um conceito ao público durante o Salão do Automóvel de 2018 e na época, ela era chamada de Tarok. O modelo quer se destacar perante a Chevrolet Montana pelo porte musculoso.


Qual será o motor?
No começo de 2025, um protótipo internacional do modelo chegou a ser flagrado lá fora. Apesar de estar camuflada como o SUV Tiguan, já deu para notar alguns detalhes. A nova caminhonete terá capô amplo, grade com tamanho notório e para-choque encorpado. Ela será fabricada a partir da plataforma MQB A0, a mesma do Polo, Virtus, Tera e outros modelos.
Uma das novidades da nova caminhonete da Volkswagen tem relação com seu motor. Recentemente, a fabricante confirmou que os modelos lançados a partir de 2026 teriam algum nível de eletrificação. Dito isso, o Auto Segredos contou que existe a possibilidade da Udara contar com o motor 1.5 eTSI EVO 2. O propulsor será fabricado em São Carlos, interior de São Paulo e deverá ser semi-híbrido, inicialmente.

Lá fora, ele já é utilizado e só bebe gasolina. Assim, entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. O motor trabalha em união com um sistema elétrico de 48V, o qual substitui o motor de partida e o alternador. Mas, ele não tem força para tracionar as rodas. Ao ser nacionalizado, ele poderá ganhar sistema flex e garantir mais potência. A transmissão, tração e preços ainda seguem em segredo.
Será que a nova caminhonete da Volkswagen vai tirar o brilho da Fiat Toro? Conte nos comentários



Se vier com a stetica da foto acima na propaganda, perfeita, agora é acertar no motor 4 Cilindros confiável e câmbio também, assim Tem tudo pra ganhar o mercado da Fiat Toro, onde esse último motor T270 do grupo stelantss é uma bomba 💣💣 e esse é o momento da Volkswagen dá a tacada certeira e ganhar de vez essa briga.
Enquanto todas as montadoras parecem ter planos para rivais da Toro, a Fiat Strada nada de braçada. O que a versão mais simples da Udara vai trazer além da suspensão com molas semi elípticas pra se sair melhor que a Saveiro?
Já tem 300 anos que a VW fala desse projeto. Lembrando que o tempo da TORO já passou… já tem tempo que a STRADA tomou à liderança.
Vai ter diesel?
Deveria lançar uma a diesel com motor mwm ia vender igual água eu até desfazia da minha toro só pra comprar um carro moderno com motor mwm
Com certeza, dependendo do preço vai vender muito!
Mais uma bomba de plástico da volksvagem com prazo de validade determinado.
Tarok, com motor a diesel MWM, melhor motor do mercado,e o brasileiro tolera político corrupto, agora veículo com motor problematico não 🚫 ⛔ dá.Parabéns ótima colocação, com o motor diesel mwm não teria concorrência
Tenho.ima saveiro 2023 e bao me arrependo nem um pouco, sinceramente a strada pode ate ter um design “moderna”, mas nao chega aos pés da Saveiro. Dito isso, eu tenho certeza absoluta que a Tarox vai desbancar o Toro com porta trazeira de armário de cozinha.