Se 2025 foi agitado, 2026 promete ser ainda mais para o setor automotivo. A partir de janeiro do próximo ano, a Volkswagen vai começar a montar os primeiros protótipos da sua nova caminhonete. Ela terá carroceria monobloco e terá a Fiat Toro como maior rival. A novata será montada na planta de São José dos Pinhais, PR, ao lado do SUV T-Cross. Mas, quando ela será lançada de fato?
Internamente, o projeto é conhecido por Udara. A equipe do Automotive Business conversou com uma fonte ligada a marca alemã e adiantou boas novidades. A nova picape entrará em linha de produção como protótipo na quarta semana de janeiro. A linha de montagem já começou a receber os insumos para sua fabricação em julho e terá os primeiros trabalhos iniciados em dezembro.
Porém, alguns ajustes ainda estão sendo feitos. De acordo com a fonte, a parte de armação da traseira da carroceria é quem demanda maior atenção neste momento. A nova caminhonete da Volkswagen foi mostrada como um conceito ao público durante o Salão do Automóvel de 2018 e na época, ela era chamada de Tarok. O modelo quer se destacar perante a Chevrolet Montana pelo porte musculoso.


Qual será o motor?
No começo de 2025, um protótipo internacional do modelo chegou a ser flagrado lá fora. Apesar de estar camuflada como o SUV Tiguan, já deu para notar alguns detalhes. A nova caminhonete terá capô amplo, grade com tamanho notório e para-choque encorpado. Ela será fabricada a partir da plataforma MQB A0, a mesma do Polo, Virtus, Tera e outros modelos.
Uma das novidades da nova caminhonete da Volkswagen tem relação com seu motor. Recentemente, a fabricante confirmou que os modelos lançados a partir de 2026 teriam algum nível de eletrificação. Dito isso, o Auto Segredos contou que existe a possibilidade da Udara contar com o motor 1.5 eTSI EVO 2. O propulsor será fabricado em São Carlos, interior de São Paulo e deverá ser semi-híbrido, inicialmente.

Lá fora, ele já é utilizado e só bebe gasolina. Assim, entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. O motor trabalha em união com um sistema elétrico de 48V, o qual substitui o motor de partida e o alternador. Mas, ele não tem força para tracionar as rodas. Ao ser nacionalizado, ele poderá ganhar sistema flex e garantir mais potência. A transmissão, tração e preços ainda seguem em segredo.
Será que a nova caminhonete da Volkswagen vai tirar o brilho da Fiat Toro? Conte nos comentários


