Ao vivo
Home » Novidades » Toyota 4Runner (SW4 americano) é registrado no Brasil e pode ser resposta da marca ao Ford Everest

Novidades

SUV de sete lugares

Toyota 4Runner (SW4 americano) é registrado no Brasil e pode ser resposta da marca ao Ford Everest

A sexta geração do SUV com cara de trilheiro já aparece no INPI e pode ocupar espaço acima do SW4 caso a Toyota decida trazê-lo

4 min de leitura

A Toyota registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o 4Runner, e isso pode ser um sinal de que o SUV pode desembarcar no Brasil para se defender caso a Ford lançe o Everest em nosso mercado. Mas será que a marca vai abrir mão do SW4?

A montadora japonesa não confirmou nada, mas o movimento pode ser estratégico no segmento de SUVs grandes e pegada mais aventureira. Se for lançado por aqui, o Toyota 4Runner será posicionado acima do SW4 — tanto em tamanho quanto em proposta. Ou seja, espere por preços acima de meio milhão.

Ele é um SUV parrudo, construído sobre chassi, na plataforma TNGA-F, a mesma da picape Tacoma, Tundra e do Land Cruiser Prado, com foco em off-road e capacidade de reboque. A nova geração foi lançada em abril de 2024 e traz visual renovado e nova motorização.

Maior que o SW4 e do mesmo porte do Everest

O novo 4Runner mede 4,95 metros de comprimento, 1,87 m de altura e 1,98 m de largura, com entre-eixos de 2,85 m. Ou seja, é maior que o Toyota SW4 vendido no Brasil (4,79 m de comprimento e 2,74 m de entre-eixos) e praticamente do mesmo tamanho do Ford Everest, que tem 4,91 m de comprimento e 2,90 m de entre-eixos. 

A diferença é que o 4Runner tem mais altura livre do solo e um porte visual mais robusto, com direito até a versão Trailhunter com snorkel de fábrica. Já o SW4 é um carro que faz off-road bem, mas tem uma pegada mais luxuosa e familiar, além dos sete lugares.

Motores turbo e híbrido 

Toyota 4Runner azul estático na trilha
Toyota 4Runner [Divulgação]

Debaixo do capô, o que move o 4Runner também ganhou novidades, já que a nova geração aposentou o antigo motor V6 aspirado e adotou a linha i-Force de quatro cilindros turbo, já usada na Tacoma e na Tundra. 

As versões de entrada usam o motor 2.4 turbo de 282 cv e 42,8 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de oito marchas. As configurações mais caras ganham o sistema híbrido i-Force Max, que adiciona um motor elétrico ao conjunto, aumentando a potência para 330 cv e belos 64,8 kgfm.

Toyota 4Runner TRD Pro de frente na trilha
Toyota 4Runner TRD Pro [Divulgação]

Ambas as versões têm tração traseira ou 4×4, com modos específicos para off-road, bloqueio de diferencial e até desengate eletrônico da barra estabilizadora nas versões Trailhunter e TRD Pro.

Interior tecnológico e com até 7 lugares

A cabine do novo 4Runner também mudou bastante. Dependendo da versão, o SUV oferece central multimídia de até 14 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital de 12,3” e carregador por indução. Há opções com 5 ou 7 lugares, mas as versões híbridas não têm terceira fileira por causa do espaço ocupado pelas baterias.

Interior do Toyota 4Runner
Toyota 4Runner [Divulgação]

O acabamento varia bastante conforme a versão. As opções mais luxuosas, como a Platinum, oferecem bancos elétricos com ventilação e aquecimento, teto solar panorâmico e sistema de som premium JBL. Já as versões mais aventureiras, como TRD Off-Road e Trailhunter, usam materiais mais resistentes e fáceis de limpar, já que o foco é fora de estrada.

Toda a linha do 4Runner traz o pacote Toyota Safety Sense 3.0, com piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa com centralização, leitor de placas de trânsito e farol alto automático. Além disso, há monitor de ponto cego, alerta de tráfego traseiro, assistente de reboque e câmeras com visão 360°.

Interior do Toyota 4Runner
Toyota 4Runner [Divulgação]

Em versões mais caras, há ainda recursos como retrovisor interno com tela de câmera e suspensão adaptativa.

Preço nos EUA e possível preço no Brasil

Nos Estados Unidos, o novo Toyota 4Runner parte de US$ 41.270  na versão SR5 (cerca de R$ 235 mil)  e vai até US$ 67.400  na TRD Pro (aproximadamente R$ 384 mil). Claro, esse número subiria bastante com impostos de importação caso o modelo realmente viesse para o Brasil.

Toyota 4Runner TRD Pro de frente na trilha
Toyota 4Runner TRD Pro [Divulgação]

Se chegar por aqui, o 4Runner teria um posicionamento acima do SW4, hoje seria vendido acima dos R$ 500 mil, tomando em conta que a versão mais cara da SW4 custa R$ 469.890.

Você acha que o Toyota 4Runner daria certo no Brasil como um rival para o SW4 e o possível Ford Everest? Ou o preço vai ser alto demais? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

2 comentários em “Toyota 4Runner (SW4 americano) é registrado no Brasil e pode ser resposta da marca ao Ford Everest”

  1. Wilton

    “Sempre foi fascinado por carros desde pequeno” é ótimo.

  2. Antonio Ulisses

    Com certeza daria certo…..

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar