Assim como aqui no Auto+ que defendemos que carros MHEV não podem ser considerados híbridos, a Toyota está no mesmo time. A marca japonesa acusou de medida enganosa as montadoras que usam da prática de chamar carros semi-híbridos de Hybrid. Aqui no Brasil, a carapuça serve para Fiat, Peugeot, Kia e CAOA Chery.
O forte discurso veio de Sean Hanley, líder de vendas e marketing da Toyota na Austrália em entrevista ao Carscoops. “Eu tenho visto que a tecnologia híbrida tem sido usada de maneiras muito diferentes nos últimos anos. Agora, boa sorte para as pessoas para entender”, afirmou o executivo
Só que, o ponto mais enfático veio depois onde ele afirmou que “a Toyota vai deixar muito claro o que é um híbrido para eficiência, o que é um híbrido para performance e o que é um sistema MHEV. Na nossa opinião, um sistema MHEV não representa um híbrido. E eu acho que as marcas têm a responsabilidade de deixar isso claro”.

O que é um carro semi-híbrido?
Para ficar mais claro, um carro classificado como MHEV possui um motor elétrico no lugar do alternador e do motor de partida. Esse motor é pequeno e apenas alivia o esforço do propulsor a combustão, reduzindo consumo e emissões. Contudo, ele não consegue fazer as rodas se moverem sozinhas.
O princípio de um carro híbrido de verdade é que haja pelo menos dois motores e que um seja movido a um combustível regular e o outro seja impulsionado por eletricidade. Só que, para ser classificado como híbrido de fato, é preciso que cada um dos motores consiga mover o carro sozinho. Por isso o MEHV é considerado semi-híbrido.

Nisso a Toyota concorda, tanto que Sean voltou a tocar no ponto ao dizer que “eu quero deixar claro que quando você comprar um Toyota MHEV, que atualmente existe na Hilux e no Land Cruiser Prado, você não está comprando um híbrido. Eles não são híbridos, de jeito nenhum”.
No Brasil, algumas fazem isso
É uma estratégia diferente do que é feito no Brasil por quatro marca: Fiat, Kia, CAOA Chery e, mais recentemente, Peugeot. As quatro fabricante são as únicas que vendem carros MHEV como híbridos, anunciando isso em propagandas e colocando o logotipo Hybrid em seus modelos.
![CAOA Chery Tiggo 5X Pro [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/06/caoa-chery-tiggo-5x-pro-hybrid-1_edited-1200x720.jpg)
Marcas como BMW, Audi e Mercedes-Benz, para citar alguns exemplos, também comercializam seus carros semi-híbridos no Brasil, mas não os anunciam como Hybrid. Mas vale um adendo sobre o que a Toyota disse, em alguns mercados a marca vende a Hilux MHEV como Hilux Hybrid. Será que essa mudança será feita a partir de agora?
Você concorda que carro MHEV não é híbrido? Conte nos comentários.



Essa denominação e especificação para Híbridos tem que ser melhor regulamentada.
Daqui a pouco, as montadoras colocarão em série duas pilhas recarregáveis e dirão que é um híbrido super leve de 3V. Tem carro comum, com motores aspirados, que andam tão bem quanto os turbos e são bem mais econômicos que qq um desses híbridos fake. City e Yaris são exemplos desses carros. Até pouco tempo atrás, havia híbridos que o sistema nem funcionava e os motoristas nem detectavam a ausência da “ajuda” dessa bateria auxiliar.
FALTOU UM “S” aqui em maraca:
No Brasil, algumas fazem isso
É uma estratégia diferente do que é feito no Brasil por quatro marca: Fiat….
parabéns. boa reportagem
Sobrou um A em marca….
Concordo plenamente com a Toyota nem o carro dela no Brasil é híbrido mais vendido como tal , portanto ela deveria ser a primeira aqui a mudar de HEV para Mev ou Mpev , crio que a discussão é valida e os mercados devem se enquadrar idem para classificação de SUV , compacto , médio e grande , como outra avaliação feita erroneamente a classificação de vendas de veículos não se pode misturar atacado e varejo mais benditos no varejo e no atacado depois informar como a marca mais vendida no total.
Exatamente
Vender carro e dizer tem um motor elétrico e um motor combustão e híbrido caso contrário é propaganda enganosa
Fui a muitos anos cliente da Toyota mais ela não valoriza seus clientes hoje estou s 4 anos com a sw4 da minha esposa jogado no pátio da Toyota em fortaleza em fortaleza e nada de resolverem ou dar alguma solução para um acordo e resolver o problema.
Toyota munca mais até resolverem o problema da minha esposa
Claro que MHEV não é híbrido. Na minha opinião, o híbrido que faz todo o sentido é o PHEV. O HEV ajuda um pouco, mas nao faz tanto sentido em economia quanto o PHEV.
O relato acima da Toyota foi bem explicito quanto ao carro híbrido tem que ter 2 motores que impulsionam o veículo 1 com combustível regular e outro a eletricidade.
Concordo plenamente!
Novela parecida com a dos câmbios automatizados…. Afinal quem compra esse tipo de carro quer isenção e ficar fora de rodízio e nem tá ligando pra ser híbrido de fato ou não.
O pior de tudo desses carros que usam um motorzinho de liquidificador é ser isento do rodízio veicular no municipio de São Paulo. Além de tudo cobram 20% a mais do que um carro 100% a combustão e a economia de combustível é irrelevante.
A regra é clara, se tiver ao menos 4% da potência vinda do motor elétrico, é híbrido.
Além disso, os MHEVs de Kia, Chery e Mercedes conseguem mover o carro só com o motor elétrico, ao contrário do que é dito no texto.
Concordo que alguns MHEV não devem ser considerados híbridos, como é o caso dos Fiat e Peugeot, que usam um sistema de 12v. Mas falar que para ser híbrido cada motor precisa mover a roda de forma independente, quer dizer que os REEV também não são considerados híbridos?
Concordo com a Toyota Fiat Peugeot e Cherry são só enganação não tem eficiência em consumo, governo deveria fiscalizar e proibir essas marcas de usar o nome de híbrido, híbrido de vdd tem que ter eficiência em consumo de combustível,as marcas citadas só aumentou o preço do veículo, gato por lembre
Eh golpe pra todo lado
Em um País em que se falsifica de tudo, remédios, celulares, relógios, bebidas de todos os tipos,gêneros alimentícios etc… E porque não uma propaganda enganosa sobre veículos ? Vivemos em um País da verdadeira impunidade aos GRANDES e PODEROSOS , a lei só pune os pobres e de ideologia política diferente das mesmas dos nossos governantes, políticos e da justiça brasileira.
Você iniciou até bem o seu texto, mas teve um final lamentável. Seu mito e comparsas estão presos porque cometeram crimes, apenas isso.
Perfeito!! Pais da mentira, enganaçao, sociedade falida, futil, qquer empresa vem de fora e daz o que quer! Se ate o PCC tem fundos na bolsa, entao….obviamente, o crime compensa muito para muitos……acreditar em quem nesse pais ?
Sempre falo nos brasileiros fomos enganados
Não é mesmo
O Híbrido precisa usar a força de ambos os motores para mover o veiculo, já o semi hibrido não ele apenas auxilia o motor a combustao no novimento de traição fazendo que haja um menor consumo de combustível.
As marcas deveriam deixar isso muito claro na hora da venda.
Simples assim.
Sempre achei isso engraçado. Infelizmente, muitas pessoas compram enganadas.
E um Corola que vendem como flex mas a peópria Toyota fala para não usar etanol é o quê?
se tem alguem com moral para falar sobre esse tema e descordar de outras marcas esse nome e toyota,essa marca tem o nosso respeito.
Enganar o consumidor pode gerar no futuro um prejuízo de centenas de milhões.
Isso leva a um descredenciamento tão grande para a marca que aos poucos as pessoas começam a fazer a propaganda negativa de boca em boca, até cair em descrédito total.
Faça a coisa certa, não engana o consumidor, são eles que fazem o seu produto ser reconhecido no mercado.
a imprensa não divulga essas coisas o governo também porque não taxa ? Eles não tão nem aí pra o consumidor
Bom para quem compra um híbrido leve, isenção de IPVA por cinco anos aqui no Distrito Federal, por exemplo. Isso aí é o mesmo que um grande desconto.
Tá sentindo ameaçado seu monopólio, onde entrega tão pouco por um valor tão abusivo
A Toyota posa de boazinha, mas não é.
Seus carros, caros para o que entregam, até são bons, mas dependendo do defeito que dá, joga no barranco.
RAV4, se der pau no câmbio “inquebrável”, e dá muito.
Não tem peças, um novo não existe, se importar fica mais caro que o carro. Isso não é enganar?
No momento, estão desesperados com os chineses, daí começaram a atirar para todas as direções. Pura estratégia de marketing
Comprei um TIGGO 5X PRO HIBRID.
De acordo com as informações que está contida no manual dar logo para perceber que de híbrido não tem nada no carro.
E no próprio manual dar para entender que o motor elétrico só tem uma função, agregar mais dez cavalo de potência ao motor do carro.
Comprei o carro não por conta desta tecnologia que diz que o carro é híbrido, mas por conta de outras tecnologias que dar muito conforto, segurança e facilidade na direção.
Péra aí. Quer dizer que a TOYOTA ACUSA OUTRAS FABRICANTES DE FAZER O QUE ELA MESMA FAZ? Isso tem nome e chama-se hipocrisia. Aliás, a Toyota vem enganando os consumidores brasileiros tem tempo, mas as pessoas aqui não estão preparadas para essa conversa.