.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Interessante para o Brasil?

Toyota atualiza Corolla Cross 2026 fora do Brasil e nos deixa com inveja

Mudanças visuais aplicadas aqui e lá fora são praticamente as mesmas, mas o Toyota Corolla Cross 2026 deles ficou mais legal 

Toyota Corolla Cross de frente
Toyota Corolla Cross europeu [divulgação]

Originalmente projetado para países de baixo custo, mas depois promovido a modelo global, o Toyota Corolla Cross foi atualizado primeiro na Tailândia, depois no Brasil e agora chega aos EUA e Europa com novidades. As atualizações são pontuais e bem parecidas com as feitas por aqui, mas o Corolla Cross 2026 dos norte-americanos e europeus é mais legal.

Esteticamente, o Corolla Cross europeu e o norte-americano se diferenciam por alguns detalhes em relação ao brasileiro. O para-choque é igual em todos eles, mas a versão europeia tem a barra frontal iluminada, enquanto o das duas Américas é apenas um aplique plástico estético. 

Os faróis full-LED do Corolla Cross 2026 da Europa são mais bonitos, com desenho interno mais agressivo. O dos estadunidenses é igual ao das versões mais simples vendidas no Brasil, então nessa saímos na vantagem. Na traseira, a Europa ganha lanternas de LED com desenho interno novo diferente do Brasil, o EUA fica com o conjunto antigo.

Há também uma curiosa diferença para cada mercado. Nos EUA, o Corolla Cross 2026 tem a frente igual à do brasileiro somente na versão híbrida. Na variante a combustão, a Toyota deu a ele um outro para-choque com grade frontal grande praticamente igual ao modelo antigo. Na Europa, só há Hybrid, mas o GR-Sport deles é mais legal.

Corolla Cross esportivado

A frente foi inspirada no GR Corolla de verdade, dando ao Corolla Cross GR-Sport um estilo mais agressivo. O logotipo vai para a parte mais alta do para-choque, que é a extensão do capô, permitindo a conexão entre os faróis ficar mais agressiva. A abertura de ar inferior é mais retangular, passando a sensação de esportividade.

O curioso é que o GR-Sport europeu ganhou uma frente bastante agressiva e diferente, enquanto a traseira se contenta em ter logotipos escurecidos e nada além disso. Nem mesmo uma saída de escapamento dupla foi instalada, muito menos um aerofólio maior ou uma saia. Uma oportunidade perdida pela Toyota.

Mudanças internas

Na cabine, os dois Corolla Cross receberam painel de instrumentos totalmente digital igual ao brasileiro. Além disso, agora a central multimídia é bem maior, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de botões físicos para controlar o volume. A maior mudança está na parte inferior do console central, que ficou mais refinada.

O SUV médio ganhou um novo suporte retangular texturizado e herdou a manopla de câmbio do RAV4. O botão do freio de estacionamento foi desligado e o console central agora tem mais espaço para bugigangas. Há também um novo carregador de celular por indução.

Algumas coisas se mantém

Na parte mecânica, as alterações dependem do mercado. Na Europa, o Corolla Cross 2026 teve sua suspensão recalibrada. Na versão GR-Sport, ela está 1 cm mais baixa e firme, enquanto a direção está mais firme e responsiva. O modelo também recebeu modos de condução Sport e Neve. Nos EUA, não houve nenhuma alteração mecânica. 

Na Terra do Tio Sam, o Corolla Cross 2026 usa o mesmo 2.0 quatro cilindros aspirado de 171 cv do Brasil junto a um câmbio CVT. Já a versão híbrida usa motor 2.0 quatro cilindros (o nosso é 1.8) que entrega interessantíssimos 197 cv. O mesmo conjunto existe na Europa, mas com 194 cv, além do 1.8 híbrido, que lá entrega 140 cv. 

Gostou das atualizações do Toyota Corolla Cross? Gostaria de vê-las no Brasil? Conte nos comentários.