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Pensando no meio ambiente

Toyota copia Chery e terá bateria de estado sólido com autonomia superior aos 1 mil km

As baterias de estado sólido possuem diferenças em relação aos dispositivos de LFP e a Toyota quer ter seu conjunto o mais breve possível

3 min de leitura

As baterias de estado sólido possuem maior densidade energética do que os dispositivos atuais e permitem autonomias maiores. É pensando nisso que a Chery usará logo mais essa tecnologia e a Toyota também. A marca japonesa quer iniciar a fabricação desse tipo de bateria para equipar seus carros até o fim desta década. Segundo seus executivos, o alcance do novo dispositivo pode ficar nos arredores de 1.200 km.

Quem adiantou essa novidade foi Keiji Kaita, presidente do centro de desenvolvimento de engenharia neutra em carbono da marca. Ele fez essa revelação durante os primeiros dias do Japan Mobility Show 2025. Em sua opinião, as baterias de estado sólido são importantes para o futuro, principalmente pela sua usabilidade durabilidade em relação aos conjuntos usados hoje.

Sua equipe se programou para equipar os futuros carros da montadora com este recurso entre 2027 e 2028. Na visão do executivo, a nova bateria é capaz de ter mais potência, triplicar a autonomia e ser mais durável do que aquelas usadas atualmente e feitas de lítio, ferro e fosfato. Outra diferença entre elas é o tamanho do dispositivo, o que poderá ajudar no espaço interno dos próximos carros elétricos da Toyota.

Imagem mostra novo SUV elétrico da Toyota, o bZ3X
Toyota bZ3X [divulgação]

Cuida um pouco mais do meio ambiente

Hiroki Nakajima, diretor de tecnologia da fabricante dona do Yaris Cross, comentou que a bateria de estado sólido poderia ser incorporada às plataformas dos modelos da marca, tanto atuais quanto futuros. Dessa forma, os automóveis teriam ampla autonomia e o dispositivo não ocuparia tanto espaço em sua instalação.

Contudo, a equipe de engenharia da montadora trabalha em baterias de íons de lítio de tamanho mais compacto. Eles esperam que o recurso ocupe menos espaço, tenha tecnologia suficiente e funcione até que os dispositivos de estado sólido sejam oficialmente lançados. Mas, não é apenas por tamanho e tecnologia que a Toyota acelerou os estudos sobre bateria de estado sólido.

Toyota Corolla Concept
Toyota Corolla Concept [Divulgação]

O novo dispositivo tem maior durabilidade do que o equipamento usado hoje e isso faz com que a pegada de carbono seja menor ao longo dos anos. Com elas atuando por mais tempo do que o esperado, menos descarte acontecerá e mais limpo será o meio ambiente.

É segredo

Como as novas baterias conseguem ser mais potentes, elas são mais indicadas para equipar carros esportivos bem potentes. Dessa forma, um dos primeiros modelos japoneses que poderia vir equipado com o novo recurso seria o substituto do Lexus LFA. A marca é a divisão de luxo da Toyota e conseguiria usar o dispositivo sem tantos problemas.

Além disso, teria os custos de produção reduzidos. Porém, Kaita disse durante seu discurso que cabe a imaginação do público se será um carro da Lexus ou da Toyota o primeiro a usar a nova bateria. Ainda não há previsão que este novo dispositivo venha ao Brasil.

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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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