Os utilitários esportivos podem ter ofuscado os sedans, mas ainda existe uma parcela de consumidores fiel às tradicionais carrocerias de três volumes. Marcas japonesas e alemãs seguem apostando nesse segmento — prova disso é a estreia da nova configuração GLi HEV do Toyota Corolla, com preços a partir de R$ 189.000, posicionando-se abaixo da versão Altis Hybrid Premium, que parte de R$ 199.990.
A estratégia facilita a entrada na era da hibridização completa, custando cerca de R$ 30.000 a menos em relação ao SUV Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 219.890). Além disso, o sedan ainda oferece maior capacidade de porta-malas em comparação ao utilitário esportivo. Outro trunfo do Corolla GLi HEV está no preço competitivo aliado ao sistema híbrido, que torna a proposta ainda mais atrativa.
Mesmo assim, os R$ 189.000 cobrados pelo Corolla GLi HEV superam o valor pedido pelo Nissan Sentra 2.0 Advance CVT (R$ 174.490) e pelo Volkswagen Virtus Exclusive (R$ 169.990 ou R$ 171.640 com cor metálica), que iremos mirar neste comparativo. A favor do sedan da Toyota, pesa o fato de ser um híbrido de verdade, o que se traduz em menor consumo, menos idas ao posto e emissões reduzidas.

Toyota Corolla GLi HEV contra Volkswagen Virtus Exclusive
O Corolla GLi é construído sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), a mesma utilizada pelo Corolla Cross. O sedan mede 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,45 m de altura e conta com porta-malas de 470 litros. Já o Volkswagen Virtus, feito sobre a arquitetura MQB (Modularer Querbaukasten), apresenta dimensões ligeiramente menores.
Como a disputa se dá entre Corolla GLi e Virtus Exclusive, ambos praticamente na mesma faixa de preço, o três volumes da da Volkswagen, feito na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e também em São Bernardo do Campo, oferece 4,56 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,48 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Em compensação, o Virtus leva vantagem no bagageiro, com generosos 521 litros de capacidade.


Essas diferenças nas dimensões impactam diretamente a habitabilidade. Os dois oferecem bom nível de materiais e arremates internos, com o Virtus Exclusive trazendo detalhes em suede que reforçam o requinte interno e sofisticação. No entanto, o Corolla GLi HEV se sobressai no espaço para pernas e joelhos dos passageiros traseiros, enquanto o porta-malas do Virtus é digno até de fazer inveja aos SUVs médios.
Itens de série do Corolla e do Virtus
O Corolla GLi HEV oferece, de fábrica, banco do motorista com regulagem em seis posições, assento traseiro bipartido (60/40), chave presencial, partida sem chave, quadro de instrumentos com tela de sete polegadas, modo de condução Sport, vidros elétricos com função um toque em todas as portas e central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Na parte de segurança, o Toyota se destaca pelo pacote Toyota Safety Sense (TSS), que inclui assistente de pré-colisão frontal com alerta sonoro/visual e frenagem automática (reconhece carros, pedestres e ciclistas), controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), além de assistente e alerta de permanência em faixa.


Já o Volkswagen Virtus Exclusive vem com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, assistente de partida em rampas e de permanência em faixa, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), banco traseiro bipartido, bloqueio eletrônico do diferencial e carregador de smartphone por indução.
Por R$ 169.990, o sedan da Volkswagen ainda agrega faróis de LED (no Corolla GLi são halógenos), rodas de 18 polegadas (ante 16 no Toyota), volante com borboletas para trocas sequenciais, multimídia VW Play de 10,1 polegadas, sistema de reconhecimento de cansaço/distração e acabamento interno com detalhes em suede, enquanto os bancos do Corolla GLi são parcialmente forrados em couro.


Sob o capô
O Toyota Corolla GLi HEV combina o motor 1.8 aspirado de quatro cilindros (101 cv e 14,5 kgfm com etanol) a um motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm, resultando em potência combinada de 122 cv. A transmissão é continuamente variável (CVT) e o sedan pode rodar apenas com a energia da bateria de 1,3 kWh em determinadas situações.
A entrega é progressiva e silenciosa, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos e velocidade máxima de 170 km/h. A tração é dianteira. Segundo o Inmetro, o consumo fica em 12,5 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol, ou 17,5 km/l e 15,2 km/l com gasolina.
![Volkswagen Virtus Exclusive [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Volkswagen-Virtus-Exclusive-13-1320x792.jpg)
O Volkswagen Virtus Exclusive, por sua vez, traz o motor 1.4 turbo com injeção direta, associado ao câmbio automático de seis marchas. São 150 cv e 25,5 kgfm. O desempenho é mais animado: 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e máxima de 209 km/h, independentemente do combustível. Sem auxílio elétrico, o Volks entrega uma condução esperta, mas no consumo: 8,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol; 11,7 km/l e 14 km/l com gasolina.
Na dinâmica, o Corolla se destaca por adotar suspensões independentes nas quatro rodas, enquanto o Virtus utiliza McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Já a frenagem é semelhante, com discos ventilados na frente e sólidos atrás.

Veredicto
O Corolla GLi HEV e o Volkswagen Virtus Exclusive entregam propostas distintas dentro de uma faixa de preço semelhante. O Toyota aposta no sistema híbrido para garantir um bom consumo, assim como melhor conforto para os passageiros traseiros e a dinâmica assegurada pelas suspensões independentes nas quatro rodas.
O Volkswagen Virtus Exclusive, por outro lado, mira quem valoriza um desempenho ágil, bem como uma condução mais esportiva. Aliás, com o motor 1.4 turbo transmite respostas mais rápidas que o conjunto híbrido do Corolla, e a suspensão mais firme favorece o contorno de curvas. Em resumo, o Corolla é racional, eficiente e focado em economia de combustível, enquanto o Virtus agrada quem busca uma condução mais envolvente.

Entre Toyota Corolla GLi HEV e Volkswagen Virtus Exclusive, qual seria a sua escolha? Compartilhe sua opinião nos comentários!



