Ao vivo
Home » Novidades » Novo esportivo da Toyota tem DNA de pista e desafia o Mercedes-AMG GT

Novidades

Ele está entre nós!

Novo esportivo da Toyota tem DNA de pista e desafia o Mercedes-AMG GT

Com capô longo, traseira curta e motor V8 4.0 biturbo, o Toyota GR GT chega para desafiar o Mercedes-AMG GT nas pistas e nas ruas

3 min de leitura

Há anos a Toyota mantinha o plano de lançar um esportivo com motor dianteiro capaz de rivalizar com o Mercedes-AMG GT e, ao mesmo tempo, servir de base para competições. Esse momento enfim chegou na forma do GR GT de rua e do GR GT3, desenvolvido especificamente para as pistas.

Seguindo a linhagem do lendário 2000GT e do icônico Lexus LFA, o GR GT nasce como um esportivo definitivo. Construído sobre um chassi de alumínio feito sob medida, o modelo também emprega componentes plásticos reforçados com fibra de carbono, reforçando o foco em rigidez estrutural e baixo peso.

Embora nem todas as especificações tenham sido divulgadas, o fabricante adiantou que o GR GT pesará 1.750 kg, com distribuição de peso 45:55 (dianteira/traseira). Na ponta da fita métrica, as dimensões mostram 4,82 m de comprimento, 2,00 m de largura, 1,195 m de altura e 2,72 m de entre-eixos.

Novo esportivo da Toyota GR GT parado de traseira com fundo neutro
Toyota GR GT [Divulgação]

E as especulações estavam certas: sob o capô o GR GT abriga um V8 4.0 biturbo com lubrificação por cárter seco, auxiliado por um motor elétrico. Ou seja, o novo esportivo da Toyota é um híbrido. O câmbio automático de oito marchas, montado na traseira, foi desenvolvido exclusivamente para o novo esportivo da Toyota.

A força do V8 biturbo do novo esportivo da Toyota

A força do conjunto é enviada apenas às rodas traseiras. Segundo a Toyota, estarão disponíveis cerca de 641 cv e 86,67 kgfm, embora a potência final ainda não tenha sido totalmente especificada. Apesar disso, o visual revela o capô longo, os faróis afilados e a traseira curta com spoiler estilo ducktail. Herdando a genética das pistas, o GR GT utiliza rodas de 20 polegadas, calçadas por pneus 265/35 R20 na frente e 325/30 R20 atrás.

Para conter o ímpeto do novo esportivo da Toyota, os freios são carbono-cerâmica nos dois eixos, enquanto a suspensão traz arquitetura de duplo braço triangular nas quatro rodas. Já ao abrir a porta, a cabine rompe totalmente com o padrão usual da Toyota, apostando em revestimentos de couro e Alcantara. Há quadro de instrumentos digital, novo volante com aletas para trocas sequenciais e central multimídia reposicionada.

Tanto o GR GT quanto o GR GT3 ainda estão em desenvolvimento, o que significa que as especificações do novo esportivo da Toyota podem mudar ao longo dos próximos meses. Apesar da ausência de informações sobre preços, as entregas estão previstas para 2027.

E você, o que achou do novo e aguardado esportivo da Toyota? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar