Ao vivo
Home » Novidades » Toyota não quer eliminar tão cedo o motor a combustão e quer usá-los até em carros elétricos

Novidades

Versatilidade

Toyota não quer eliminar tão cedo o motor a combustão e quer usá-los até em carros elétricos

A Toyota se uniu com a Mazda e a Subaru em prol do motor a combustão. O propulsor poderá ser instalado até em carros elétricos

3 min de leitura

Receosa sobre o futuro e a demanda instável, a Toyota já projeta planos futuros sobre o motor a combustão. A marca japonesa tem uma parceria com a Mazda e a Subaru lá fora e estão empenhadas no desenvolvimento de propulsores a combustão mais eficientes e que poderão equipar carros elétricos, híbridos e até movidos a hidrogênio.

Em entrevista com a equipe do Automotive News, Andrea Carlucci, vice-presidente de estratégia de produto e marketing da Toyota Europa, deu mais detalhes da novidade. Segundo ele, os futuros propulsores a combustão serão versáteis. Por isso, poderão ser instalados em qualquer tipo de eletrificação. As três marcas japonesas estão desenvolvendo motores 1.5 aspirado e turbo e 2.0 turbo diferentes dos projetos atuais.

Eles são menores e mais eficientes. Além disso, poderão serem abastecidos com gasolina, hidrogênio, combustível sintético ou biocombustível. Inclusive, o propulsor 2.0 turbo deverá ter uma calibragem especial e assim poderá equipar os esportivos da divisão GR da marca dona do Corolla. A expectativa é que os carros especiais da divisão voltado para corridas contem com 600 cv. Os novos motores a combustão ainda podem funcionar com sistema de extensor de alcance.

Imagem mostra Toyota Corolla Hybrid - Avaliação - Confira carros híbridos e elétricos que menos desvalorizam no Brasil
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2026 [Auto+ / Camila Torres]

Sem obrigação

Neste caso, o novo motor a combustão que a Toyota está fabricando não é capaz de movimentar a roda. Ele funcionará como um gerador de energia para recarregar a bateria. Este sistema em breve será mostrado no Brasil, por meio do SUV C10 da Leapmotor. A montadora dona da Hilux quer também melhorar o índice de eficiência térmica da sua linha e planeja mais novidades.

Uma delas tem haver com modelos híbridos plug-in com autonomia elétrica nos arredores de 100 km. Em conjunto com o desenvolvimento do motor a combustão, a Toyota também já desenha uma plataforma especial para veículos eletrificados. Ou seja, a arquitetura pode ser a base de carros elétricos ou híbridos. Assim, os custos de produção seriam reduzidos e a fabricação otimizada.

Motor híbrido do Toyota Corolla Cross 2026 repleto de partes pretas
Motor híbrido do Toyota Corolla Cross 2026 [Divulgação]

Por fim, Andrea revelou durante a entrevista que a marca não quer forçar a venda de automóveis elétricos em mercados sem a demanda. Ela até investe em linhas 100% movidas a bateria, como é o caso do SUV bZ4X, por exemplo. Mas, seu portfólio é mais amplo na área de híbridos, principalmente com sistema convencional, que é ofertado no Brasil por meio do Corolla, Corolla Cross e RAV4.

Você acha que os motores a combustão vão ser eliminados um dia? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar