Receosa sobre o futuro e a demanda instável, a Toyota já projeta planos futuros sobre o motor a combustão. A marca japonesa tem uma parceria com a Mazda e a Subaru lá fora e estão empenhadas no desenvolvimento de propulsores a combustão mais eficientes e que poderão equipar carros elétricos, híbridos e até movidos a hidrogênio.
Em entrevista com a equipe do Automotive News, Andrea Carlucci, vice-presidente de estratégia de produto e marketing da Toyota Europa, deu mais detalhes da novidade. Segundo ele, os futuros propulsores a combustão serão versáteis. Por isso, poderão ser instalados em qualquer tipo de eletrificação. As três marcas japonesas estão desenvolvendo motores 1.5 aspirado e turbo e 2.0 turbo diferentes dos projetos atuais.
Eles são menores e mais eficientes. Além disso, poderão serem abastecidos com gasolina, hidrogênio, combustível sintético ou biocombustível. Inclusive, o propulsor 2.0 turbo deverá ter uma calibragem especial e assim poderá equipar os esportivos da divisão GR da marca dona do Corolla. A expectativa é que os carros especiais da divisão voltado para corridas contem com 600 cv. Os novos motores a combustão ainda podem funcionar com sistema de extensor de alcance.

Sem obrigação
Neste caso, o novo motor a combustão que a Toyota está fabricando não é capaz de movimentar a roda. Ele funcionará como um gerador de energia para recarregar a bateria. Este sistema em breve será mostrado no Brasil, por meio do SUV C10 da Leapmotor. A montadora dona da Hilux quer também melhorar o índice de eficiência térmica da sua linha e planeja mais novidades.
Uma delas tem haver com modelos híbridos plug-in com autonomia elétrica nos arredores de 100 km. Em conjunto com o desenvolvimento do motor a combustão, a Toyota também já desenha uma plataforma especial para veículos eletrificados. Ou seja, a arquitetura pode ser a base de carros elétricos ou híbridos. Assim, os custos de produção seriam reduzidos e a fabricação otimizada.

Por fim, Andrea revelou durante a entrevista que a marca não quer forçar a venda de automóveis elétricos em mercados sem a demanda. Ela até investe em linhas 100% movidas a bateria, como é o caso do SUV bZ4X, por exemplo. Mas, seu portfólio é mais amplo na área de híbridos, principalmente com sistema convencional, que é ofertado no Brasil por meio do Corolla, Corolla Cross e RAV4.
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