Finalmente a Toyota apresentou ao público internacional o RAV4 reestilizado. O SUV grande japonês passou por uma profunda mudança, mas não chegou a mudar de geração. A marca japonesa aplicou mudanças na carroceria, no visual, na lista de itens de série e até na gama do modelo. Aliás, essa reestilização matou a versão a combustão e agora ele só pode ser comprado nas versões híbrida convencional ou plug-in. E quando virá ao Brasil?
O RAV4 2026 pode ser comprado nas linhas Core, Rugged e Sport e dentro delas existem versões variadas. A Core é a mais acessível e dispõe dos LE, XLE e Limited. Já a linha Rugged tem a nova versão Woodland, com estilo aventureiro e a Sport conta com SE, XSE e a inédita GR-Sport. Todas elas trazem novos faróis de LED com desenho geométrico, grade na cor da carroceria e que conecta os iluminadores e entradas de ar com tamanho que varia de acordo com a versão.
Assim, o SUV grande transmite ar mais robusto. Na versão GR-Sport, por exemplo, a entrada ampla parece a boca de um tubarão, enquanto a do Limited parece com escamas de peixe. Nas laterais, o Toyota RAV4 reestilizado deixa sempre as caixas de rodas salientes, saias laterais demarcadas, a linha de cintura é alta e as rodas podem ser de 17, 18 ou 20 polegadas e são de liga leve.

Mais detalhes
Na traseira, a tampa do porta-malas é mais saliente e tem recorte mais reto. O para-choque é mais ressaltado, as lanternas são escurecidas, interligadas e os iluminadores na vertical são de LED. A fim de se destacar dos irmãos, o RAV4 2026 GR-Sport tem ainda um spoiler amplo integrado ao teto. Aliás, essa versão pode ser comprada na nova cor vermelho Supersonic com teto preto. E a variante Woodland pode ser escolhida no tom Urban Rock.
O comprimento varia de 4,59 m até 4,61 m, dependendo da versão. O entre-eixos é de 2,69 m e a altura varia entre 1,68 m e 1,72 m. Inclusive, o Toyota RAV4 reestilizado Woodland está entre os mais altos, já que ele possui pneus todo o terreno que aumentam em até 13 mm a altura em relação ao solo. Dessa forma, o SUV enfrenta os desafios off-road sem tanto sofrimento. A plataforma segue a atual TNGA-K.

Mas, as juntas do chassi, adição de um sistema que reduz as microvibrações e melhora o isolamento acústico e mudanças na rigidez estrutural são novidades. O RAV4 GR-Sport tem ainda chassi mais rígido e ajustes exclusivos de suspensão e direção. Tudo isso foi cuidado pela Gazoo Racing, divisão esportiva da marca japonesa. Com todas as mudanças, o RAV4 de cara nova teve um ligeiro aumento no porta-malas, que passa a acomodar 749 litros.
Tem gente que não vai gostar
Na cabine, o painel de instrumentos tem 12,3 polegadas em todas as versões. A central multimídia pode ter 10,5 polegadas ou 12,9 polegadas. Head-up display é um opcional para as versões mais caras. O RAV4 reestilizado ainda estreia o sistema Arene de software. Ele cuida do funcionamento dos recursos de conectividade e o SUV também mostra o inédito Toyota Safety Sense 4.0.

Este sistema é o de itens de condução semiautônoma da marca. O console central foi redesenhado, conta com diversos porta-objetos e o acabamento pode ser de tecido ou até ultrasuede perfurado. A versão Woodland tem revestimento exclusivo e alavanca normal do câmbio (as demais possuem um seletor). E o Gr-Sport tem pedaleiras em alumínio e emblemas da Gazoo Racing. O sistema de som é JBL Premium Audio nove alto-falantes.
No entanto, há um detalhe que pode irritar os motoristas. O Toyota RAV4 reestilizado não traz tantos botões físicos para comando. O ar-condicionado, por exemplo, é comandado por teclas específicas instaladas na parte inferior da central multimídia.
Tchau versão 100% a combustão
Outra mudança que a reestilização trouxe ao SUV foi o fim da oferta de versões 100% a combustão para os Estados Unidos. Agora, os estadunidenses que quiserem um RAV4 0km só poderão comprá-lo com sistema híbrido convencional ou plug-in, algo que os brasileiro já conhecem de perto. O motor a combustão é o 2.5 aspirado de quatro cilindros e que é conectado em um propulsor que se auto carrega (HEV) e ou pode ser carregado de forma externa (PHEV).
As versões híbridas convencionais com tração dianteira contam com 229 cv e 239 cv com tração integral. Já o RAV4 PHEV 2026 só tem tração integral e 324 cv. Aliás, essa variante passa a ter bateria de 22,9 kWh de capacidade e de íons de lítio. Ela pode ser carregada em tomada de corrente contínua e precisa de 30 minutos para ter a carga completada de 10% até 80%. A autonomia elétrica pelo ciclo internacional é de 100 km.

Se os norte-americanos optarem por uma versão com tração dianteira, eles contam com capacidade de reboque de 794 kg. Já com tração integral, o recurso aguenta até 1.588 kg. A chegada às concessionárias estadunidenses deve acontecer até o fim de 2025 e os preços ainda não foram revelados. Sua vinda ao Brasil é aguardada, mas mais para frente.
O que você achou do novo RAV4? Será que ele fará sucesso assim que chegar? Conte nos comentários