A Toyota anunciou oficialmente a retomada gradual da produção dos seus carros nas plantas de Sorocaba e Indaiatuba, ambas no interior de São Paulo. A fabricação dos modelos da marca está paralisada desde o último dia 22 de setembro, quando a instalação de Porto Feliz, interior de São Paulo, foi duramente atingida por uma tempestade e que deixou graves consequências. E como fica o lançamento do Yaris Cross nessa história?
Em um comunicado oficial, a fabricante japonesa agradeceu todo o apoio recebido durante este momento. Além disso, ela pontuou os motores e demais peças chegarão ao Brasil importados de instalações mundiais. A produção gradual começará no próximo dia 3 de novembro e vai contemplar neste momento a fabricação das versões híbridas dos modelos médios Corolla e Corolla Cross.
As unidades montadas serão destinadas tanto ao mercado brasileiro quanto ao de exportação e a marca espera contemplar a recuperação do volume produtivo perdido entre os meses de setembro e outubro. A Toyota reforçou que a segurança e a saúde de seus colaboradores são as prioridades deste momento e que a planta de Porto Feliz, segue sem prazo definido para reiniciar suas operações.

Como ficou o lançamento do Yaris Cross?
O que acontece é que a instalação está passando por análise da extensão de danos e os trabalhos atuais na localidade priorizam entender a condição do maquinário e a transferência das suas linhas de produção. Dese modo, o sistema de suspensão temporária de contrato, o lay-off, segue em vigência para os trabalhadores desta instalação. Os funcionários das plantas de Sorocaba e Indaiatuba voltarão das férias emergenciais no próximo dia 21 de outubro.
A montadora espera que a produção dos modelos a combustão tanto para o Brasil quanto exportação seja retomada em janeiro de 2026. Aí, ela vai contemplar carros como as versões mais acessíveis do Corolla, Corolla Cross e até do Yaris Hatch (para exportação somente). O ritmo ganhará força aos poucos e deve atingir o volume regular em meados de fevereiro.

Por fim, a Toyota contou que segue atenta à evolução da situação e deu alguns detalhes sobre a chegada do Yaris Cross. Ele viria neste segundo semestre do ano, mas teve seu lançamento postergado. Ele será o primeiro SUV compacto da fabricante e virá para azucrinar o Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e companhia.
As versões mais baratas terão o motor 1.5 aspirado flex de 110 cv e o câmbio será automático do tipo CVT. Já as variantes mais caras terão o conjunto híbrido convencional. Ou seja, ele combinará um motor a combustão flex e mais um conjunto elétrico que se auto carrega. A estimativa é que a potência fique na casa dos 115 cv. A expectativa é que seus preços gravitem entre R$ 150 mil e R$ 190 mil.

Está ansioso para ver o Yaris Cross de perto? Acha que ele incomodará o Chevrolet Tracker? Conte nos comentários



Com certeza.
Quando que chega para a compra.
Eu estou aguardando o yaris Cross desde o começo do ano, ia comprar tracer, mais resolvi esperar um Toyota, eu tenho um yaris sedan não quero sair da marca Toyota.
Dona toyota eu deixo aqui o meu pedido fazer outras montadoras de motores em outros estados assim se acontecer de novo não afetará a produção dos motores e a gente não fica sem os corollas e vocês continuam a vender .obrigada
Demorou muito de pois de tanto anuncio
Eu estou aguardando o Yaris Cross desde Agosto/24,que por falta de uma data pra lançamento comprei um Corolla Gli,em novembro/24 q hoje se encontra com 112.567KM e contando, com revisões todas feitas concessionária;e desde então estou ansioso pra esse lançamento q achei que seria agora em outubro/25,pra mim troca por essa nova versão do yaris Cross. Porém mais uma vez adiada.
Estou esperando p comprar yiares já tenho um👍🏼🤠
Estou aguardando a chegada do Yaris Cross, tinha um Yaris Hatch e foi vendido e não gostaria de sair da marca. Aguardo com ansiedade o retorno da produção o mais brevê possível!!!
Att.
Final de novembro de 2024, fui trocar, o meu Etios Sedan Platinum, por Yares, ja não tinha para entrega. Estou aguardando o lançamento de yares Cross, com muita ansiedade.
Eu aguardo o yares Cross desde agosto de 24 paguei a entrada simbólica e só atraso em cima de atrasos, pra complicar bateram no meu sw4 2002 e seguradora só empurra estou sem carro
A princípio o preço era: a partir de 130. Agora já é de 150. ninguem sabe nada, só especulação. Quando chegar mesmo já estará custando a partir de: 170.
Não tenho mais paciência de esperar o Yaris Cross vou comprar um WR-V assim que chegar.
Estou no aguarde do yares cross,não t em data do lançamento?
Eu tenho um pedido de um Corolla Cross XR entrega prevista para início de outubro TEM CHANCE DESSE CARRO VIR IBRIDO PELO MESMO PREÇO para Taxista?