A fim de ampliar seu portfólio de modelos ecológicos, a Toyota acaba de revelar seu novo SUV compacto elétrico, o Urban Cruiser. Ele tem desenho com aspecto futurista, mas linhas mais conservadoras. Será oferecido com tração FWD ou AWD e pode ter até dois motores. Porém, não parece muito com o Suzuki eVitara?
O Urban Cruiser chegará apenas em 2025, mas ele mede 4,28 m de comprimento e será uma opção entre o Yaris Cross e o C-HR, lá fora. O exterior tem leves mudanças em relação ao eVitara, como por exemplo na dianteira. No SUV da Toyota, os faróis são finos e possuem desenho geométrico. Aliás, ele tem iluminadores quadrados em cima dos iluminadores principais.
Assim, parece que são olhos do modelo. Eles são interligados por uma barra escurecida. A grade é fechada no centro e tem abertura na parte inferior do para-choque. Nas laterais, o novo SUV compacto elétrico da Toyota tem peças escurecidas, como as caixas de rodas e proteções nas portas. Desse modo, transmite ar mais robusto.
Aperta os olhos para ver mudanças
A linha de cintura é alta e a traseira é mais saliente. Contudo, é bastante similar a do modelo da Suzuki. As lanternas são escurecidas e interligadas. Há um pequeno spoiler integrado ao teto e o para-choque possui peças escurecidas. As rodas são praticamente idênticas entre os SUVs japoneses e se diferem apenas pelo símbolo da fabricante.
Na cabine, ambos trazem painel de instrumentos de 10,25 polegadas integrado com a central multimídia de 10,1 polegadas. O SUV elétrico da Toyota tem o console central flutuante, acabamento escurecido, sistema de som assinado pela JBL e mais destaques. Seu teto é panorâmico e ele possui diversos itens de condução semiautônoma ADAS.
No console do Urban Cruiser, há um seletor de marcha, freio de estacionamento eletrônico e outros botões físicos. De acordo com executivos da Toyota, ele oferece espaço interno amplo, pois possui 2,70 m de entre-eixos. Seu bancos traseiros são reclináveis e deslizantes.
Qual a motorização?
O novo SUV compacto elétrico da Toyota será oferecido em três versões. As com tração FWD podem ter 142 cv e bateria de 49 kWh de capacidade ou 172 cv e bateria de 61 kWh. Elas possuem apenas um motor elétrico. Já com tração AWD, a potência é de 182 cv, a bateria tem 61 kWh e ele desfruta de dois motores elétricos.
No entanto, a autonomia pelos ciclos internacionais ainda não foi divulgada. Vale ressaltar que as baterias são feitas de ferro, fosfato e lítio. O Urban Cruiser e o eVitara usam a mesma plataforma. Ele será apresentado em janeiro de 2025, durante o Salão do Automóvel de Bruxelas, capital da Bélgica.
O preço não foi revelado. A Toyota quer atingir zero emissões de CO2 na Europa até 2035. Além disso, ela quer neutralidade em carbono até 2040 e pretende lançar 15 carros de emissão zero até 2026, sendo seis deles elétricos. E ainda não há confirmação da vinda do Urban Cruiser ao Brasil.
O que você achou do novo SUV elétrico da Toyota? Conte nos comentários