Depois de mais um de mês de paralisação por conda do desastre da fábrica de Porto Feliz, a Toyota voltou a produzir seus carros no Brasil. A montadora japonesa encontrou saídas para atender a demanda local em relação aos seus produtos. Contudo, apenas duas versões dos médios Corolla e Corolla Cross voltaram a ser montados neste momento. Mas como ficou a situação do SUV compacto Yaris Cross?
Neste primeiro momento, as plantas de Sorocaba e Indaiatuba, ambas no interior de São Paulo, vão produzir somente as versões híbridas convencionais dos rivais do Nissan Sentra e Jeep Compass. Peças importadas do Japão vão chegar para ajudar na finalização da montagem dos motores eletrificados dos modelos japoneses.
Ambas instalações estão funcionando com dois turnos de montagem. Vale lembrar que toda a produção brasileira da Toyota esteve paralisada entre 23 de setembro e 2 de novembro. As versões a combustão dos Corolla e Corolla Cross só voltarão a serem fabricadas no Brasil em 2026. O que acontece é que a planta de Porto Feliz ainda está sendo avaliada após o vendaval que a destruiu.
![Toyota Corolla Cross XRX [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/06/9Rhm9as5-Toyota-Corolla-Cross-XRX-24_edited-jpg.avif)
Vai ou não vai para o Salão?
Como a fábrica de Porto Feliz segue desativada momentaneamente, parte da produção de motores também está paralisada. Com isso, o Yaris hatch segue sem fabricação (hoje, sua linha é voltada para exportação) e o SUV compacto Yaris Cross teve sua estreia adiada. Ele será o primeiro SUV acessível da fabricante e estaria entre as principais novidades da marca para este ano.
Ele terá cerca de 4,30 m de comprimento, diversos itens de série e contará com versões híbridas convencionais. Seus maiores rivais serão o Honda HR-V, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross. Agora, seu lançamento foi postergado para 2026. Outro problema que a Toyota enfrentou após o vendaval foi em relação à sua participação na próxima edição do Salão do Automóvel de São Paulo.

O evento acontecerá ainda em novembro e a montadora até teve de cancelar sua participação. Mas, como ela conseguiu voltar a produzir, agora contará com um estande próprio e outro espaço dedicado para a Lexus, sua divisão de luxo. Por lá, o público poderá saber em primeira mão o que as marcas japonesas trarão de novidades a partir do próximo ano.
Gosta dos carros da Toyota? Está ansioso para o próximo Salão do Automóvel de São Paulo? Conte nos comentários


