Home » Novidades » Toyota volta a registrar caminhonete inédita no Brasil

Novidades

Para o trabalho ou lazer!

Toyota volta a registrar caminhonete inédita no Brasil

A Toyota registrou novamente a Hilux Champ no Brasil. Será que o utilitário pensado para mercados emergentes vai conquistar espaço por aqui?

3 min de leitura

A Toyota voltou a registrar imagens de patente da Hilux Champ no Brasil. O primeiro movimento havia ocorrido no ano passado. Esse novo registro reacende as dúvidas, já que a caminhonete lançada em 2023 foi projetada para mercados emergentes, com foco tanto no trabalho quanto no lazer.

Lançada inicialmente na Ásia em 2023, a Toyota Hilux Champ aparece no novo registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que revela o utilitário por completo. No entanto, isso não confirma seu lançamento no Brasil — trata-se, possivelmente, de uma estratégia para preservar os direitos de cópia da marca.

Embora o registro traga questionamentos sobre a chegada da Toyota Hilux Champ ao nosso mercado, rumores sobre a sua vinda à América Latina circulam desde 2023. A possibilidade de produção local, na fábrica de Zárate, na Argentina, chegou a ser considerada.

Apesar disso, segundo informações do Motor1 Brasil e do Motor1 Argentina, o chamado Projeto IMV0 teria custos de produção elevados, o que tornaria mais vantajosa a importação da caminhonete da Toyota diretamente da Ásia, em vez de fabricá-la na Argentina.

A mudança de rota da Toyota Hilux Champ

Só que produzir a caminhonete em solo argentino exigiria um elevado índice de nacionalização de peças, como estamparia, revestimentos internos, faróis e sistemas eletrônicos, o que poderia deixar a Toyota Hilux Champ entre 15% e 20% mais cara em comparação com a versão importada.

Com as recentes mudanças nas políticas econômicas da Argentina, a produção local da Toyota Hilux Champ voltou a ser considerada pelo fabricante. O modelo é construído sobre a plataforma IMV, apresentada originalmente no Japan Mobility Show de 2023 e desenvolvida em parceria com a equipe da Toyota na Tailândia.

Além disso, a Toyota Hilux Champ conta com versões de entre-eixos curto ou longo e oferece três opções de motorização: dois propulsores a gasolina (2.0 e 2.7) e um motor 2.4 a diesel sem turbocompressor. Também está disponível uma configuração chassi cabine. A caminhonete da Toyota foi concebido para ser altamente versátil, podendo receber diferentes tipos de carrocerias e acessórios personalizados.

Você acredita que a Hilux Champ teria sucesso no mercado brasileiro? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar