A Toyota voltou a registrar imagens de patente da Hilux Champ no Brasil. O primeiro movimento havia ocorrido no ano passado. Esse novo registro reacende as dúvidas, já que a caminhonete lançada em 2023 foi projetada para mercados emergentes, com foco tanto no trabalho quanto no lazer.
Lançada inicialmente na Ásia em 2023, a Toyota Hilux Champ aparece no novo registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que revela o utilitário por completo. No entanto, isso não confirma seu lançamento no Brasil — trata-se, possivelmente, de uma estratégia para preservar os direitos de cópia da marca.
Embora o registro traga questionamentos sobre a chegada da Toyota Hilux Champ ao nosso mercado, rumores sobre a sua vinda à América Latina circulam desde 2023. A possibilidade de produção local, na fábrica de Zárate, na Argentina, chegou a ser considerada.
Apesar disso, segundo informações do Motor1 Brasil e do Motor1 Argentina, o chamado Projeto IMV0 teria custos de produção elevados, o que tornaria mais vantajosa a importação da caminhonete da Toyota diretamente da Ásia, em vez de fabricá-la na Argentina.



A mudança de rota da Toyota Hilux Champ
Só que produzir a caminhonete em solo argentino exigiria um elevado índice de nacionalização de peças, como estamparia, revestimentos internos, faróis e sistemas eletrônicos, o que poderia deixar a Toyota Hilux Champ entre 15% e 20% mais cara em comparação com a versão importada.
Com as recentes mudanças nas políticas econômicas da Argentina, a produção local da Toyota Hilux Champ voltou a ser considerada pelo fabricante. O modelo é construído sobre a plataforma IMV, apresentada originalmente no Japan Mobility Show de 2023 e desenvolvida em parceria com a equipe da Toyota na Tailândia.
Além disso, a Toyota Hilux Champ conta com versões de entre-eixos curto ou longo e oferece três opções de motorização: dois propulsores a gasolina (2.0 e 2.7) e um motor 2.4 a diesel sem turbocompressor. Também está disponível uma configuração chassi cabine. A caminhonete da Toyota foi concebido para ser altamente versátil, podendo receber diferentes tipos de carrocerias e acessórios personalizados.



Você acredita que a Hilux Champ teria sucesso no mercado brasileiro? Compartilhe sua opinião nos comentários!



