Home » Novidades » Toyota Yaris Cross tem estreia adiada após desastre na fábrica

Novidades

Mais um atraso

Toyota Yaris Cross tem estreia adiada após desastre na fábrica

SUV compacto com tecnologia híbrida-flex estava com lançamento programado para outubro

3 min de leitura

A Toyota confirmou nesta terça-feira (23) mais um adiamento do Yaris Cross no Brasil. O lançamento do SUV compacto híbrido-flex, que estava previsto para outubro de 2025, foi impactado pela forte tempestade que atingiu o estado de São Paulo nesta semana e causou estragos severos na fábrica de motores da marca em Porto Feliz (SP).

Na tarde de segunda-feira (22), por volta das 13h, chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento acima de 100 km/h destelharam galpões e alagaram setores internos da planta da Toyota em Porto Feliz, responsável pela produção dos motores 1.5, 1.8 e 2.0 que equipam a família Corolla e o futuro Yaris Cross. 

Vídeos feitos por funcionários e divulgados nas redes sociais mostram telhados retorcidos, estruturas metálicas danificadas e áreas de montagem inundadas.

Comunicado da Toyota

Fábrica da Toyota em Sorocaba destruída pela chuva
Fábrica da Toyota destruída pela chuva [Reprodução]

Em nota à imprensa, a Toyota informou que a segurança dos colaboradores é prioridade e confirmou que o evento de lançamento do Yaris Cross será reprogramado:

“Na última segunda-feira (22/09), uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu a unidade de produção de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), provocando danos severos à estrutura da fábrica. Essa ocorrência impacta diretamente na produção da planta de Sorocaba (SP), onde será fabricado o Yaris Cross. Com isso, o evento de lançamento deste veículo será reprogramado.”

A montadora não deu prazo para retomada da produção de motores nem para a nova data de estreia do SUV.

SUV mais aguardado do Brasil já acumula atrasos

Toyota Yaris Cross branco parado de traseira com o chão e o fundo em azul [Foto: Divulgação]
Toyota Yaris Cross [Foto: Divulgação]

O Toyota Yaris Cross é um dos modelos mais esperados de 2025 e será o primeiro SUV compacto híbrido pleno (HEV) fabricado no Brasil, com sistema flex. Porém, desde que foi anunciado, em 2021, o projeto já acumula uma série de atrasos. Veja:

  • 2021 – Toyota confirma a produção de um SUV compacto híbrido-flex em Sorocaba (SP).
  • 2023 – Rafael Chang, presidente da Toyota na América Latina, anuncia o Yaris Cross para o 2º semestre de 2024.
  • Fim de 2023 – Escândalo da subsidiária Daihatsu por manipulação de testes de airbags paralisa o projeto.
  • Fim de 2024 – Previsão revista para julho de 2025; Yaris hatch e sedã saem de linha para abrir espaço.
  • Maio de 2025 – Obras de ampliação em Sorocaba e ajustes no motor híbrido adiam o lançamento para outubro de 2025.
  • Outubro de 2025 – Tempestade em Porto Feliz provoca novo adiamento, sem nova data confirmada.

Cinco versões confirmadas

O Toyota Yaris Cross terá cinco versões no Brasil: XR Flex, XRE Flex, XRX Flex, além das híbridas XRE Hybrid e XRX Hybrid. As configurações de entrada herdam o motor 1.5 aspirado flex de 105/110 cv e câmbio CVT, enquanto as híbridas combinam motor 1.5 ciclo Atkinson a um propulsor elétrico, entregando cerca de 115 cv.

Toyota Yaris Cross interior
Toyota Yaris Cross [divulgação]

Nas versões topo de linha, o SUV trará central multimídia de 10,25”, painel digital de 7”, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego e frenagem automática. 


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar