O Toyota Yaris Cross passou pelo crivo do Latin NCAP. O modelo avaliado é o produzido e comercializado no Brasil, na fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo. Os resultados dos testes de colisão revelam o nível de resistência do utilitário esportivo e a capacidade de proteção aos até cinco ocupantes.
Segundo o Latin NCAP, o Toyota Yaris Cross registrou 77% de proteção para adultos, 69% para crianças, 56% para pedestres e 58% em sistemas de assistência à segurança. A entidade destacou que o SUV oferece boa proteção para a cabeça e a parte inferior das pernas de motorista e passageiros em colisões frontais e laterais. Contudo, a estrutura do Toyota Yaris Cross apresentou pontos sensíveis.
Entre eles, a proteção do peito e das coxas do motorista em impactos frontais, além do tórax em impactos laterais. Ainda de acordo com o Latin NCAP, a proteção infantil foi determinante para a baixa pontuação do utilitário esportivo, que custa entre R$ 161.390 e R$ 189.990 em nosso mercado.

O que diz o Latin NCAP sobre o Toyota Yaris Cross
“A falta de um interruptor para desativar o airbag do passageiro ao instalar um SRI voltado para trás no banco dianteiro e a ausência de sinalização em conformidade com os requisitos do Latin NCAP explicam a baixa pontuação em proteção de ocupantes infantis”, afirmou a entidade.
O Latin NCAP ainda comentou, que o modelo da Toyota surpreendeu negativamente com um desempenho considerado muito deficiente em diversos aspectos. Ao contrário de concorrentes como o Renault Kardian e o Volkswagen T-Cross, por exemplo, a marca não demonstrou priorizar a segurança na América Latina e no Caribe como era esperado, afirmou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.
“É surpreendente que, depois de liderar a região em veículos seguros, a Toyota tenha reduzido seus padrões internos e lançado modelos relevantes com apenas duas estrelas. Para o Latin NCAP, a marca deve retomar o bom desempenho em segurança ao oferecer o máximo nível de proteção aos consumidores da América Latina e do Caribe”, complementou Furas.
Além disso, a proteção a pedestres também contribuiu para a nota baixa. Infelizmente, os resultados obtidos pela Toyota nesta rodada confirmam uma tendência preocupante. Nos últimos anos, o Latin NCAP tem demonstrado desempenhos abaixo do esperado para a marca, com baixos níveis de proteção para ocupantes adultos e crianças e a ausência de tecnologias-chave de segurança ativa em modelos populares de alta demanda.
E você, o que acha do Toyota Yaris Cross? Compartilhe sua opinião nos comentários!




