Home » Novidades » Toyota Yaris descartado no Brasil ganha versão híbrida GR Sport

Novidades

Compraria?

Toyota Yaris descartado no Brasil ganha versão híbrida GR Sport

Sedã ganhou motorização híbrida e versão esportiva, porém focada em economia de combustível e não desempenho

3 min de leitura

Enquanto no Brasil o Yaris deixou de ser vendido para dar lugar ao Yaris Cross, em outros mercados, o sedã compacto segue firme e acaba de ganhar novidades. A Toyota apresentou na Tailândia o novo Yaris Ativ híbrido. O modelo agora passa a oferecer motorização eletrificada e uma opção esportiva desenvolvida pela divisão Gazoo Racing.

A novidade principal é o Yaris Ativ GR Sport, que aposta em um pacote estético mais agressivo. O sedã ganhou para-choque dianteiro redesenhado com entradas de ar maiores, saias laterais mais pronunciadas, difusor traseiro, aerofólio discreto em preto e rodas de liga leve de 17 polegadas. O conjunto é completado por teto e retrovisores escurecidos e pelos tradicionais emblemas GR espalhados pela carroceria.

Por dentro, toques esportivos continuam, como os revestimentos em couro sintético preto com costuras cinza, logotipos Gazoo Racing no volante e nos encostos de cabeça, além de painel digital e central multimídia de 10,1” compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de iluminação ambiente e sistema de som Pioneer com seis alto-falantes.

Toyota Yaris Activ vermelho da Tailândia
Toyota Yaris Activ GR [Divulgação]

Mecânica eletrificada

Mas a grande novidade é o sistema híbrido. O Yaris Ativ HEV combina um motor 1.5 aspirado a gasolina de 90 cv com um motor elétrico de 79 cv, entregando potência combinada de 110 cv e torque imediato gerenciado por uma transmissão e-CVT. A bateria é de íons de lítio de 0,7 kWh, suficiente para dar eficiência sem encarecer o conjunto.

De acordo com a Toyota, o consumo chega a 29,4 km/l no ciclo tailandês, ou seja, a proposta está mais focada na economia do que no desempenho puro. Além disso, a versão GR recebeu suspensão recalibrada, direção mais precisa e barras estabilizadoras dianteira e traseira, prometendo mais firmeza em curvas do que o Yaris convencional.

Toyota Yaris Activ vermelho da Tailândia
Toyota Yaris Activ GR [Divulgação]

O motorista ainda pode escolher entre os modos Eco, Normal e Power, adaptando o carro para consumo ou resposta mais ágil conforme a necessidade.

Além da opção GR Sport, o Yaris Ativ híbrido também será vendido em versão Premium, que tem o mesmo conjunto mecânico, mas aposta em um estilo mais sóbrio com rodas de 16 polegadas e interior preto e cinza.

Motor do Toyota Yaris Activ vermelho da Tailândia
Toyota Yaris Activ GR [Divulgação]

Para quem ainda prefere motor a combustão, o modelo segue oferecendo um 1.2 aspirado de 93 cv acoplado ao câmbio CVT, disponível em quatro versões (Premium Luxury, Premium, Smart e Sport). Nesse caso, o GR Sport é exclusivo da configuração híbrida.

Na Tailândia, onde o Yaris Ativ é produzido, a novidade é hoje o híbrido mais barato da Toyota. A versão Premium custa o equivalente a R$ 122 mil, enquanto a GR Sport sai por R$ 131 mil em conversão direta.

Toyota Yaris Activ vermelho da Tailândia
Toyota Yaris Activ GR [Divulgação]

A Toyota já confirmou que o modelo será exportado para outros 23 mercados, como é o caso do sudeste asiático. Claro, o Brasil não está nos planos — por aqui, o substituto do Yaris sedã é o SUV compacto Yaris Cross, que estreia em outubro. Ou seja, pode esquecer de Yaris sedan híbrido no Brasil.


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar