Enquanto no Brasil o Yaris deixou de ser vendido para dar lugar ao Yaris Cross, em outros mercados, o sedã compacto segue firme e acaba de ganhar novidades. A Toyota apresentou na Tailândia o novo Yaris Ativ híbrido. O modelo agora passa a oferecer motorização eletrificada e uma opção esportiva desenvolvida pela divisão Gazoo Racing.
A novidade principal é o Yaris Ativ GR Sport, que aposta em um pacote estético mais agressivo. O sedã ganhou para-choque dianteiro redesenhado com entradas de ar maiores, saias laterais mais pronunciadas, difusor traseiro, aerofólio discreto em preto e rodas de liga leve de 17 polegadas. O conjunto é completado por teto e retrovisores escurecidos e pelos tradicionais emblemas GR espalhados pela carroceria.
Por dentro, toques esportivos continuam, como os revestimentos em couro sintético preto com costuras cinza, logotipos Gazoo Racing no volante e nos encostos de cabeça, além de painel digital e central multimídia de 10,1” compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de iluminação ambiente e sistema de som Pioneer com seis alto-falantes.

Mecânica eletrificada
Mas a grande novidade é o sistema híbrido. O Yaris Ativ HEV combina um motor 1.5 aspirado a gasolina de 90 cv com um motor elétrico de 79 cv, entregando potência combinada de 110 cv e torque imediato gerenciado por uma transmissão e-CVT. A bateria é de íons de lítio de 0,7 kWh, suficiente para dar eficiência sem encarecer o conjunto.
De acordo com a Toyota, o consumo chega a 29,4 km/l no ciclo tailandês, ou seja, a proposta está mais focada na economia do que no desempenho puro. Além disso, a versão GR recebeu suspensão recalibrada, direção mais precisa e barras estabilizadoras dianteira e traseira, prometendo mais firmeza em curvas do que o Yaris convencional.

O motorista ainda pode escolher entre os modos Eco, Normal e Power, adaptando o carro para consumo ou resposta mais ágil conforme a necessidade.
Além da opção GR Sport, o Yaris Ativ híbrido também será vendido em versão Premium, que tem o mesmo conjunto mecânico, mas aposta em um estilo mais sóbrio com rodas de 16 polegadas e interior preto e cinza.

Para quem ainda prefere motor a combustão, o modelo segue oferecendo um 1.2 aspirado de 93 cv acoplado ao câmbio CVT, disponível em quatro versões (Premium Luxury, Premium, Smart e Sport). Nesse caso, o GR Sport é exclusivo da configuração híbrida.
Na Tailândia, onde o Yaris Ativ é produzido, a novidade é hoje o híbrido mais barato da Toyota. A versão Premium custa o equivalente a R$ 122 mil, enquanto a GR Sport sai por R$ 131 mil em conversão direta.

A Toyota já confirmou que o modelo será exportado para outros 23 mercados, como é o caso do sudeste asiático. Claro, o Brasil não está nos planos — por aqui, o substituto do Yaris sedã é o SUV compacto Yaris Cross, que estreia em outubro. Ou seja, pode esquecer de Yaris sedan híbrido no Brasil.



