Sem nenhuma surpresa, o Toyota Yaris hatch e sedã saíram oficialmente de cena no Brasil. Os dois modelos já não constam mais na tabela de preços de agosto, confirmando que sua trajetória nacional chegou ao fim. A saída abre espaço para o próximo grande lançamento da marca, o Yaris Cross, SUV que chega em outubro com a missão de substituir os compactos e enfrentar rivais de peso como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker.
Fim de linha do Yaris
A produção nacional para o mercado brasileiro foi encerrada em 31 de dezembro de 2024. Desde então, a Toyota apenas vendia os estoques remanescentes em concessionárias.
Hoje, o Yaris segue em produção em Sorocaba somente na versão hatch para exportação à Argentina, onde tem boa procura ainda e configurou-se como quinto veículo mais vendido do país em 2024. A carroceria sedan, no entanto, já foi descontinuada.

O Auto+ procurou a Toyota Brasil que confirmou a saída do modelo hatch e sedã para a chegada do Yaris Cross.
“A Toyota do Brasil encerrou, em 2024, a produção do Yaris hatch e sedã para comercialização no mercado brasileiro após seis anos de importante contribuição para o fortalecimento da presença da marca no País e na América Latina. Reconhecido pela qualidade, durabilidade e confiabilidade, o modelo segue em produção para atender a mercados de exportação na região, como é o caso da Argentina. O fim da comercialização não afeta os empregos da unidade, que continuará funcionando em três turnos para atender às novas demandas do mercado brasileiro e de toda a nossa região.
Reforçando seu compromisso de longo prazo com o desenvolvimento do país, a Toyota do Brasil anunciou a chegada em outubro ao mercado brasileiro do Yaris Cross, com fabricação na planta de Sorocaba. A produção nacional do novo SUV compacto híbrido flex full faz parte do investimento de R$ 11,5 bilhões no Brasil.”
Tinha volume
Produzido em Sorocaba (SP) desde junho de 2018, o Yaris nasceu como sucessor direto do Etios e foi a aposta da Toyota para ocupar uma faixa acima dele, brigando com Volkswagen Polo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Honda City.

Seu apelo estava na confiabilidade da marca japonesa, no bom espaço interno e em itens de segurança que até hoje são raros no segmento, como a oferta de sete airbags em algumas versões.
Apesar disso, nunca conseguiu rivalizar de frente em vendas com os líderes Onix, HB20 e Polo, em grande parte pelo preço mais alto e pela ausência das vendas diretas — algo que impulsiona muito os concorrentes.
![Toyota Yaris 2023 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Yaris-2023_75_edited-1200x720.jpg)
Ainda assim, ajudava a compor volume para a marca. Seu melhor momento foi em 2019, quando bateu recordes de vendas: 37.690 unidades do hatch e 29.763 do sedã.
A única reestilização aconteceu em 2022, quando recebeu nova grade, para-choques, rodas e leves ajustes de design. Foi nessa fase que a Toyota também aposentou o motor 1.3 de 94/101 cv herdado do Etios, mantendo apenas o 1.5 flex de 105/110 cv com câmbio CVT que simula sete marchas.
![Toyota Yaris 2023 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Yaris-2023_31_edited-1200x720.jpg)
Mesmo assim, já era claro que o Yaris teria vida curta, já que a Toyota preparava sua fábrica para receber um produto mais estratégico.
A aposta agora é o Yaris Cross
O sucessor não vem em forma de hatch ou sedã, mas como SUV. O Yaris Cross será o primeiro SUV compacto híbrido pleno (HEV) produzido no Brasil e chega em outubro de 2025, como confirmou a própria marca.

Ele usa a plataforma DNGA, uma derivação simplificada da TNGA do Corolla, mas completamente diferente da base B usada no Yaris antigo. Ou seja, compartilha o nome, mas pouco mais que isso.
As dimensões seguem o padrão global: 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. O porta-malas deve variar entre 460 e 470 litros, dependendo da versão, superando até o Corolla Cross em capacidade.
![Toyota Yaris Cross branco parado de traseira com o chão e o fundo em azul [Foto: Divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/06/toyota_yaris_cross2-1320x792.webp)
No interior, podemos esperar central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital de 7”, ar-condicionado digital, chave presencial, bancos em couro e pacote ADAS nível 2, como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma, assistente de faixa, entre outros.
O Yaris Cross será oferecido em duas configurações. A primeira, 100% a combustão, terá o motor 1.5 flex aspirado de até 118 cv e cerca de 15 kgfm de torque, sempre ligado ao câmbio CVT de sete marchas simuladas.

A segunda é a grande aposta: versão híbrida plena, combinando o mesmo 1.5 flex com motor elétrico e bateria, chegando a cerca de 120 cv no conjunto e consumo que pode superar 18 km/l em ciclo urbano.
É exatamente esse trunfo que vai diferenciar o Yaris Cross dos concorrentes, já que será o primeiro SUV compacto híbrido de fato no Brasil, enquanto modelos como Fiat Pulse ou Fastback oferecem apenas sistemas micro-híbridos de 12 volts, em que o motor elétrico não movimenta o veículo.
E você, gostava do Yaris hatch e sedã? Gostou da decisão da Toyota? Deixe sua opinião nos comentários!



