Ao vivo
Home » Novidades » Trump detona campanha da Jaguar e sugere que CEO saiu pelo novo reposicionamento da marca

Novidades

"Vergonhoso"

Trump detona campanha da Jaguar e sugere que CEO saiu pelo novo reposicionamento da marca

Presidente dos EUA criticou o reposicionamento da marca britânica e chamou a propaganda de “um desastre total”

3 min de leitura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a polemizar com seu comentário do novo reposicionamento da Jaguar. Em postagem na Truth Social, o executivo chamou a campanha global de rebranding da marca britânica de “estúpida e seriamente WOKE”, afirmando que o comercial foi um “desastre total” e dizendo que a demissão do CEO da Jaguar Land Rover (JLR) estaria ligado ao novo posicionamento.

O termo woke, usado de forma pejorativa por Trump, se refere a campanhas ou posicionamentos considerados politicamente corretos demais, que tentam ter questões raciais, sociais ou de gênero, muitas vezes sendo vistos como forçados ou exagerados.

O ataque veio logo após Trump elogiar um comercial da American Eagle com a atriz Sydney Sweeney. Em seguida, o presidente fez a comparação com o comercial da Jaguar e detonou a campanha por seu tom multicultural. 

Jaguar Type 00 azul que parece um ar-condicionado de frente
Jaguar Type 00 [divulgação]

“Por outro lado, a Jaguar fez um anúncio idiota e extremamente despreocupado. ISSO É UM DESASTRE TOTAL!”, escreveu Trump no Truth Social. “O CEO acaba de renunciar, e a empresa está em um caos absoluto. Quem quer comprar um Jaguar depois de ver aquele anúncio vergonhoso?”, escreveu.

Novo comando na JLR

O comentário do republicano aconteceu no mesmo momento em que a Jaguar Land Rover anunciou seu novo CEO. PB Balaji, ex-diretor financeiro da Tata (dona da JLR), assume o comando com mais de 30 anos de experiência nos setores automotivo e de bens de consumo. 

Jaguar GT Concept [Auto Express]

Ele substitui Adrian Mardell, que se aposenta após 35 anos na companhia, sendo os últimos três como CEO. Mardell teve papel importante durante o período mais turbulento da pandemia e entregou os melhores lucros da empresa em anos. 

Foi também sob sua gestão que a Jaguar lançou seu reposicionamento ousado e com sérias críticas, tentando se firmar como uma marca 100% elétrica, moderna e de luxo.

interior do Jaguar Type 00
Jaguar Type 00 [divulgação]

Em declarações anteriores, Mardell havia dito que “não estava tentando ser woke”, e que estava tudo bem em “perder alguns clientes antigos” nesse processo de reinvenção. Mas o timing da sua saída, próximo à repercussão negativa da campanha, deu munição para Trump e seus seguidores.

Não há provas de que a saída de Mardell esteja ligada diretamente à campanha, mas a interpretação feita por Trump ganhou força, principalmente entre seus apoiadores. Para o republicano, a Jaguar errou feio ao tentar agradar “lacradores” e se afastar de sua essência britânica. 

O que você acha do novo reposicionamento da Jaguar? Concorda com Trump? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar