Logo após a chegada da nova linha do C3, a Citroën aproveitou e mostrou as novidades do SUV cupê Basalt 2026. O francês recebeu novidades em sua lista de itens de série, não sofreu alterações na motorização e ainda por cima ganhou a versão Dark Edition. Aliás, ela nem chegou direito e já se posicionou como a mais cara do portfólio do rival do Fiat Fastback.
Sob o capô, o SUV conta com dois motores diferentes. A versão Feel manual é a única a ter propulsor 1.0 aspirado Firefly flex. Tricilíndrico, ele rende 75 cv e 10,7 kgfm de torque e o câmbio é manual de cinco marchas. As demais variantes trazem o motor 1.0 turbo flex T200. Este entrega 130 cv e 20,4 kgfm e a transmissão é automática do tipo CVT.
Feel 1.0 MT 2026 – R$ 93.990

O Basalt 2026 mais barato segue sendo o Feel. A nova linha trouxe itens como sensor de estacionamento traseiro, duas portas USB do tipo C para segunda fileira, revestimento do painel e apoiador de braço das portas de vinil soft touch e mais destaques. Tem ainda comando dos vidros elétricos traseiros nas portas, porta-luvas iluminado e central multimídia de 10 polegadas com borda ultrafina.
Ele ainda tem quatro airbags, painel de instrumentos de sete polegadas, câmera de ré, DRL’s de LED, retrovisores com ajustes elétricos, seis alto-falantes e rodas de liga leve de 16 polegadas. Sobre desempenho, ele tem 157 km/h de velocidade máxima e precisa de 15,2 segundos para chegar aos 100 km/h. O consumo com etanol é de 9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada. Com gasolina, as médias são 13,2 km/l e 14,3 km/l, respectivamente.
Feel T200 CVT – R$ 108.990

A segunda versão do SUV-cupê francês já conta com motor turbo e câmbio automático de série. Produzido em Porto Real, Rio de Janeiro, ele ganhou na linha 2026 ar-condicionado automático e digital. Além disso, tem assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, Isofix, porta-malas de 490 litros e outros itens. Câmera de ré, três modos de condução, bancos em tecido e desembaçador do vidro traseiro são chamarizes.
Ainda nesse sentido, ele tem monitoramento da pressão dos pneus, modo Sport, direção elétrica, rodas de liga leve de 16 polegadas acinzentadas e mais equipamentos. Volante multifuncional e com ajuste de altura e entre-eixos de 2,64 m são suas armas para se destacar perante os sedans compactos, como o Chevrolet Onix Plus.
Shine T200 CVT 2026 – R$ 113.990

O Basalt Shine era o topo de linha da gama até a estreia da nova linha do modelo. Ele passa a contar com interior com revestimento escurecido, acabamento dos bancos com material aprimorado, superfícies do painel e apoiador de braço revestido de vinil soft touch e costuras amareladas por toda a cabine de série. Aliás, ele tem faróis de neblina, encosto de cabeça traseiro com abas e piloto automático.
Rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas, volante com acabamento premium, painel de instrumentos de sete polegadas e seis alto-falantes são de série. Em relação ao desempenho, ele tem 199 km/h de velocidade máxima e precisa 9,6 segundos para chegar aos 100 km/h. O consumo com etanol é de 8,4 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada ou 12,1 km/l e 13,7 km/l, com gasolina e nos mesmos cenários.
Dark Edition T200 CVT 2026 – R$ 114.990

Por fim, a última versão da linha 2026 do Citroën Basalt é também a maior novidade. Ela tem apliques escurecidos por toda carroceria e pode ser escolhido em tons como preto Perla Nera, cinza Grafito ou Sting (esta última é exclusiva). Teto bitom, emblema especial da versão, skid plate escurecido, aerofólio, rodas de liga leve pretas de 16 polegadas são de fábrica.
Central multimídia de 10,25 polegadas com borda ultrafina, ar-condicionado automático e digital, portas USB do tipo C para segunda fileira, painel com superfície soft touch e costuras avermelhadas na cabine são chamarizes. Pedaleiras esportivas, soleira das portas, tapetes em carpete e interior escurecido vêm de série.
Citroën Basalt 2026: preços e versões
Feel 1.0 Firefly MT 2026 – R$ 93.990
Feel 1.0 T200 CVT 2026 – R$ 108.990
Shine 1.0 T200 CVT 2026 – R$ 113.990
Dark Edition T200 CVT 2026 – R$ 114.990
Qual versão do Basalt você teria? Prefere ele ou o Fiat Fastback? Conte nos comentários


